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Nome da Instituição: Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul – APESC

Tipo/categoria: Instituição de Ensino

Natureza Jurídica: [X]associação [  ] fundação [  ] sociedade

Sem fins lucrativos? [X] sim [  ] não

Isenta de cota patronal do INSS? [X] Sim [  ] Não

Possui Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social (CEAS)? [X] sim  [  ] não

Possui registro no: [X] CNAS [X] CEAS [X] CMAS

De utilidade pública? [  ] não  Se sim, [  ] federal [X] estadual [X] municipal

Classificada como OSCIP (LEI 9790/99)?  [  ] sim  [X] não

Origem dos recursos

2) Origem dos recursos 2017 – R$ 2016 – R$
Receita Total ¹  267.749.601,90 100%  262.713.469,71 100%
a) Bolsas e Serviços (Gratuidade) / Subvenções 29.612.191,30  28.644.222,42
b) Doações de pessoas jurídicas           153.597,47  523.642,97
c) Doações de pessoas físicas 185.807,80  74.278,62
d) Contribuições
e ) Patrocínios   42.566,45 21.434,70
f) Cooperação Internacional
g) Prestação de serviços e/ou venda de produtos  234.789.206,77  231.757.295,38
h) Outras receitas  2.966.232,11     1.692.595,62

Aplicação de recursos

3) Aplicação de recursos 2017 – R$ 2016 – R$
Despesa e Investimento Total¹  289.044.575,77 100% 281.171.407,42 100%
a)Custo com Gratuidade de Bolsas e Serviços 27.184.110,64 26.549.921,53
b)Pessoal (salário+benefícios+encargos)  163.773.561,96 159.017.218,96
c)Despesas diversas   98.086.903,17 95.604.266,93
    Operacionais   77.466.248,42 74.862.065,91
    Tributos           115.619,60 134.461,12
    Financeiras Líquidas 14.899.312,19 14.267.048,76
    Capital 5.202.719,40 5.890.103,42
    Outras despesas 403.003,56 450.587,72

Indicadores Sociais Internos

4) Indicadores Sociais Internos 2017 – R$ % Sobre a Receita 2016 – R$ % Sobre a Receita
a) Alimentação   1.517.365,66 0,57% 1.513.875,67 0,58%
b) Educação  3.274.520,06 1,22% 3.259.393,53 1,24%
c) Capacitação e desenvolvimento profissional  313.376,35 0,12% 325.772,43 0,12%
d) Creche ou auxílio creche 268.678,45 0,10% 274.086,79 0,10%
e) Saúde 1.397.927,08 0,52% 1.303.306,37 0,50%
f) Segurança e medicina no trabalho  617.686,69 0,23% 599.174,66 0,23%
g) Transporte  2.046.545,04 0,76% 2.109.871,24 0,80%
h) Bolsas/estágio 229.816,11 0,09% 232.847,50 0,09%
I) Outros  559.551,15 0,21% 558.704,38 0,21%
Total – Indicadores Sociais Internos  10.225.466,60 3,82% 10.177.032,58 3,87%

