A proposta pedagógica da Escola Educar-se possibilita ao estudante desenvolver sua autonomia, atitude de estudo e pesquisa, além de vivenciar experiências que exploram a criatividade e o coletivo, refletindo sobre atitudes sustentáveis e conscientes que são importantes para seu cotidiano e crescimento.
EM 2019 COMEMORAMOS 35 DE COMPROMETIMENTO COM A EDUCAÇÃO!
Para celebrar a marca dos 35 anos, foi produzido ao longo de 2019 um livro comemorativo, que recorda momentos importantes, e será lançado ainda em 2020. Além disso, no último ano a Educar-se deu andamento ao processo de ampliação do educandário, com avanço em relação às turmas dos sétimos anos.
A infraestrutura que a Escola utiliza são as salas dos Blocos 6, 7 e 8 da Unisc. Em 2019, no entanto, a instituição concluiu a ampliação das novas salas de aula multiuso, para proporcionar atividades variadas e, também, os momentos de meditação que a Escola oferece para famílias e estudantes, no Bloco 6.
Além disso, a Associação de Pais e Mestres (APM), possibilitou a execução de diversos projetos, como a reinvenção da Praça Escolar e a nova Área de Convivência entre os blocos 6 e 7, que agora conta com redes e mais proximidade com a natureza.
A Educar-se também compartilhou espaços com a Unisc, utilizando laboratórios de biologia, química e física; biblioteca; complexo esportivo; e salas climatizadas, com lousas interativas. Também foram realizadas parcerias com diferentes cursos e setores da universidade, que possibilitaram experiências aos estudantes em áreas como ciência e culinária.
Semanalmente, estudantes do 2º ao 4º ano participaram de atividades realizadas totalmente em inglês. Os momentos contaram com aulas de culinária, sessões de cinema, peças teatrais, músicas, momento literário e atividades lúdicas. A iniciativa é promovida pela Escola, em parceria com o Centro de Línguas da Unisc.
O projeto segue existindo para reforçar a importância do cuidado com o meio ambiente. Em 2019 o ponto alto foi a palestra Como assim, casa sem lixo?, com a digital influencer Nicole Berndt, de Florianópolis/SC. A troca possibilitou um novo olhar sobre a sustentabilidade e sua relação com o meio ambiente, por meio de uma linguagem jovem e descontraída.
Em 2019, foram concedidas 60 bolsas de estudo integrais para estudantes com renda familiar mensal bruta de até um salário mínimo e meio. Além de 52 bolsas parciais de 50%, destinadas aos estudantes com renda familiar mensal bruta de até três salários mínimos.
A preocupação da Escola, no entanto, vai além de estabelecer um processo de inclusão social. Por isso, a Educar-se desenvolve o Programa de Apoio ao Aluno Bolsista, que procura garantir a permanência dos bolsistas na instituição. Por meio dele, são concedidos benefícios complementares, como isenção de taxas de reprografia, artes, reforço escolar, agenda e lanche diário.
Em casos específicos, onde se identifica um grau maior de dificuldade, são concedidos outros benefícios, dentre auxílio transporte, material didático, uniforme, turno integral e disciplinas facultativas, através de recursos próprios da Educar-se.