Origem dos recursos


2) Origem dos recursos 2019 - R$  2018 - R$ 
Receita Total ¹    262.483.992,94 100%        262.122.157,98 100%
a) Bolsas e Serviços (Gratuidade) / Subvenções      27.299.928,17            27.242.901,15  
b) Doações de pessoas jurídicas           245.685,83                 349.321,00  
c) Doações de pessoas físicas           206.740,82                 205.582,23  
d) Contribuições                          -                                  -    
e ) Patrocínios             23.480,00                     6.560,00  
f) Cooperação Internacional                          -                                  -    
g) Prestação de serviços e/ou venda de produtos    231.628.890,70          231.206.268,24  
h) Outras receitas        3.079.267,42              3.111.525,36  

APLICAÇÃO DE RECURSOS


3) Aplicação de recursos 2019 - R$  2018 - R$ 
Despesa e Investimento Total¹    284.675.287,29 100%        292.727.546,86 100%
a) Custo com Gratuidade de Bolsas e Serviços      25.265.299,29            25.829.427,97  
b) Pessoal (salário+benefícios+encargos)    151.683.848,69          157.442.629,71  
c) Despesas diversas    107.726.139,31          109.455.489,18  
    Operacionais      87.745.924,79            83.193.695,27  
    Tributos           160.780,89                   88.494,20  
    Financeiras Líquidas      14.870.797,86            13.151.845,82  
    Capital         4.626.619,84            12.674.198,64  
    Outras despesas           322.015,93                 347.255,25  


Indicadores Sociais Internos


a) Alimentação        1.487.025,26 0,57%            1.428.570,11 0,55%
b) Educação        3.210.481,20 1,22%            3.148.992,06 1,20%
c) Capacitação e desenvolvimento profissional           237.262,65 0,09%               282.106,74 0,11%
d) Creche ou auxílio creche           262.266,50 0,10%               289.235,38 0,11%
e) Saúde        1.455.247,87 0,55%            1.548.631,62 0,59%
f) Segurança e medicina no trabalho           623.600,37 0,24%               624.229,73 0,24%
g) Transporte        2.117.447,31 0,81%            2.141.855,79 0,82%
h) Bolsas/estágio           227.426,64 0,09%               259.916,93 0,10%
I) Outros           469.253,38 0,18%               491.672,59 0,19%
Total - Indicadores Sociais Internos      10.090.011,18 3,84%          10.215.210,95 3,90%

Projetos, Ações e Contribuições para a Sociedade


5) Projetos, Ações e Contribuições para a Sociedade 2019 2018
  Pessoas Beneficiadas R$ %Sobre a Receita Pessoas Beneficiadas R$ %Sobre a Receita
5.1) Programas e Projetos de Extensão 46.804 3.701.461,81 1,41% 59.240 4.057.956,65 1,55%
a) Saúde 17.388 1.547.715,80 0,59%  10.351    1.599.460,06 0,61%
b) Educação    8.569    727.375,40 0,28%    16.191     800.938,72 0,31%
c) Políticas e Direitos Sociais   1.508   179.768,31 0,07%    1.882 208.198,16 0,08%
d) Desenvolvimento Tecnológico e Ambiental 2.095 697.146,20 0,27% 1.634 763.268,01 0,29%
e) Diversificação Econômica  ND    -   0,00%  ND   ND  0,00%
f) Outros  17.244  549.456,10 0,21%   29.182   686.091,70 0,26%
5.2) Projetos de Pesquisa ND 7.438.616,96 2,83% ND 8.377.243,16 3,20%
a) Saúde ND 1.646.460,82 0,63% ND 1.737.843,41 0,66%
b) Educação ND 1.225.941,71 0,47% ND 1.197.318,16 0,46%
c) Políticas e Direitos Sociais ND 1.322.321,57 0,50% ND 1.331.253,26 0,51%
d) Desenvolvimento Tecnológico e Ambiental ND 1.083.922,67 0,41% ND 1.240.732,35 0,47%
e) Diversificação Econômica ND 762.783,31 0,29% ND 666.814,39 0,25%
f) Outros ND 1.397.186,88 0,53% ND 2.203.281,59 0,84%
5.3) Outras Ações Sociais 636.298 28.536.305,40 10,87% 505.775 28.706.331,15 10,95%
a) Saúde  615.892 25.053.541,39 9,54% 482.976 24.730.866,73 9,43%
b) Educação 60  103.238,95 0,04% 1.419 359.160,18 0,14%
c) Meio Ambiente   ND  1.294.626,89 0,49% ND 1.355.360,33 0,52%
d) Desenvolvimento Social  3.050 352.142,94 0,13% 3.375  370.359,26 0,14%
e) Arte e Cultura 13.015 695.100,57 0,26%   12.892  747.397,42 0,29%
f) Assistência Jurídica 4.281 1.037.654,66 0,40%   5.113  1.143.187,23 0,44%
Valores e números totais 683.102 39.676.384,17 15,12%   565.015  41.141.530,96 15,70%

