Origem dos recursos


2) Origem dos recursos 2018 - R$  2017 - R$ 
Receita Total ¹    262.122.157,98 100%        267.749.601,90 100%
a) Bolsas e Serviços (Gratuidade) / Subvenções      27.242.901,15            29.612.191,30  
b) Doações de pessoas jurídicas           349.321,00                 153.597,47  
c) Doações de pessoas físicas           205.582,23                 185.807,80  
d) Contribuições       -        -    
e ) Patrocínios      6.560,00         42.566,45  
f) Cooperação Internacional       -              -    
g) Prestação de serviços e/ou venda de produtos    231.206.268,24          234.789.206,77  
h) Outras receitas        3.111.525,36              2.966.232,11  

APLICAÇÃO DE RECURSOS


3) Aplicação de recursos 2018 - R$  2017 - R$ 
Despesa e Investimento Total¹    292.727.546,86 100%        289.044.575,77 100%
a) Custo com Gratuidade de Bolsas e Serviços      25.829.427,97            27.184.110,64  
b) Pessoal (salário+benefícios+encargos)    157.442.629,71          163.773.561,96  
c) Despesas diversas    109.455.489,18            98.086.903,17  
    Operacionais      83.193.695,27            77.466.248,42  
    Tributos             88.494,20                 115.619,60  
    Financeiras Líquidas      13.151.845,82            14.899.312,19  
    Capital       12.674.198,64              5.202.719,40  
    Outras despesas           347.255,25                 403.003,56  


Indicadores Sociais Internos


4) Indicadores Sociais Internos 2018 - R$ %    Sobre a Receita 2017 - R$ %    Sobre a Receita
a) Alimentação        1.428.570,11 0,55%            1.517.365,66 0,57%
b) Educação        3.148.992,06 1,20%            3.274.520,06 1,22%
c) Capacitação e desenvolvimento profissional           282.106,74 0,11%               313.376,35 0,12%
d) Creche ou auxílio creche           289.235,38 0,11%               268.678,45 0,10%
e) Saúde        1.548.631,62 0,59%            1.397.927,08 0,52%
f) Segurança e medicina no trabalho           624.229,73 0,24%               617.686,69 0,23%
g) Transporte        2.141.855,79 0,82%            2.046.545,04 0,76%
h) Bolsas/estágio           259.916,93 0,10%               229.816,11 0,09%
I) Outros           491.672,59 0,19%               559.551,15 0,21%
Total - Indicadores Sociais Internos      10.215.210,95 3,90%          10.225.466,60 3,82%

Projetos, Ações e Contribuições para a Sociedade


5) Projetos, Ações e Contribuições para a Sociedade 2018 2017
  Pessoas Beneficiadas R$ %Sobre a Receita Pessoas Beneficiadas R$ %Sobre a Receita
5.1) Programas e Projetos de Extensão 59.240 4.057.956,65 1,55% 37.182 3.748.180,49 1,40%
a) Saúde 10.351 1.599.460,06 0,61% 13.994 1.723.340,99 0,64%
b) Educação 16.191 800.938,72 0,31% 4.545 556.521,12 0,21%
c) Políticas e Direitos Sociais 1.882   208.198,16 0,08% 1.313  249.166,80 0,09%
d) Desenvolvimento Tecnológico e Ambiental 1.634  763.268,01 0,29% 290 632.915,11 0,24%
e) Diversificação Econômica  ND   ND  0,00%  ND   ND  0,00%
f) Outros 29.182 686.091,70 0,26% 17.040  586.236,47 0,22%
5.2) Projetos de Pesquisa ND 8.377.243,16 3,20% ND 8.983.248,51 3,36%
a) Saúde ND  1.737.843,41 0,66% ND  1.944.714,14 0,73%
b) Educação ND  1.197.318,16 0,46% ND  1.223.948,85 0,46%
c) Políticas e Direitos Sociais ND  1.331.253,26 0,51% ND 1.336.128,37 0,50%
d) Desenvolvimento Tecnológico e Ambiental ND 1.240.732,35 0,47% ND 1.261.834,49 0,47%
e) Diversificação Econômica ND  666.814,39 0,25% ND 599.546,77 0,22%
f) Outros ND 2.203.281,59 0,84% ND 2.617.075,89 0,98%
5.3) Outras Ações Sociais 505.775 28.706.331,15 10,95% 462.182 28.189.755,79 10,53%
a) Saúde ²  482.976 24.730.866,73 9,43% 431.286 24.115.091,91 9,01%
b) Educação 1.419 359.160,18 0,14% 1.526 378.810,48 0,14%
c) Meio Ambiente   ND  1.355.360,33 0,52% ND 1.078.263,29³ 0,40%
d) Desenvolvimento Social 3.375 370.359,26 0,14% 3.340 376.078,16 0,14%
e) Arte e Cultura 12.892 747.397,42 0,29% 20.498 837.664,59 0,31%
f) Assistência Jurídica 5.113 1.143.187,23 0,44% 5.532 1.403.847,36 0,52%
Valores e números totais 565.015 41.141.530,96 15,70% 499.364 40.921.184,79 15,28%

