Proporcionar cuidado humanizado e de excelência em saúde, com foco na vida e no acolhimento com qualidade, na construção de conhecimento e na sustentabilidade.
Ser hospital de referência regional, comprometido com qualidade, sustentabilidade, ensino, desenvolvimento científico e inserção comunitária.
Cuidar das pessoas, com excelência técnica e ética.
O HSC, a partir de sua certificação como Hospital de Ensino, têm-se tornado importante lócus de desenvolvimento da saúde da população em sua região de abrangência. Na tríade “ensino”, “pesquisa” e “assistência” há a constante preocupação com a promoção da saúde e a responsabilidade de qualificar a atenção aos seus agravos.
Na mesma proporção em que aumenta sua qualificação técnica, o HSC trabalha no contexto das inovações tecnológicas, da humanização da atenção e da formação de profissionais conscientes das necessidades de saúde da comunidade. Além disso, os inúmeros projetos de pesquisa, de ensino e de extensão colaboram com a sua integração à rede de serviços do Sistema Único de Saúde (SUS), respeitando os fluxos da complexidade do atendimento, bem como da referência e contrarreferência.
Com o objetivo de prestar serviços de saúde cada vez mais qualificados e resolutivos e desenvolver padrões de excelência assistencial/acadêmica, o HSC conta com:
- UTI Visitas: avaliação da visita ampliada em UTIs Brasileiras (coordenado pelo Hospital Moinhos de Vento);
- BaSICS - Estudo Randomizado (desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa do Hospital do Coração de São Paulo e, no HSC, pelo coordenador médico da UTI Adulto);
- Acordo de colaboração e coordenação entre HSC e Henry Ford Health System para otimização do uso de antibióticos nas UTIs de países da América Latina, minimizando a resistência bacteriana.
O Hospital Santa Cruz integra o Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica com o serviço de vigilância de agravos de notificação compulsória, tendo expressiva representatividade na comunidade. A relevância do Hospital para a comunidade local, regional, estadual e nacional é reiterada pela participação do HSC em diversos conselhos e associações. O conhecimento e a experiência agregados pela participação nesses órgãos refletem-se nos projetos e nos programas permanentes desenvolvidos no HSC.
Benefícios
A mantida HSC oferece aos seus funcionários:
Capacitações
Ao longo de 2018, as capacitações promovidas pelo HSC contaram com 8.049 participantes. Foram realizadas 17.634 horas de capacitação para os funcionários, atingindo uma média de 2 horas por funcionário. Os principais assuntos abordados foram: integração de novos funcionários, saúde e segurança do trabalhador, qualificação da área assistencial e segurança do paciente. O principal objetivo é a qualificação e a atualização constante dos profissionais do HSC que conta, desde 2013, com o Serviço de Educação Permanente (SEP), voltado especificamente ao aperfeiçoamento das práticas dos profissionais de enfermagem, garantindo a segurança e a excelência nos atendimentos prestados.
Curso de Instrumentação Cirúrgica
O HSC ofertou a segunda edição do curso de extensão em Instrumentação Cirúrgica, com 36 vagas e o total de 120 horas teórico-práticas. O objetivo foi qualificar os profissionais técnicos de Enfermagem e de outras áreas da saúde que atuam ou desejam atuar na área de instrumentação em serviço de saúde, com foco na Segurança do Paciente. Participaram funcionários do HSC e profissionais de Santa Cruz do Sul e de outros municípios da região.
Em 2018, foram realizadas as seguintes ações:
O HSC desenvolve diferentes ações voltadas à saúde mental e ao desenvolvimento dos seus funcionários. As ações ocorrem mediante oferta de espaços individuais e/ou coletivos a todas as pessoas que necessitam de orientação para lidar com problemas pessoais ou decorrentes do processo de trabalho, bem como para o desenvolvimento das equipes. Além disso, também são disponibilizados atendimentos aos gestores, com o intuito de lhes propiciar suporte nas diversas situações relacionadas à gestão de pessoas. Em 2018, foram realizados 154 atendimentos individuais, 75 orientações a gestores e 30 acompanhamentos funcionais, contemplando 259 funcionários.
