Open navigation

CEPRU

cepru-2-1024x521-1-1024x5211
 

O Centro de Educação Profissional da Unisc (Cepru) é mantido pela Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul (Apesc), instituição comunitária e sem fins lucrativos. Desde a sua criação, em 18 de novembro de 1999, atende à demanda de alunos para cursos técnicos, nas modalidades concomitante e subsequente ao Ensino Médio, bem como cursos de extensão e de atualização.

O Cepru está comprometido em capacitar jovens e adultos para o exercício de profissões técnicas, desenvolvendo o currículo de cada curso em articulação da teoria com a prática no processo ensino-aprendizagem, por professores profissionais atuantes na respectiva área do curso, seguindo padrões de exigência do mercado de trabalho e acompanhando as transformações que ocorrem no mesmo, qualificando, assim, a formação das competências profissionais dos alunos de cada curso. Promove, também, parcerias com empresas, institutos, prefeituras, escolas, organizações e entidades de classe da região de abrangência da Apesc, para desenvolvimento de aulas práticas e de estágios dos cursos.


Missão e Visão

Missão
Promover a educação para o trabalho e a cidadania; a assistência técnica e tecnológica; a produção e a disseminação de informação; e a adequação, geração e difusão de tecnologias e serviços, fundamentados em uma filosofia humanista.

Visão
Ser referencial de excelência em educação profissional, dentro e fora de sua comunidade. Ser percebido pelos alunos e pela região como uma instituição integrada de busca do conhecimento científico, tecnológico, diretamente relacionados ao desenvolvimento do educando, da comunidade e da região, dentro de um contexto humanista e solidário.


O CEPRU ofereceu, em 2016, os cursos técnicos em Enfermagem, Radiologia, Informática, Segurança do Trabalho, Transações Imobiliárias e os cursos de extensão e atualização em Instrutor de Trânsito, tendo 289 alunos matriculados. Em 17 anos de atuação do CEPRU, foram diplomados 1.363 alunos.

Além dos cursos técnicos, também foram realizados, em 2016, os cursos de extensão Instrutor de Trânsito e Atualização de Instrutor de Trânsito, com cerca de 40 instrutores capacitados. Ocorreu, ainda, o curso de extensão em Protocolos e Rotinas Aprofundadas para Tomografia Multislice, com 40 participantes.


Bolsas de estudo

O Cepru oferece bolsas de estudo integrais a estudantes com renda familiar mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa, de acordo com os critérios da Lei nº 12.101, de 27 de novembro de 2009. Por meio dessas bolsas, os alunos têm acesso ao ensino técnico e, consequentemente, são qualificados para ingressar imediatamente no mercado de trabalho, o que possibilita excelente inclusão profissional e social. O número de bolsistas integrais, em 2016, foi de 46 estudantes.

Buscando ampliar o acesso do maior número possível de alunos ao ensino técnico, com bolsas integrais de estudo, o Cepru continuou oferecendo, em 2016, cursos profissionalizantes através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Um total de 61 estudantes deram continuidade aos seus cursos técnicos em Enfermagem e em Segurança do Trabalho, iniciados em agosto de 2015.

Além da concessão de bolsas integrais de estudo e da oferta de cursos profissionalizantes do Pronatec, o Cepru mantém convênios com empresas, para que os funcionários tenham desconto nas mensalidades dos cursos técnicos.


Canais de comunicação

O relacionamento do Cepru com ex-alunos é permanente e se operacionaliza por e-mails e redes sociais, sendo os egressos informados de oportunidades de emprego, bem como de todos os eventos e novidades do Cepru.

A comunicação interna e externa é realizada, predominantemente, por meio digital, através de e-mails, WhatsApp, redes sociais e site institucional.