Outros Indicadores de Impacto e Atuação Social


6) Outros Indicadores de Impacto e Atuação Social 2018 2017
Nº total de alunos (as) 11.679 12.953
Nº de alunos com bolsa integral 1.419 1.526
Valor total das bolsas integrais 24.276.841,94 25.339.592,53
Nº de alunos (as) com bolsas parciais 158 204
Valor total das bolsas parciais 1.552.586,03 1.844.518,11
Nº de alunos (as) com bolsas de iniciação científica e de pesquisa 205 106
Valor das bolsas de iniciação científica e de pesquisa 171.200,00 300.973,00
Nº de alunos (as) com bolsas de extensão 149 144
Valor das bolsas de extensão 333.310,20 316.956,94

Indicadores do Corpo Funcional


7)Indicadores do Corpo Funcional 2018 2017
Nº de empregados ao final do período 2.322 2.399
Nº de admissões durante o período 315 269
Nº de prestadores(as) de serviços  1.026 1.008
% de empregados(as) acima de 45 anos 25,97% 25,47%
Nº de mulheres que trabalham na Instituição 1.561 1.602
% de cargos de chefia ocupados por mulheres 67,13% 65,77%
Idade média das mulheres em cargos de chefia 42 42
Salário médio das mulheres 2.741,29 2.586,96
Idade média dos homens em cargos de chefia 46 47
Salário médio dos homens 3.622,48 3.616,62
Nº  de negros(as) que trabalham na Instituição 114 124
% de cargos de chefia ocupados por negros(as) 1,85% 1,00%
Idade média dos(as) negros(as) em cargos de chefia 44 31
Salário médio dos(as) negros(as) 1.600,60 1.437,70
Nº de brancos (as) que trabalham na Instituição 2.167 2.233
Salário médio dos(as) brancos(as) 3.076,64 2.999,49
Nº de estágiários(as) 42 59
Nº de voluntários(as)  0 0
Nº de pessoas com Deficiência 99 99
Salário médio de pessoas com Deficiência 1.885,98 1.835,87

Qualificação do Corpo Funcional


8) Qualificação do Corpo Funcional 2018 2017
Nº total de docentes 611 641
Nº de doutores (as) 218 215
Nº de mestres (as) 294 330
Nº de especialistas 72 69
Nº de graduados (as) * 27 27
Nº total de funcionários(as) do corpo técnico-administrativo 1.711 1.758
Nº de pós-graduados (Especialistas, Mestres e Doutores) 258 272
Nº de graduados (as) 384 394
Nº de graduandos (as) 287 347
Nº de pessoas com ensino médio  661 615
Nº de pessoas com ensino fundamental 81 86
Nº de pessoas com ensino fundamental incompleto 40 44
Nº de pessoas não alfabetizadas 0 0
* Professores da Escola Educar-se, CEPRU      