Por meio desse Programa, o HSC, utilizando-se de estratégias de prevenção e promoção da saúde em espaços de cuidado, promotores de sentido, de autoconhecimento e reflexão em relação ao próprio processo de trabalho, bem como sobre diferentes dimensões de sua vida, proporciona aos seus colaboradores oportunidades de avaliar suas condições de saúde e ser protagonistas das mudanças necessárias.
As atividades ocorrem dentro da jornada formal e em todos os turnos de trabalho, mediante o envolvimento de profissionais de Educação Física, Psicologia, Medicina e Enfermagem do Trabalho do HSC, com a participação de alunos da residência multiprofissional em Educação Física, de graduação e pós-graduação de diversos cursos, além de voluntários.
Em 2018, foram oferecidos espaços de relaxamento (massagem, Reiki e meditação conduzida), exercícios terapêuticos (Lian Gong), Ginástica Laboral, oficinas de trabalhos manuais e rodas de conversa. Considerando essas atividades, foram realizados 11.625 atendimentos.
Algumas avaliações dos referidos momentos:
“Acho fundamental esse espaço para os funcionários no Hospital. Precisamos de momentos de paz, relaxamento e de olhar para nós mesmos. Obrigada!”
“Maravilhoso! Me ajuda muito, já evoluí muito, aprendendo os exercícios para melhorar a postura.”
“Ótima atividade. Obrigada por proporcionarem espaços em que possamos relaxar e diminuir a ansiedade que muitas vezes absorvemos pela correria do trabalho. Energia boa.”
“Muito legal a atividade, nos lembra que não devemos esquecer de nós mesmos. Precisamos estar bem conosco para podermos cuidar dos outros!”
Pensando em desenvolver uma metodologia para melhor acolher e preparar os profissionais de enfermagem que iniciam suas atividades na Instituição, o Hospital conta com o Programa Bem-Vindo HSC para capacitar e desenvolver recursos humanos por meio de treinamentos teóricos e práticos (incubação). Em seu quinto ano de atuação, 85 profissionais, entre Técnicos de Enfermagem e Enfermeiros, passaram em 2018 pelo Programa, em suas áreas específicas de atuação.
O HSC, na busca constante pela qualificação na assistência aos pacientes, implementou integralmente, em 2018, a Sistematização da Assistência de Enfermagem em suas unidades de internação (Alas São Francisco, Santa Clara e Santo Antônio) e na UTI Adulto. A próxima etapa desse processo ocorrerá na área materno-infantil do Hospital.
Essa é considerada a metodologia ideal para a equipe de enfermagem aplicar seus conhecimentos técnicos e científicos na prática assistencial, favorecendo o cuidado integral ao paciente. A SAE compreende cinco etapas: identificação de problemas de saúde do paciente, delineamento do diagnóstico de enfermagem, instituição de um plano de cuidados, implementação das ações planejadas e avaliação. O Grupo de Trabalho é composto por cerca de 20 profissionais, contemplando enfermeiros do HSC, residentes de enfermagem, acadêmicos e docentes da Unisc.
Voltado especificamente aos gestores do HSC, é um programa que oportuniza o desenvolvimento de temáticas e ferramentas para impulsionar e facilitar o processo de gestão de pessoas, de forma qualificada e eficaz. Em 2018, ocorreram 10 encontros, realizados bimestralmente em formato de workshop, com carga horária total de 40 horas e 252 gestores participantes.
