A proposta pedagógica da Escola Educar-se possibilita ao estudante desenvolver sua autonomia, atitude de estudo e pesquisa, além de vivenciar experiências que exploram a criatividade e o coletivo, refletindo sobre atitudes sustentáveis e conscientes que são importantes para seu cotidiano e crescimento.


EM 2019 COMEMORAMOS 35 DE COMPROMETIMENTO COM A EDUCAÇÃO!


Para celebrar a marca dos 35 anos, foi produzido ao longo de 2019 um livro comemorativo, que recorda momentos importantes, e será lançado ainda em 2020. Além disso, no último ano a Educar-se deu andamento ao processo de ampliação do educandário, com avanço em relação às turmas dos sétimos anos.

A infraestrutura que a Escola utiliza são as salas dos Blocos 6, 7 e 8 da Unisc. Em 2019, no entanto, a instituição concluiu a ampliação das novas salas de aula multiuso, para proporcionar atividades variadas e, também, os momentos de meditação que a Escola oferece para famílias e estudantes, no Bloco 6.

Além disso, a Associação de Pais e Mestres (APM), possibilitou a execução de diversos projetos, como a reinvenção da Praça Escolar e a nova Área de Convivência entre os blocos 6 e 7, que agora conta com redes e mais proximidade com a natureza.

A Educar-se também compartilhou espaços com a Unisc, utilizando laboratórios de biologia, química e física; biblioteca; complexo esportivo; e salas climatizadas, com lousas interativas. Também foram realizadas parcerias com diferentes cursos e setores da universidade, que possibilitaram experiências aos estudantes em áreas como ciência e culinária.

Conheça alguns projetos:


Imersão Kids


Semanalmente, estudantes do 2º ao 4º ano participaram de atividades realizadas totalmente em inglês. Os momentos contaram com aulas de culinária, sessões de cinema, peças teatrais, músicas, momento literário e atividades lúdicas. A iniciativa é promovida pela Escola, em parceria com o Centro de Línguas da Unisc.

BioEducar-se


O projeto segue existindo para reforçar a importância do cuidado com o meio ambiente. Em 2019 o ponto alto foi a palestra Como assim, casa sem lixo?, com a digital influencer Nicole Berndt, de Florianópolis/SC. A troca possibilitou um novo olhar sobre a sustentabilidade e sua relação com o meio ambiente, por meio de uma linguagem jovem e descontraída.

Também desenvolvemos:


  • Turno Integral;
  • Educar-se nas Férias;
  • Viagem de intercâmbio cultural;
  • Disciplinas Facultativas;
  • Serviço de Nutrição;
  • Orientação Profissional;
  • Ritos de Passagem;
  • Atendimento Educacional Especializado (AEE);
  • Meditação
  • Auxílio à capacitação aos colaboradores da Escola

Bolsas de estudo


Em 2019, foram concedidas 60 bolsas de estudo integrais para estudantes com renda familiar mensal bruta de até um salário mínimo e meio. Além de 52 bolsas parciais de 50%, destinadas aos estudantes com renda familiar mensal bruta de até três salários mínimos.

A preocupação da Escola, no entanto, vai além de estabelecer um processo de inclusão social. Por isso, a Educar-se desenvolve o Programa de Apoio ao Aluno Bolsista, que procura garantir a permanência dos bolsistas na instituição. Por meio dele, são concedidos benefícios complementares, como isenção de taxas de reprografia, artes, reforço escolar, agenda e lanche diário.

Em casos específicos, onde se identifica um grau maior de dificuldade, são concedidos outros benefícios, dentre auxílio transporte, material didático, uniforme, turno integral e disciplinas facultativas, através de recursos próprios da Educar-se.