Outros Indicadores de Impacto e Atuação Social


6) Outros Indicadores de Impacto e Atuação Social 2019 2018
Nº total de alunos (as) 11.262 11.679
Nº de alunos com bolsa integral 1.380 1.419
Valor total das bolsas integrais 23.915.144,74 24.276.841,94
Nº de alunos (as) com bolsas parciais 140 158
Valor total das bolsas parciais 1.350.154,55 1.552.586,03
Nº de alunos (as) com bolsas de iniciação científica e de pesquisa 66 205
Valor das bolsas de iniciação científica e de pesquisa 94.800,00 171.200,00
Nº de alunos (as) com bolsas de extensão 148 149
Valor das bolsas de extensão 332.428,00 333.310,20

Indicadores do Corpo Funcional


7)Indicadores do Corpo Funcional 2019 2018
Nº de empregados ao final do período 2.236 2.322
Nº de admissões durante o período 329 315
Nº de prestadores(as) de serviços  1.234 1.026
% de empregados(as) acima de 45 anos 27,06% 25,97%
Nº de mulheres que trabalham na Instituição 1.533 1.561
% de cargos de chefia ocupados por mulheres 64,53% 67,13%
Idade média das mulheres em cargos de chefia 42 42
Salário médio das mulheres 2.693,41 2.741,29
Idade média dos homens em cargos de chefia 46 46
Salário médio dos homens 3.626,45 3.622,48
Nº  de negros(as) que trabalham na Instituição 111 114
% de cargos de chefia ocupados por negros(as) 1,71% 1,85%
Idade média dos(as) negros(as) em cargos de chefia 52 44
Salário médio dos(as) negros(as) 1.722,68 1.600,60
Nº de brancos (as) que trabalham na Instituição 2.088 2.167
Salário médio dos(as) brancos(as) 3.072,39 3.076,64
Nº de estágiários(as) 69 42
Nº de voluntários(as)  0 0
Nº de portadores(as) de necessidades especiais 113 99
Salário médio de portadores(as) de necessidades especiais 1.871,54 1.885,98

Qualificação do Corpo Funcional


8) Qualificação do Corpo Funcional 2019 2018
Nº total de docentes 557 611
Nº de doutores (as) 213 218
Nº de mestres (as) 253 294
Nº de especialistas 63 72
Nº de graduados (as) * 28 27
Nº total de funcionários(as) do corpo técnico-administrativo 1.679 1.711
Nº de pós-graduados (Especialistas, Mestres e Doutores) 253 258
Nº de graduados (as) 355 384
Nº de graduandos (as) 272 287
Nº de pessoas com ensino médio  675 661
Nº de pessoas com ensino fundamental 87 81
Nº de pessoas com ensino fundamental incompleto 37 40
Nº de pessoas não alfabetizadas 0 0
* Professores da Escola Educar-se, CEPRU      