Iniciativa voltada ao público interno, o programa foi apresentado na 39ª edição da Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho (Sipat) do Hospital, em setembro, e tem como objetivo possibilitar espaços de comunicação quanto a diferentes fluxos e processos, especialmente os que se referem às políticas de recursos humanos, saúde e segurança dos trabalhadores. Com o intuito de garantir isonomia, transparência e diálogo, o programa conta com duas ferramentas principais:
Em 2018, foram registrados 68 acidentes de trabalho. O SESMT manteve o foco nas integrações de novos funcionários, realizando treinamentos por meio de Ordens de Serviço específicas, aplicadas em diversas áreas da Instituição. Foram, ainda, realizadas capacitações direcionadas aos gestores, com o objetivo de reduzir o número de acidentes e reforçar o fluxo para notificação de acidentes de trabalho.
No Serviço de Medicina do Trabalho foram realizados 1.399 atendimentos, entre avaliações, exames admissionais, demissionais, periódicos, mudança de função e retorno ao trabalho. Foram aplicadas 971 doses de vacinas (influenza, Hepatite B e DT) aos funcionários.
O HSC realizou, em setembro, sua Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho, com rodas de conversas e palestra sobre sustentabilidade. Foi realizada, em todos os setores do HSC, campanha de conscientização sobre o uso e descarte adequado de materiais perfurocortantes, além de outras atividades voltadas à saúde, à segurança e ao bem-estar dos trabalhadores.
A Brigada de Emergência, composta por funcionários voluntários, reuniu-se em diversas oportunidades para estudos teóricos e práticos, bem como para realização de simulados práticos de combate a incêndio. O último desses treinamentos aconteceu no mês de dezembro, sendo realizado o uso da pista de combate a incêndio da empresa Phillip Morris.
O HSC mantém o Programa 5S, que visa à organização e à identificação dos ambientes e mobiliários, ao consumo consciente de materiais de escritório e ao descarte de resíduos em todos os setores assistenciais e turnos de trabalho, permitindo constatar o nível de consciência ambiental por parte dos avaliados, entre outros itens. Importantes melhorias são percebidas a cada auditoria, que ocorre duas vezes ao ano.
O SESMT implantou, em 2018, o programa de reconhecimento Seja + HSC, com o objetivo de estimular a melhoria contínua, reduzir o número de acidentes de trabalho, aumentar a visibilidade da importância do descarte correto de resíduos e melhorar a organização dos setores do HSC como um todo. Foram estabelecidos critérios para reconhecimento dos setores com melhores desempenhos, considerando os seguintes itens: iniciativas, participação em capacitações, pontuação do 5S, acidentes de trabalho e meio ambiente. Esse programa contemplou todos os setores da instituição, que foi dividida em três áreas: Assistencial, Administrativa e Apoio, quando foram reconhecidos e premiados os dois maiores pontuadores de cada área.
2010 | 2011 | 2012 | 2013 | 2014 | 2015 | 2016 | 2017 | 2018 | |
Número de Leitos | 184 | 191 | 191 | 234 | 248 | 232 | 232 | 232 | 232 |
Internações | 9.730 | 10.658 | 11.950 | 13.319 | 12.633 | 12.188 | 11.115 | 10.539 | 10.788 |
Média Geral de Permanência (dias) | 4,30 | 4,42 | 3,78 | 3,94 | 3,80 | 4,02 | 4,20 | 4,04 | 4,05 |
Procedimentos Cirúrgicos Totais | 6.859 | 6.843 | 8.453 | 9.219 | 10.561 | 10.504 | 10.747 | 11.248 | 11.080 |
Partos (normais e cesáreos) | 1.409 | 1.474 | 1.665 | 1.871 | 1.909 | 1.975 | 1.877 | 1.894 | 2.222 |
Atendimentos Ambulatoriais | 180.583 | 196.559 | 213.226 | 222.834 | 229.399 | 197.533 | 187.491 | 159.129 | 158.076 |
Refeições Servidas | 318.512 | 354.177 | 358.385 | 401.834 | 413.248 | 387.018 | 368.698 | 361.756 | 377.666 |
Processamento de Roupas (kg) | 353.947 | 355.027 | 410.427 | 450.414 | 469.128 | 473.238 | 453.797 | 461.630 | 515.907 |
Ações relacionadas ao meio ambiente desenvolvidas em 2018:
Os cuidados de saúde materno-infantil envolvem áreas multidisciplinares e com grande diversidade de serviços hospitalares para a garantia da saúde da mulher e de crianças, na faixa etária de zero a 12 anos. Com o incentivo ao aleitamento materno exclusivo e à promoção do contato precoce do trinômio mãe-pai-bebê, aumenta-se o vínculo afetivo e a interação familiar, fatores que contribuem para a melhoria contínua das condições de vida das pessoas e colaboram efetivamente na redução da morbimortalidade materna, fetal, neonatal e infantil.
