Open navigation
APESC-1-1024x521-1024x521

O Centro de Educação Profissional da Unisc (Cepru) atende à demanda de alunos para cursos técnicos, nas modalidades concomitante e subsequente ao Ensino Médio, bem como para cursos de extensão e de atualização. Promove, também, parcerias com empresas, institutos, prefeituras, escolas, organizações e entidades de classe da região de abrangência da Apesc, para o desenvolvimento de aulas práticas e estágios dos cursos.

Missão e Visão

Sua missão, como compromisso institucional, é promover a educação para o trabalho, a socialização de informações teóricas e práticas da área de formação, a produção do conhecimento, a adequação, a geração e a difusão de tecnologias e serviços, formando competentes cidadãos profissionais.

Sua visão, como percepção do direcionamento do futuro e da aspiração institucional, é ser referência de excelência em educação profissional, fundamentada no conhecimento científico, técnico e humano, focado no desenvolvimento do educando, da comunidade e da região, dentro de contexto humanista e solidário.


Cursos

O Cepru ofereceu, em 2017, os cursos técnicos em Enfermagem, Radiologia, Informática, Segurança do Trabalho e Recursos Humanos, contabilizando 270 alunos matriculados. Em 18 anos de atuação do Cepru, foram diplomados 1.446 estudantes.

Além dos cursos técnicos, também foram realizados os cursos de extensão: Instrutor de Trânsito, com 29 instrutores capacitados; e Atualização de Instrutor de Trânsito, em Capão da Canoa, com 16 instrutores atualizados, e em Santa Cruz do Sul, com 25 instrutores atualizados.


Bolsas de estudo

O Cepru oferece bolsas de estudo integrais a estudantes com renda familiar mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. Em 2017, o número de bolsistas integrais foi de 31 alunos. Buscando ampliar o acesso do maior número possível de estudantes ao ensino técnico, o Cepru continuou oferecendo cursos profissionalizantes através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Um total de 60 alunos deu continuidade aos seus cursos técnicos em Enfermagem e em Segurança do Trabalho. Além disso, o Cepru mantém convênios com empresas para que os funcionários tenham desconto nas mensalidades dos cursos técnicos.


Ações

Em 2017, destacam-se as seguintes ações do Cepru:

  • Início do curso Técnico em Enfermagem, na Unisc de Montenegro, em abril;
  • Início do curso Técnico em Recursos Humanos, na Unisc de Santa Cruz do Sul, em maio;
  • Credenciamento e autorização de funcionamento, pelo Conselho Estadual de Educação, dos seguintes cursos técnicos: Desenvolvimento de Sistemas, Programação de Jogos Digitais em Saúde Bucal, Gerência em Saúde e Especialização Técnica em Enfermagem do Trabalho;
  • Encaminhamento da patente do aplicativo referente ao Controle da Diabetes, criado e desenvolvido por aluno formado pelo curso Técnico em Informática, em 2017;
  • Oferta do curso de Libras para Instrutores de Trânsito na modalidade EaD, em parceria com o Detran;
  • Realização do curso de Capacitação para Rede de Atendimento de Crianças e Adolescentes Vítimas de Violação de Direitos, em parceria com a Prefeitura de Vera Cruz, com duração de 40 horas, para 60 participantes;
  • Palestras para os estudantes dos cursos técnicos;
  • Realização de visitas técnicas.

Canais de comunicação

O relacionamento do Cepru com ex-alunos é permanente e ocorre por meio de e-mails e das redes sociais, sendo os egressos informados de oportunidades de emprego, bem como de todos eventos e novidades do Centro.