Através da educação para o trabalho, socialização de informações em diferentes áreas de formação, produção ou adequação de conhecimento e difusão de tecnologias e serviços, o objetivo é formar formar profissionais e cidadãos competentes e capacitados para o mercado de trabalho atual.



Desde seu início, o Cepru capacita jovens e adultos para o exercício de profissões técnicas, desenvolvendo o currículo de cada curso, articulando teoria e prática no processo ensino-aprendizagem e acompanhando as transformações que ocorrem no mundo do trabalho. Promove, também, parcerias com empresas, institutos, prefeituras, escolas, organizações e entidades de classe da região de abrangência da Apesc, para desenvolvimento de aulas práticas e estágios dos cursos.

Cursos


Em 2019, ofereceu os cursos técnicos em Enfermagem, nas Unidades de Ensino de Santa Cruz do Sul, Montenegro e Venâncio Aires; e os cursos técnicos em Radiologia, Informática, Segurança do Trabalho, Recursos Humanos, na Unidade de Ensino de Santa Cruz do Sul, contabilizando, no ano de 2019, 62 formados e 149 estudantes matriculados.

Também foram realizados os cursos de extensão Instrutor de Trânsito, com 35 instrutores capacitados, e Atualização de Instrutor de Trânsito, em Capão da Canoa e Santa Cruz do Sul, com 78 instrutores atualizados.

Bolsas


Foram concedidas 25 bolsas de estudo totais e 2 bolsas parciais. Houve também concessão de Bolsa Monitoria no curso Técnico em Enfermagem, da Unidade de Venâncio Aires.