O HSC é referência em partos de alto risco para os municípios que integram a 13ª Coordenadoria Regional de Saúde do Estado e mantém referência e contrarreferência com a rede básica de saúde do município de Santa Cruz do Sul. Mães e bebês que recebem alta da Maternidade, assim como os bebês da Unidade de Cuidados Intermediários do HSC, saem com consultas pré-agendadas nos postos de saúde de referência do seu endereço.
Projetos na área materno-infantil realizados em 2018:
Projetos | Objetivos |
Serviço de Incentivo ao Aleitamento Materno (Siama) | Conscientizar, orientar e estimular as gestantes sobre a importância e os inúmeros benefícios do aleitamento materno para as crianças. Para tanto, são atendidas gestantes, parturientes e puérperas internadas no HSC, além de pacientes que já tiveram alta, mas que permaneceram junto ao filho no alojamento materno. |
Método Mãe-Canguru | Modalidade de assistência neonatal preconizada pela Norma Brasileira de Atenção Humanizada ao Recém-Nascido de Baixo Peso. O serviço promove o contato precoce, pele a pele, entre a mãe e o filho, de forma crescente e pelo tempo que ambos considerarem prazeroso e suficiente. Os pais têm livre acesso às UTIs Neonatal e Pediátrica e à Unidade de Cuidados Intermediários (UCI), o que permite maior participação no cuidado do seu recém-nascido. |
Alojamento Materno | Como forma de promover o contato ininterrupto com o filho recém-nascido e seu aleitamento, o HSC disponibiliza gratuitamente um alojamento conjunto para a mãe que já tenha recebido alta da maternidade. Em 2018, 64 mães que acompanharam seus filhos internados pelo SUS na UTI Neonatal, na UTI Pediátrica e na Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) foram beneficiadas com 498 diárias no alojamento gratuito. |
Gestantes |
O HSC dispõe dos seguintes projetos voltados às gestantes: - Visitação de gestantes: a maternidade do HSC é aberta mensalmente para visitação das gestantes e de seus familiares que, através de visitas guiadas por profissional do Serviço Integrado de Atendimento Psicossocial (SIAP), podem conhecer e se familiarizar com o ambiente hospitalar e a equipe assistencial que irá acolhê-los antes do parto, incentivando a promoção da acolhida antecipada. Em 2018, 390 pessoas realizaram visitas à maternidade; - Encontro de Gestantes: são bimensais, com duração de um dia e vagas limitadas, destinadas a gestantes e seus acompanhantes. Em cada encontro são realizadas palestras específicas para o pré-parto, parto e pós-parto. As palestras são ministradas por assistentes sociais, psicóloga clínica, enfermeiras e nutricionistas do HSC. A participação é gratuita e em 2018 ocorreram seis edições do encontro, com 182 participantes; - Grupo de Atenção às Gestantes de Alto Risco: em 2018, acadêmicas do curso de psicologia da Unisc em estágio curricular, sob a supervisão de profissionais do Serviço Integrado de Atendimento Psicossocial do Hospital (Siap), deram continuidade à proposta de cuidado em grupo às mulheres internadas na maternidade do HSC por complicações que a qualificam como uma gestação de alto risco. Entre os temas norteadores dos encontros, o desenvolvimento do bebê, aspectos psicológicos da gestação, direitos da gestante e da puérpera e os mitos e as verdades sobre a gestação foram destaque. O grupo, que também contou com a participação de residentes e acadêmicos de Serviço Social, realizou, em 2018, oito encontros, com a presença de 29 pacientes. |
Programa Bem-me-quer | Promove a qualidade de vida da população por meio da ampliação e da implementação de ações nas áreas da saúde, da educação, da assistência social e da habitação, com o apoio da sociedade, que visam à diminuição da mortalidade infantil. |