Informações Relevantes quanto à Ética, Transparência e Responsabilidade Social


9) Informações Relevantes quanto à Ética, Transparência e Responsabilidade Social 2018
   Relação entre a maior e a menor remuneração 13,39
   O processo de admissão de empregados(as) é:  0% por indicação  100% por processo seletivo 
   A Instituição desenvolve alguma política ou ação de valorização da diversidade em seu quadro funcional? ( X ) sim, institucionalizada      
(  ) sim, não institucionalizada  
(   ) não
   Se "sim" na questão anterior, qual? (   ) negros   (   ) gênero  (   ) opção sexual
( X ) Programa de Inclusão de Pessoas Com Deficiência - PcD's e Programa de Aprendizagem para 
Pessoas Com Deficiência
   A Instituição desenvolve alguma política ou ação de valorização da diversidade entre alunos(as)/beneficiários(as)? ( X ) sim, institucionalizada      
(  ) sim, não institucionalizada  
(   ) não
   Se "sim" na questão anterior, qual?   (   ) negros   (   ) gênero  (   ) opção sexual
( X ) Pessoas com Deficiência 
( X ) Políticas de Cotas afirmativas
( X ) Programa Universidade para Todos - ProUni
( X ) Núcleo de Apoio Acadêmico
   Na seleção de parceiros e prestadores de serviço, critérios éticos e de responsabilidade social e ambiental: (   ) não são considerados 
( X ) são sugeridos          (   ) são exigidos
   A participação de empregados(as) no planejamento da Instituição: (   ) não ocorre   (  ) ocorre em nível de chefia
( X ) ocorre em todos níveis
   Os processos eleitorais democráticos para escolha dos(as) coordenadores(as) e diretores(as) da Instituição: (   ) não ocorrem ( X ) ocorrem regularmente
(   ) ocorrem somente p/cargos intermediários
  A Instituição possui Comissão/Conselho de Ética para acompanhamento de:   (   ) todas as ações/atividades  
( X ) ensino e pesquisa 
(   ) experimento animal/vivissecção 
(   ) não tem

Metas 2019


A Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul – APESC, atuante nas áreas da educação, da saúde e da assistência social, há 56 anos, revitaliza seus esforços para manter o compromisso que assumiu desde sua fundação: contribuir para o desenvolvimento da comunidade onde está inserida. Diante de um cenário político e econômico instável, enfrentar desafios e superar obstáculos se tornou essencial para que a APESC e suas mantidas possam dar continuidade aos serviços prestados com qualidade. Na área da educação superior, a Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC manterá sua dedicação em oferecer aos estudantes Cursos de Graduação e de Pós-Graduação presenciais e a distância, diversificados e dinâmicos, capazes de identificar e absorver as necessidade e exigências do mercado de trabalho e contribuir para a formação de profissionais capacitados. Em 2019, a Universidade intensificará os trabalhos voltados à implementação da oferta de cursos de ensino superior a distância que unam uma estrutura curricular adequada às exigências do mercado, aliada a valores de mensalidades coerentes e competitivos. Nas áreas do ensino, da pesquisa e da extensão, a UNISC manterá os investimentos de modo a continuar promovendo o acesso do maior número possível de estudantes ao ensino superior de qualidade e ao desenvolvimento de projetos de pesquisa e de extensão que contribuam para a melhoria das condições e do modo de vida da população. A Escola de Educação Básica EDUCAR-SE dará andamento ao processo de duplicação do número de turmas por ano de ensino, permitindo o aumento do número de estudantes. A ampliação do número de vagas para permanência dos estudantes no turno integral também será foco das atenções da Escola. Para tanto, recursos serão destinados à ampliação e qualificação da infraestrutura e ao aperfeiçoamento constante da equipe de técnicos administrativos e docentes. O crescimento do Educandário acontecerá sem prejuízos à proposta pedagógica que busca assegurar à comunidade escolar um ambiente no qual todos possam interagir e contribuir para o desenvolvimento integral das crianças e dos adolescentes. No Centro de Educação Profissional da Unisc – CEPRU, gestores, docentes e técnicos administrativos continuarão trabalhando para oferecer à comunidade cursos técnico profissionalizantes, atualizações e extensões compatíveis com as demandas do mercado de trabalho. O Hospital Santa Cruz – HSC permanecerá fomentando a modernização dos sistemas e processos de atendimento para garantir a prestação de serviços em saúde humanizados e com excelência. A APESC e suas mantidas vão continuar buscando estratégias para superar os obstáculos e dar continuidade ao trabalho que realizam nas áreas da educação, da saúde e da assistência social.



Notas Explicativas


1 - Da Despesa Total, deduzir o item capital (máquinas+ instalações e equipamentos) no valor de R$ 5.202.719,40, em 2017 e de R$ 12.674.198,64, em 2018, contabilizado nas contas patrimoniais.
2 - Número de procedimentos realizados por atendimento SUS.
3 - Reclassificado.

