O Cepru busca proporcionar formação técnica qualificada, atualizada com o atual mercado de trabalho e com as mudanças do mundo.



O Centro de Educação Profissional da Unisc (Cepru) foi criado para atender às demandas de quem busca cursos técnicos, nas modalidades concomitante e subsequente ao Ensino Médio; cursos de extensão; ou cursos de atualização.

Comprometido em capacitar pessoas para o exercício de profissões técnicas de modo qualificado, o Cepru desenvolve o currículo de cada curso, articulando teoria e prática no processo ensino-aprendizagem, segundo os padrões de exigência do mercado de trabalho e acompanhando as transformações do mundo profissional. Em 20 anos de atuação foram diplomados 1.694 técnicos.

2019

2020

144

208

Número

de Alunos
Cepru

Número

de Alunos Cepru

2019

2020

144

208

Para potencializar a aprendizagem, são realizadas parcerias com empresas, institutos, prefeituras, escolas, organizações e entidades da região de abrangência da Apesc. Isso possibilita visitas, desenvolvimento de aulas práticas e realização de estágios dos cursos aos estudantes.

O Cepru é mantido por uma Instituição sem fins lucrativos que, além de disponibilizar uma excelente estrutura para o bom desenvolvimento das atividades, oferece bolsas de estudo integrais para estudantes com renda familiar mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio, de acordo com os critérios da Lei nº 12.101, de 27 de novembro de 2009. Com estas

bolsas, os estudantes têm acesso ao ensino técnico e, consequentemente, são qualificados para ingressar no mercado de trabalho. Em 2020, foram concedidas 40 bolsas de estudo integrais e 1 bolsa de estudo parcial de 50%.

Em virtude da Pandemia da Covid-19, as aulas presenciais dos cursos técnicos migraram para o ambiente virtual, com aulas remotas síncronas e assíncronas. Dessa forma, a equipe da Coordenação Geral do Cepru passou a atuar em Home Office, a partir de março de 2020, sempre atendendo às demandas dos estudantes através de e-mail, WhatsApp, redes sociais, site e telefone.

Para o enfrentamento da pandemia, aproximadamente 50 pessoas - entre coordenação, professores e estudantes do curso Técnico em Enfermagem de Venâncio Aires - participaram ativamente de campanhas comunitárias, colaborando com o bem-estar da população:

Campanha Prato Cheio

Estudantes do curso Técnico em Enfermagem, de Venâncio Aires, realizaram campanha de ajuda a famílias necessitadas durante a pandemia.


Teleatendimento Covid-19

Estudantes do curso Técnico em Enfermagem, de Venâncio Aires, participaram da ação que garantia atendimentos digitais ou via telefone para pacientes com suspeita de Covid-19.







Triagem de pacientes sintomáticos da Covid-19

Estudantes do curso Técnico em Enfermagem, de Venâncio Aires, participaram, em todas as campanhas, da triagem de pacientes sintomáticos da doença.


Curso em parceria

DETRAN/RS

O curso “Instrutor de Trânsito” é responsável pela formação, atualização e reciclagem de candidatos e condutores. O Instrutor tem como atribuição profissional transmitir aos candidatos os conteúdos teóricos e práticos exigidos pela legislação vigente e também avaliar se o candidato está apto a prestar exame de direção veicular após o cumprimento da carga horária estabelecida. O curso de extensão é realizado na modalidade presencial.

Cursos
ofertados

pelo Cepru



Cursos ofertados

pelo Cepru



Curso

Município

Técnico de Enfermagem

Montenegro, Venâncio Aires, Santa Cruz do Sul

Técnico em Radiologia

Santa Cruz do Sul

Técnico em Informática

Santa Cruz do Sul

Técnico em Recursos Humanos

Santa Cruz do Sul

Instrutor de Trânsito – Curso de Extensão

Santa Cruz do Sul









CEPRU EM 2020

40 Bolsas de Estudo

208 Alunos Matriculados

35 Formandos

40 Bolsas de Estudo

208 Alunos Matriculados

35 Formandos