Grupos Aconchego e Bebê a Bordo | São espaços de apoio para atender às diferentes demandas de pais e familiares das crianças internadas na Unidade de Cuidados Intermediários e nas UTIs Neonatal e Pediátrica do HSC. São trabalhados os sentimentos envolvidos frente à hospitalização, auxiliando no cuidado à criança de forma acolhedora e humanizada, estreitando os vínculos da equipe profissional com as famílias. Em 2018, ocorreram 11 encontros, com 46 participantes. |
Projetos voltados aos bebês internados na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Neonatal e/ou na Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) do HSC |
- Hora do Conforto: ocorre na UTI Neonatal e na UCI e é um momento que oferece maior descanso e serenidade aos bebês. Para tornar o ambiente o mais similar possível ao útero materno, são utilizados o silêncio e as redes neonatais instaladas nas incubadoras, que oferecem conforto, calmaria, estímulo sensório-motor, recuperação rápida e reeducação dos gastos de energia calórica, favorecendo o ganho de peso dos bebês; - Musicoterapia: são duas sessões diárias de música, realizadas três vezes por semana na UCI, em simultâneo à Hora do Conforto. Além do alívio da dor e do estresse, a musicoterapia promove melhora nas respostas fisiológicas dos recém-nascidos, no aleitamento materno e no vínculo entre pais e bebês; - Ofurô: a UCI do HSC utiliza, desde 2017, o método de banho de ofurô, propiciado somente a bebês em situação estável. O ambiente é cuidadosamente preparado para a sessão, com minimização dos ruídos e uso concomitante da musicoterapia, auxiliando o bebê a relaxar; - “Meu Amiguinho dos Sete Mares”: realizada na UCI e na UTI Neonatal do HSC, a atividade consiste na utilização de polvos de crochê confeccionados e doados pela comunidade como recurso terapêutico ao processo de recuperação de recém-nascidos prematuros que internam nestes locais. A intenção é que, quando abraçado, o brinquedo transmita tranquilidade e proteção ao bebê, já que os tentáculos remetem ao cordão umbilical e causam a sensação de segurança parecida à do útero materno. |
Terapias Alternativas no Centro Obstétrico (TACs) | O Centro Obstétrico do HSC disponibiliza às pacientes as seguintes terapias alternativas e complementares (TACs): deambulação, utilização da bola suíça, banho de aspersão, exercícios respiratórios, aromaterapia, musicoterapia e massagem com óleos essenciais. As terapias são disponibilizadas na sala de pré-parto às parturientes que manifestem interesse em pelo menos uma delas, podendo ser utilizadas de forma concomitante, independente da escolha da via de parto. |
Projeto de Revitalização da Pediatria do HSC |
Iniciado em 2016, tem como objetivo contribuir para uma recuperação mais rápida das crianças internadas, oferecendo a elas um ambiente lúdico e acolhedor, além da possibilidade de desenvolver a autoestima, bem como aspectos cognitivos e afetivos. Em 2018, foram realizadas diversas ações: - Visitas a escolas do município e da região para a divulgação dos livros do Lino, personagem do projeto; - Lançamento do sexto volume da Coleção Lino: “Lino nos 110 anos do Hospital Santa Cruz”; - Realização de um jantar beneficente, em parceria com o Curso de Gastronomia da Unisc; - Com a iniciativa do Programa de Inserção Comunitária da Unisc e do curso de Letras, os estudantes implantaram bibliotecas nas unidades São Francisco e Pediatria, com o intuito de incentivar a leitura dos pacientes e acompanhantes; - Cerca de 120 estudantes e um propósito: revitalizar a ala da Pediatria do Hospital Santa Cruz. Esse foi o desafio proposto para as turmas do 6º e 8º anos do Ensino Fundamental do Colégio Marista São Luís, dentro da disciplina de Matemática, ao longo do ano de 2018. Os alunos realizaram visitas às unidades do Hospital para conhecer as necessidades dos ambientes e, a partir dessas necessidades, elaboraram diversas propostas de revitalização, assim como realizaram ações para arrecadar verba para sua implantação. |