DEMONSTRAÇÃO DO VALOR ADICIONADO - DVA - CONSOLIDADA - APESC *


DESCRIÇÃO 2018 - R$ AV - % 2017 - R$ AV - %
1 - RECEITAS 262.122.157,98   267.749.601,90  
2 - INSUMOS ADQUIRIDOS DE TERCEIROS  (71.301.685,80)   (65.889.675,21)  
3 - RETENÇÕES    (12.239.264,72)   (11.979.576,77)  
4 - VALOR ADICIONADO LÍQUIDO PRODUZIDO PELA ENTIDADE 178.581.207,46   189.880.349,92  
5 - VALOR ADICIONADO RECEB. EM TRANSFERENCIA 3.959.453,96   4.294.172,39  
6 - VALOR ADICIONADO TOTAL DISTRIBUIR 182.540.661,42 100,00% 194.174.522,31 100,00%
7 - DISTRIBUIÇÃO DO VALOR ADICIONADO 182.540.661,42 100,00% 194.174.522,31 100,00%
7.1 Empregados 157.442.629,71 86,25% 163.773.561,96 84,34%
7.2 Tributos 88.494,20 0,05% 115.619,60 0,07%
7.3 Financiadores 17.111.299,78 9,37% 19.193.484,58 9,88%
7.4  Distribuição da Gratuidade 25.829.427,97 14,15% 27.184.110,64 14,00%
7.5 Déficit do exercício (17.931.190,24) (9,82%) (16.092.254,47) (8,29%)

AV - Análise Vertical

* Identifica e demonstra as riquezas criadas pela instituição e a forma como elas são distribuídas para os seus colaboradores, governo, financiadores e alunos.

Adalberto Miguel Melchiors,
Contador.
CRC-RS 52.677
Prof Dorivaldo Brites de Oliveira,
Pró-Reitor de Administração.
CRA-RS 12.366
Profª Carmen Lúcia de Lima Helfer,
Reitora da UNISC e Presidente da APESC.
CPF: 888.954.400-72

 

 

ACN/MM
029/2019

RELATÓRIO DOS AUDITORES INDEPENDENTES SOBRE O BALANÇO SOCIAL E DEMONSTRAÇÃO DO VALOR ADICIONADO


Ilmos. Srs.

Diretores e Conselheiros da

ASSOCIAÇÃO PRÓ-ENSINO EM SANTA CRUZ DO SUL-APESC

Santa Cruz do Sul – RS

 

 

  1. Examinamos as informações físicas e financeiras que integram o Balanço Social e a Demonstração do Valor Adicionado da ASSOCIAÇÃO PRÓ-ENSINO EM SANTA CRUZ DO SUL – APESC, referente ao exercício findo em 31 de dezembro de 2018, elaboradas sobre a responsabilidade de sua administração. Nossa responsabilidade é expressar uma opinião sobre as informações contidas nessas demonstrações.

 

  1. As informações financeiras que tenham correlação com as demonstrações contábeis levantadas em 31 de dezembro de 2018, foram objeto de exames quando de nossa auditoria sobre as referidas demonstrações e sobre as quais emitimos relatório, sem ressalvas, em 18 de março de 2019.

 

  1. As informações físicas e as demais informações financeiras que não tenham correlação com as demonstrações contábeis, foram confirmadas junto aos controles internos da entidade, incluindo relatórios gerenciais, quadros estatísticos, indicadores de gestão e outras informações obtidas junto a administração, especialmente com relação às políticas administrativas e operacionais.

 

  1. Em nossa opinião, as informações físicas e financeiras que integram o Balanço Social e a Demonstração do Valor Adicionado são fidedignas e refletem adequadamente as origens e aplicações dos recursos da ASSOCIAÇÃO PRÓ-ENSINO EM SANTA CRUZ DO SUL-APESC no exercício de 2018, bem como os gastos em atividades internas e externas decorrentes de programas e projetos da Entidade e contribuições para a sociedade.

 

  1. As informações referentes ao exercício encerrado em 31 de dezembro de 2017, apresentadas para fins comparativos, foram por nós revisadas conforme relatório datado de 06 de março de 2018.

 

Porto Alegre, 18 de março de 2019.

 

NARDON, NASI - AUDITORES INDEPENDENTES S/S

CRC-RS Nº 542 – CVM Nº 303/4

 

 

Antonio Carlos Nasi

Sócio Responsável

Contador CRC-RS Nº 13.494/O-5