Projetos, Ações e Contribuições para a Sociedade

5) Projetos, Ações e Contribuições para a Sociedade 2017 2016
  Pessoas Beneficiadas R$ % Sobre a Receita Pessoas Beneficiadas R$ % Sobre a Receita
5.1) Programas e Projetos de Extensão 37.182  3.748.180,49 1,40% 29.453 3.901.966,45 1,49%
     5.1.1) Saúde           13.994 1.723.340,99 0,64% 16.518 1.761.923,03 0,67%
      5.1.2) Educação  4.545  556.521,12 0,21% 7.784 741.588,78 0,28%
      5.1.3) Políticas e Direitos Sociais  1.313 249.166,80 0,09% 2.560 545.124,63 0,21%
      5.1.4) Desenvolvimento Tecnológico e Ambiental 290 632.915,11 0,24% 431 546.493,86 0,21%
      5.1.5) Diversificação Econômica ND ND 0,00% ND ND 0,00%
      5.1.6) Outros 17.040 586.236,47 0,22% 2.160 306.836,15 0,12%
5.2) Projetos de Pesquisa ND 8.983.248,51 3,36% ND 8.848.868,60 3,37%
      5.2.1) Saúde ND   1.944.714,14 0,73% ND 1.816.797,12 0,69%
      5.2.2) Educação ND  1.223.948,85 0,46% ND 1.302.458,43 0,50%
      5.2.3) Políticas e Direitos Sociais ND  1.336.128,37 0,50% ND 1.523.774,63 0,58%
      5.2.4) Desenvolvimento Tecnológico e Ambiental ND 1.261.834,49 0,47% ND 1.361.328,55 0,52%
      5.2.5) Diversificação Econômica ND       599.546,77 0,22% ND 932.625,92 0,35%
      5.2.6) Outros ND  2.617.075,89 0,98% ND 1.911.883,95 0,73%
5.3) Outras Ações Sociais  462.182 31.329.680,63 11,70% 520.772 30.460.999,75 11,59%
      5.3.1) Saúde     431.286 24.115.091,91 9,01% 497.446 23.711.266,32 9,03%
      5.3.2) Educação          1.526  378.810,48 0,14% 1.609 389.047,40 0,15%
      5.3.3) Meio Ambiente ND  4.218.188,13 1,58% ND 4.005.877,83 1,52%
      5.3.4) Desenvolvimento Social     3.340  376.078,16 0,14% 3.760 347.626,29 0,13%
      5.3.5) Arte e Cultura   20.498  837.664,59 0,31% 13.047 637.650,05 0,24%
      5.3.6) Assistência Jurídica         5.532  1.403.847,36 0,52% 4.910 1.369.531,86 0,52%
Valores e números totais   499.364  44.061.109,63 16,46% 550.225 43.211.834,80 16,45%

Outros Indicadores de Impacto e Atuação Social

6) Outros Indicadores de Impacto e Atuação Social 2017 2016
Nº total de alunos (as) 12.953 14.198
Nº de alunos com bolsa integral 1.526 1.609
Valor total das bolsas integrais 25.339.592,53 24.135.868,66
Nº de alunos (as) com bolsas parciais 204 290
Valor total das bolsas parciais 1.844.518,11 2.414.052,87
Nº de alunos (as) com bolsas de iniciação científica e de pesquisa 106 102
Valor das bolsas de iniciação científica e de pesquisa 300.973,00 307.950,00
Nº de alunos (as) com bolsas de extensão 144 143
Valor das bolsas de extensão 316.956,94 410.236,37

Indicadores do Corpo Funcional

7)Indicadores do Corpo Funcional 2017 2016
Nº de empregados ao final do período 2.399 2.566
Nº de admissões durante o período 269 440
Nº de prestadores(as) de serviços 1.008 1.005
% de empregados(as) acima de 45 anos 25,47% 24,24%
Nº de mulheres que trabalham na Instituição 1.602 1.683
% de cargos de chefia ocupados por mulheres 65,77% 64,60%
Idade média das mulheres em cargos de chefia 42 41
Salário médio das mulheres 2.586,96 2.686,25
Idade média dos homens em cargos de chefia 47 47
Salário médio dos homens 3.616,62 3.825,79
Nº  de negros(as) que trabalham na Instituição 124 118
% de cargos de chefia ocupados por negros(as) 1,00% 0,00%
Idade média dos(as) negros(as) em cargos de chefia 31 0
Salário médio dos(as) negros(as) 1.437,70 1.372,22
Nº de brancos (as) que trabalham na Instituição 2.233 2.399
Salário médio dos(as) brancos(as) 2.999,49 3.155,04
Nº de estágiários(as) 59 48
Nº de voluntários(as) 0 0
Nº de portadores(as) de necessidades especiais 99 108
Salário médio de portadores(as) de necessidades especiais 1.835,87 1.634,23

Qualificação do Corpo Funcional

8) Qualificação do Corpo Funcional 2017 2016
Nº total de docentes 641 689
Nº de doutores (as) 215 215
Nº de mestres (as) 330 366
Nº de especialistas 69 74
Nº de graduados (as) * 27 34
Nº total de funcionários(as) do corpo técnico-administrativo 1.758 1.877
Nº de pós-graduados (Especialistas, Mestres e Doutores) 272 177
Nº de graduados (as) 394 393
Nº de graduandos (as) 347 466
Nº de pessoas com ensino médio 615 686
Nº de pessoas com ensino fundamental 86 120
Nº de pessoas com ensino fundamental incompleto 44 35
Nº de pessoas não alfabetizadas 0 0
* Professores da Escola Educar-se, CEPRU e CELING

Informações Relevantes quanto à Ética, Transparência e Responsabilidade Social

9) Informações Relevantes quanto à Ética, Transparência e Responsabilidade Social 2017
   Relação entre a maior e a menor remuneração 13,30
   O processo de admissão de empregados(as) é:  0% por indicação  100% por processo seletivo
   A Instituição desenvolve alguma política ou ação de valorização da diversidade em seu quadro funcional? ( X ) sim, institucionalizada
(  ) sim, não institucionalizada
(   ) não
   Se “sim” na questão anterior, qual? (   ) negros   (   ) gênero  (   ) opção sexual
( X ) Programa de inclusão de Pessoas com Deficiência – PCD
   A Instituição desenvolve alguma política ou ação de valorização da diversidade entre alunos(as)/beneficiários(as)? ( X) sim, institucionalizada
(  ) sim, não institucionalizada
(   ) não
   Se “sim” na questão anterior, qual? (   ) negros   (   ) gênero  (   ) opção sexual
( X ) portadores de necessidades especiais
( X ) Políticas de Cotas afirmativas
( X ) Programa Universidade para Todos – ProUni
( X ) Núcleo de Apoio Acadêmico
   Na seleção de parceiros e prestadores de serviço, critérios éticos e de responsabilidade social e ambiental: (   ) não são considerados
( X ) são sugeridos          (   ) são exigidos
   A participação de empregados(as) no planejamento da Instituição: (   ) não ocorre   (  ) ocorre em nível de chefia
( X ) ocorre em todos níveis
   Os processos eleitorais democráticos para escolha dos(as) coordenadores(as) e diretores(as) da Instituição: (   ) não ocorrem ( X ) ocorrem regularmente
(   ) ocorrem somente p/cargos intermediários
  A Instituição possui Comissão/Conselho de Ética para acompanhamento de: (   ) todas as ações/atividades
( X ) ensino e pesquisa
(   ) experimento animal/vivissecção
(   ) não tem

Metas 2018

Fundada há 55 anos, a Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul – APESC mantém sua vocação de ser uma Instituição Comunitária que atua permanentemente para estimular o desenvolvimento das comunidades onde está inserida. Ao longo de sua trajetória, a Associação ampliou investimentos e ações nas áreas da educação, da saúde e da assistência social. Mantenedora da Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC, da Escola de Educação Básica Educar-se, do Centro de Educação Profissional da UNISC – CEPRU e do Hospital Santa Cruz – HSC, a APESC busca qualificar-se para oferecer à comunidade serviços dinâmicos e coerentes com as demandas e transformações da sociedade. A UNISC continuará desenvolvendo ações estratégicas que potencializem o ensino, a pesquisa e a extensão através de um projeto político-pedagógico integrador, construído através de um processo democrático, com o objetivo de promover a formação acadêmica de profissionais capacitados e realizar ações de pesquisa e de extensão que permitam utilizar o conhecimento produzido pela comunidade acadêmica para estimular a melhoria das condições e do modo de vida da população. A UNISC não medirá esforços para manter sua atuação indissociável do patamar de qualidade já alcançado e mobilizará os mecanismos necessários para garantir a continuidade de suas ações. A Escola de Educação Básica Educar-se dará continuidade aos investimentos para qualificação da infraestrutura e do corpo docente e técnico-administrativo. O Educandário manterá o processo de ampliação do número de turmas, sem desvirtuar-se de seu propósito de ser um espaço de construção e de fortalecimento de vínculos, em que o respeito às diferenças, o despertar de habilidades e a partilha de conhecimentos sejam impulsores do desenvolvimento cognitivo e socioafetivo. Buscando oferecer uma alternativa aos jovens e adultos que almejam obter uma formação que lhes permita abreviar o tempo de ingresso no mercado de trabalho, o CEPRU continuará investindo na manutenção de Cursos Técnicos, Atualizações e Extensões que atendam às necessidades da comunidade e propiciem aos estudantes uma capacitação adequada às exigências do mercado de trabalho. Na área da saúde, o Hospital Santa Cruz concentrará seus esforços na superação dos desafios diários enfrentados em um contexto de instabilidade no financiamento público da política de saúde, para garantir a oferta de um serviço humanizado e com excelência para toda a comunidade regional. A captação de recursos e o controle de despesas serão essenciais para que investimentos em áreas prioritárias sejam mantidos. A APESC fará uso de todos os mecanismos necessários para dar continuidade à sua trajetória exitosa, assumindo uma postura proativa e consciente. A elaboração de um planejamento dinâmico e eficaz será o caminho para a manutenção do equilíbrio econômico-financeiro da Instituição.