Brique Solidário da Pediatria | Com duas edições realizadas em 2018, foram vendidos itens como brinquedos novos (doação) e restaurados, fantoches e livros da Coleção do Lino, sendo que as crianças também tiveram a oportunidade de trocar dois brinquedos usados por um restaurado. Os valores arrecadados foram revertidos para a compra de materiais para a Pediatria do HSC. |
Correio do Lino | O objetivo é proporcionar um momento lúdico, de descontração e criatividade para as crianças, fazendo com que uma relação entre elas e o personagem Lino seja criada, fazendo com que esqueçam, mesmo que por alguns instantes, o motivo que as faz estar no hospital, minimizando os efeitos negativos causados pela internação. |
Certificado de Coragem | A internação hospitalar é um período desafiador para as crianças. Por isso, a Pediatria do HSC entrega Certificados de Coragem, ilustrados com os personagens infantis Lino e Laila, àquelas que passam por procedimentos dolorosos, como recebimento de soro e injeção. A intenção é que os pequenos possam se sentir motivados a enfrentar situações que, apesar de delicadas e longe do contexto em que estão acostumados a conviver, são necessárias para seu tratamento médico. Com a iniciativa, as crianças podem descobrir que a internação não é feita somente de momentos negativos, mas também de superação. |
Cinoterapia | Em parceria com o Corpo de Bombeiros de Santa Cruz do Sul, o HSC iniciou, em março, um projeto que estimula a interação entre cães e pacientes internados na Pediatria. A pastora alemã Lana e a collie Shiva realizam as visitas. Conhecida como cinoterapia, a prática tem como objetivo proporcionar um tratamento alternativo e acalmar as crianças, além de dar ao ambiente do hospital um clima familiar, beneficiando também a equipe profissional, que vivencia um momento diferente com a quebra na rotina. |
Humanização | O Hospital Santa Cruz conta com o Grupo de Trabalho em Humanização (GTH), um espaço coletivo organizado, participativo e democrático, destinado a instaurar uma política institucional de resgate da humanização na assistência à saúde, em benefício dos usuários e dos profissionais de saúde, em concordância com a Política Nacional de Humanização (PHN). A expectativa do grupo é fortalecer, constantemente, a cultura de humanização, valorizando as ações já desenvolvidas, criando uma filosofia organizacional que promova a conjugação cotidiana do verbo humanizar. Prioriza-se o envolvimento dos trabalhadores nos programas e nas atividades institucionais, estimulando a participação, a interação e, em decorrência, uma aproximação maior com pacientes, acompanhantes e com a comunidade local. |
Seu objetivo é demonstrar a relevância da participação do acompanhante no processo saúde, doença e tratamento do paciente internado. Em 2018, foram realizados 18 encontros, com 59 participantes.
O Núcleo Interno de Gerenciamento de Risco e Segurança do Paciente (Nigersp) atua para garantir a ética e a qualidade nas atividades assistenciais, registrando e analisando os eventos adversos, orientando e acompanhando as estratégias para o desenvolvimento de novas práticas de saúde no que se refere à segurança do paciente. Dentre as ações desenvolvidas em 2018, destacam-se:
Contando com duas psicólogas clínicas e duas assistentes sociais, o SIAP tem por objetivo compreender as dimensões física, psicológica e social do sujeito atendido, valorizar uma atuação próxima e acolhedora, com um olhar sobre os recursos necessários ao bom enfrentamento da realidade imposta.