Informações Relevantes quanto à Ética, Transparência e Responsabilidade Social


9) Informações Relevantes quanto à Ética, Transparência e Responsabilidade Social 2019
   Relação entre a maior e a menor remuneração 13,25
   O processo de admissão de empregados(as) é:  0% por indicação  100% por processo seletivo 
   A Instituição desenvolve alguma política ou ação de valorização da diversidade em seu quadro funcional? ( X ) sim, institucionalizada      
(  ) sim, não institucionalizada  
(   ) não
   Se "sim" na questão anterior, qual? (   ) negros   (   ) gênero  (   ) opção sexual
( X ) Programa de Inclusão de Pessoas Com Deficiência - PcD's e Programa de Aprendizagem para 
Pessoas Com Deficiência
   A Instituição desenvolve alguma política ou ação de valorização da diversidade entre alunos(as)/beneficiários(as)? ( X ) sim, institucionalizada      
(  ) sim, não institucionalizada  
(   ) não
   Se "sim" na questão anterior, qual?   (   ) negros   (   ) gênero  (   ) opção sexual
( X ) Pessoas com Deficiência 
( X ) Políticas de Cotas afirmativas
( X ) Programa Universidade para Todos - ProUni
( X ) Núcleo de Apoio Acadêmico
   Na seleção de parceiros e prestadores de serviço, critérios éticos e de responsabilidade social e ambiental: (   ) não são considerados 
( X ) são sugeridos          (   ) são exigidos
   A participação de empregados(as) no planejamento da Instituição: (   ) não ocorre   (  ) ocorre em nível de chefia
( X ) ocorre em todos níveis
   Os processos eleitorais democráticos para escolha dos(as) coordenadores(as) e diretores(as) da Instituição: (   ) não ocorrem ( X ) ocorrem regularmente
(   ) ocorrem somente p/cargos intermediários
  A Instituição possui Comissão/Conselho de Ética para acompanhamento de:   (   ) todas as ações/atividades  
( X ) ensino e pesquisa 
(   ) experimento animal/vivissecção 
(   ) não tem

Metas 2020


A Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul – APESC, mantenedora da Universidade de Santa Cruz do Sul – Unisc, da Escola de Educação Básica Educar-se, do Centro de Educação Profissional da Unisc – Cepru e do Hospital Santa Cruz – Hsc, continuará se dedicando a oferecer serviços de qualidade nas áreas da educação, da saúde e da assistência social, no ano de 2020. A Unisc tem como meta principal para o ano de 2020, implementar o Projeto de Reinvenção Pedagógica. O Projeto foi criado para atender demandas da sociedade atual. Os projetos pedagógicos dos cursos de ensino superior foram estruturados para que os estudantes tenham vivencias de aprendizagens em cenários reais e simulados desde o início da graduação. A reinvenção permitirá que a Universidade ofereça preços mais acessíveis e possa alcançar um maior número de estudantes. Estratégias para ampliar o número de estudantes matriculados nos cursos a distância oferecidos pela Universidade serão intensificadas. Em meio a um contexto econômico instável a Unisc se dedicará a manter sua sustentabilidade, através de ações para captação de estudantes, buscando estabelecer parcerias com instituições financeiras para disponibilizar financiamentos estudantis. Manter a qualidade dos serviços prestados e alcançar o equilíbrio entre receita, despesas e investimentos são metas primordiais para a Universidade, em 2020. A Escola Educar-se dará andamento aos investimentos em infraestrutura e na qualificação de docentes e funcionários para manter o processo de duplicação das turmas da educação infantil e do ensino fundamental. Em 2020, as turmas da pré-escola 2 ao 8° ano estarão duplicadas. A Escola está sempre buscando aprimorar os serviços que oferece e utilizará todos os recursos pedagógicos disponíveis para manter um ambiente escolar acolhedor e propicio para estimular o desenvolvimento pleno das crianças e dos adolescentes. O Centro de Educação Profissional da Unisc – Cepru se manterá atento as necessidades da sociedade atual para oferecer cursos técnicos, atualizações e extensões de qualidade. O Cepru continuará se aperfeiçoando para ampliar o número de estudantes que escolhem ingressar nos cursos do Centro, buscando agilizar sua capacitação para se inserir no mercado de trabalho. Na área da saúde, o Hospital Santa Cruz – HSC continuará fazendo uso de todas as estratégias possíveis para alcançar a sustentabilidade da Instituição e manter a oferta de serviços humanizados e com excelência. Para tanto, as ações para ampliar a captação de recursos serão objeto da dedicação de todos os colaboradores. O ano de 2020 será de muito empenho para que as mantidas da Apesc consigam cumprir suas metas, superando os obstáculos, para que possa, ao lado da comunidade, continuar contribuindo para o desenvolvimento regional que impacta diretamente no acesso à educação e a saúde, áreas essenciais para garantir a qualidade de vida da população.



Notas Explicativas


1 - Da Despesa Total, deduzir o item capital (máquinas+ instalações e equipamentos) no valor de R$ 12.674.198,64, em 2018 e de R$ 4.626.619,84 em 2019, contabilizado nas contas patrimoniais.

DEMONSTRAÇÃO DO VALOR ADICIONADO - DVA - CONSOLIDADA - APESC *


DESCRIÇÃO 2019 - R$ AV - % 2018 - R$ AV - %
1 - RECEITAS 262.172.537,79   262.122.157,98  
2 - INSUMOS ADQUIRIDOS DE TERCEIROS    (75.563.488,68)              (71.301.685,80)  
3 - RETENÇÕES    (12.504.452,04)              (12.239.264,72)  
4 - VALOR ADICIONADO LÍQUIDO PRODUZIDO PELA ENTIDADE 174.104.597,07   178.581.207,46  
5 - VALOR ADICIONADO RECEB. EM TRANSFERENCIA 4.500.118,58   3.959.453,96  
6 - VALOR ADICIONADO TOTAL DISTRIBUIR 178.604.715,65 100,00% 182.540.661,42 100,00%
7 - DISTRIBUIÇÃO DO VALOR ADICIONADO 178.604.715,65 100,00% 182.540.661,42 100,00%
7.1 Empregados 151.683.848,69 84,92% 157.442.629,71 86,25%
7.2 Tributos 160.780,89 0,09% 88.494,20 0,05%
7.3 Financiadores 19.370.916,44 10,85% 17.111.299,78 9,37%
7.4  Distribuição da Gratuidade 24.953.844,14 13,97% 25.829.427,97 14,15%
7.5 Déficit do exercício    (17.564.674,51) (9,83%)            (17.931.190,24) (9,82%)

AV - Análise Vertical

* Identifica e demonstra as riquezas criadas pela instituição e a forma como elas são distribuídas para os seus colaboradores, governo, financiadores e alunos.

Adalberto Miguel Melchiors,
Contador.
CRC-RS 52.677
Prof Dorivaldo Brites de Oliveira,
Pró-Reitor de Administração.
CRA-RS 12.366
Profª Carmen Lúcia de Lima Helfer,
Reitora da UNISC e Presidente da APESC.
CPF: 888.954.400-72

 

 

ACN/MM
039/2020

RELATÓRIO DOS AUDITORES INDEPENDENTES SOBRE O BALANÇO SOCIAL


Ilmos. Srs.

Diretores e Conselheiros da

ASSOCIAÇÃO PRÓ-ENSINO EM SANTA CRUZ DO SUL-APESC

Santa Cruz do Sul – RS

 

 

  1. Examinamos as informações físicas e financeiras que integram o Balanço Social da ASSOCIAÇÃO PRÓ-ENSINO EM SANTA CRUZ DO SUL – APESC, referente ao exercício findo em 31 de dezembro de 2019, elaboradas sobre a responsabilidade de sua administração. Nossa responsabilidade é expressar uma opinião sobre as informações contidas nessas demonstrações.

 

  1. As informações financeiras que tenham correlação com as demonstrações contábeis levantadas em 31 de dezembro de 2019, foram objeto de exames quando de nossa auditoria sobre as referidas demonstrações e sobre as quais emitimos relatório, sem ressalvas, em 18 de março de 2020.

 

  1. As informações físicas e as demais informações financeiras que não tenham correlação com as demonstrações contábeis, foram confirmadas junto aos controles internos da entidade, incluindo relatórios gerenciais, quadros estatísticos, indicadores de gestão e outras informações obtidas junto a administração, especialmente com relação às políticas administrativas e operacionais.

 

  1. Em nossa opinião, as informações físicas e financeiras que integram o Balanço Social são fidedignas e refletem adequadamente as origens e aplicações dos recursos da ASSOCIAÇÃO PRÓ-ENSINO EM SANTA CRUZ DO SUL-APESC no exercício de 2019, bem como os gastos em atividades internas e externas decorrentes de programas e projetos da Entidade e contribuições para a sociedade.

 

  1. As informações referentes ao exercício encerrado em 31 de dezembro de 2018, apresentadas para fins comparativos, foram por nós revisadas conforme relatório datado de 18 de março de 2019.

 

Porto Alegre, 18 de março de 2020.

 

NARDON, NASI - AUDITORES INDEPENDENTES S/S

CRC-RS Nº 542 – CVM Nº 303/4

 

 

Antonio Carlos Nasi

Sócio Responsável

Contador CRC-RS Nº 13.494/O-5