Notas Explicativas

1 – Da Despesa Total, deduzir o item capital (máquinas+ instalações e equipamentos) no valor de R$ 5.890.103,42, em 2016 e de R$ 5.202.719,40, em 2017, contabilizado nas contas patrimoniais.


Demonstração do Valor Adicionado – DVA – Consolidada – APESC*

DESCRIÇÃO 2017 – R$ AV – % 2016 – R$ AV – %
1 – RECEITAS 267.749.601,90 262.713.469,71
2 – INSUMOS ADQUIRIDOS DE TERCEIROS  (65.889.675,21) (63.438.821,38)
3 – RETENÇÕES  (11.979.576,77) (11.873.832,25)
4 – VALOR ADICIONADO LÍQUIDO PRODUZIDO PELA ENTIDADE 189.880.349,92 187.400.816,08
5 – VALOR ADICIONADO RECEB. EM TRANSFERENCIA 4.294.172,39 3.092.258,93
6 – VALOR ADICIONADO TOTAL DISTRIBUIR 194.174.522,31 100,00% 190.493.075,01 100,00%
7 – DISTRIBUIÇÃO DO VALOR ADICIONADO 194.174.522,31 100,00% 190.493.075,01 100,00%
7.1 Empregados 163.773.561,96 84,34% 159.017.218,96 83,48%
7.2 Tributos 115.619,60 0,07% 134.461,12 0,07%
7.3 Financiadores 19.193.484,58 9,88% 17.359.307,69 9,11%
7.4  Distribuição da Gratuidade 27.184.110,64 14,00% 26.549.921,53 13,94%
7.5 Déficit/Superávit retido para investimento  (16.092.254,47) (8,29%) (12.567.834,29) (6,60%)

AV – Análise Vertical
*  Identifica  e  demonstra  as  riquezas  criadas  pela  instituição  e  a  forma  como  elas   são distribuídas para os seus  colaboradores, governo, financiadores e alunos.

 

Adalberto Miguel Melchiors,
Contador.
CRC-RS 52.677
Prof Dorivaldo Brites de Oliveira,
Pró-Reitor de Administração.
CRA-RS 12.366
Profª Carmen Lúcia de Lima Helfer,
Reitora da UNISC e Presidente da APESC.
CPF: 888.954.400-72

RELATÓRIO DOS AUDITORES INDEPENDENTES SOBRE O
BALANÇO SOCIAL E DEMONSTRAÇÃO DO VALOR ADICIONADO

  1. Examinamos as informações físicas e financeiras que integram o Balanço Social e a Demonstração do Valor Adicionado da ASSOCIAÇÃO PRÓ-ENSINO EM SANTA CRUZ DO SUL – APESC, referente ao exercício findo em 31 de dezembro de 2017, elaboradas sobre a responsabilidade de sua administração. Nossa responsabilidade é expressar uma opinião sobre as informações contidas nessas demonstrações.
  1. As informações financeiras que tenham correlação com as demonstrações contábeis levantadas em 31 de dezembro de 2017, foram objeto de exames quando de nossa auditoria sobre as referidas demonstrações e sobre as quais emitimos relatório, sem ressalvas, em 06 de março de 2018.
  1. As informações físicas e as demais informações financeiras que não tenham correlação com as demonstrações contábeis, foram confirmadas junto aos controles internos da entidade, incluindo relatórios gerenciais, quadros estatísticos, indicadores de gestão e outras informações obtidas junto a administração, especialmente com relação às políticas administrativas e operacionais.
  1. Em nossa opinião, as informações físicas e financeiras que integram o Balanço Social e a Demonstração do Valor Adicionado são fidedignas e refletem adequadamente as origens e aplicações dos recursos da ASSOCIAÇÃO PRÓ-ENSINO EM SANTA CRUZ DO SUL-APESC no exercício de 2017, bem como os gastos em atividades internas e externas decorrentes de programas e projetos da Entidade e contribuições para a sociedade.
  1. As informações referentes ao exercício encerrado em 31 de dezembro de 2016, apresentadas para fins comparativos, foram por nós revisadas conforme relatório datado de 13 de março de 2017.

Porto Alegre, 06 de março de 2018.

NARDON, NASI – AUDITORES INDEPENDENTES S/S

CRC-RS Nº 542 – CVM Nº 303/4

Antonio Carlos Nasi
Sócio Responsável
Contador CRC-RS Nº 13.494/O-5