Campo de estágio aos estudantes dos cursos de Psicologia e Serviço Social, bem como atuação em preceptoria na Residência Multiprofissional Integrada em Saúde: Intensivismo, Urgência e Emergência (RMU), em 2018, realizou 3.121 intervenções de Psicologia Clínica, envolvendo atendimentos psicológicos a pacientes, acolhimento e orientação às famílias e aos acompanhantes, abordagem psicossocial, discussão de casos, contatos e encaminhamentos para os serviços socioassistenciais e de saúde do município e da região.
Foram realizadas, ainda, 5.403 intervenções do Serviço Social, relacionadas às demandas sociais, incluindo atendimentos a pacientes, familiares e/ou responsáveis, acompanhamentos, intervenções com a rede assistencial, de saúde e rede de proteção, dentre outras atividades de cunho social.
Há mais de 10 anos em atividade, tem como principal objetivo repassar os indicadores aos gestores municipais, estaduais e federais, auxiliando na missão de monitorar, controlar, minimizar e até evitar surtos e epidemias. As informações geradas contribuem, inicialmente, para orientar intervenções dos serviços e reduzir a transmissão mediante a detecção de agravos coletivos em condições especiais de risco e vulnerabilidade, refletindo diretamente no planejamento e desenvolvimento de ações nos programas de saúde. Em 2018, foram realizadas 701 notificações/investigações de doenças.
É um programa multidisciplinar que cuida dos pacientes submetidos a cirurgias cardíacas no Hospital Santa Cruz (HSC) e dos pacientes portadores de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), projetando o melhor aperfeiçoamento físico, o desempenho social e a autonomia de cada paciente. Realiza também atendimentos voltados às patologias pulmonares, cardíacas e vasculares junto ao público que utiliza os serviços do Centro de Especialidades Médicas do Hospital.
Simboliza a luta pelo incentivo à amamentação em 30 dias dedicados a ações que buscam conscientizar mães, família e a sociedade sobre importância do aleitamento materno nos primeiros anos de vida do bebê. Na primeira semana do mês, a área materno-infantil do HSC foi decorada com a cor da campanha e diversas atividades foram desenvolvidas.
O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, com o objetivo de alertar a população a respeito da realidade do suicídio no mundo. No Brasil, o índice é crescente, enquanto Santa Cruz do Sul é um dos municípios recordistas nesse tipo de morte. Por esse motivo, o Grupo de Trabalho em Tentativa de Suicídio e Situações de Violência do HSC, composto por funcionários, estagiários e residentes, em parceria com o Serviço Integrado de Atendimento Psicossocial e o Grupo de Trabalho em Humanização (GTH) da Instituição, promoveu diversas ações de valorização da vida e de prevenção ao suicídio.
O Centro de Diagnóstico e Intervenção por Imagem (CDII) do HSC integra e apoia, anualmente, o movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa. Durante o mês, o Serviço enfatizou a importância da prevenção do câncer de mama. Com o resultado das ações alusivas a esse movimento, foi possível oferecer à comunidade, por meio da Secretaria de Saúde de Santa Cruz do Sul, de forma totalmente gratuita, 65 exames de mamografias, para realização em 2019.
Em 2018, em torno de 15 voluntários realizaram, na Pediatria e na Ala São Francisco, ações como contação de histórias, xadrez, atividades com palhaços Risoterapeutas e Só Risos, entre outras, além de atuarem na organização do espaço destinado às doações recebidas pelo Hospital.
O HSC dispõe de variadas comissões, comitês, núcleos e equipes de caráter permanente, formadas por profissionais multidisciplinares, cujas responsabilidades variam conforme suas especificidades individuais. Seus objetivos são a preservação da vida, a promoção da saúde das pessoas e do ambiente, a melhoria de processos, a humanização, a segurança e o desenvolvimento, para que a Instituição possa, cada vez mais, oferecer serviços de saúde de qualidade.
As comissões, comitês, grupos, núcleos e equipes são as seguintes: