Apesc no
enfrentamento
da pandemia

Apesc no
enfrentamento
da pandemia

Ser comunitário, em essência, é estar perto da população e atuar em prol do bem comum.


Em março de 2020, com os primeiros casos de Covid-19 no país, surgiram grandes desafios em nossas rotinas. Manter a saúde pessoal e coletiva se tornou prioridade e tudo se ajustou ao necessário distanciamento social: trabalho, aulas e demandas pessoais. Para reduzir os impactos da pandemia em nossa região, nossas aulas migraram para o ambiente virtual. Também criamos uma grande rede de colaboração e passamos a desenvolver ações para o enfrentamento da doença.

Através das mantidas da Apesc (Unisc, Hospital Santa Cruz, Cepru e Educar-se), muitas iniciativas surgiram nas mais

diversas áreas do conhecimento. Acreditamos na educação e na saúde como pilares da sociedade e, ao longo de 2020, reafirmamos a importância dessas forças para manter o bem coletivo.

Mais do que isso, praticamos a empatia e trabalhamos à serviço da população, criando frentes para minimizar os impactos da pandemia em nossa comunidade, por meio de nossos conhecimentos, infraestrutura, espaços e profissionais. É válido destacar que, além dos profissionais das instituições da Apesc, muitos estudantes e voluntários atuaram ativamente nas tantas ações realizadas.

Conheça algumas das iniciativas realizadas em 2020

Análise de testes
moleculares para
a Covid-19

Em parceria com a Prefeitura Municipal, em abril de 2020, a Unisc passou a realizar as análises dos testes moleculares para a Covid-19, nos laboratórios do bloco 55 da Universidade. Através do trabalho de professores, técnicos administrativos, bolsistas e voluntários, foi possível realizar o diagnóstico de 4628 testes, até o fim de 2020, sendo 3471 destes para a Prefeitura de Santa Cruz do Sul. Com o diagnóstico precoce, se torna possível isolar o paciente e reduzir a transmissão do vírus para outras pessoas. Antes de a Unisc realizar os diagnósticos da região, todos os testes coletados eram enviados a Porto Alegre, aumentando o tempo de resposta dos exames coletados no município. Em parceria, empresas locais cederam equipamentos, por um tempo, para o início da atividade.






Começamos a realizar os testes moleculares para diagnóstico da Covid-19, na intenção de minimizar a transmissão do vírus, por meio da identificação precoce dos casos. Ao lado de colegas, funcionários, bolsistas de iniciação científica, mestrandos e doutorandos, se tornou viável a realização dos testes aqui na Universidade.

Andreia de Moura Valim, doutora em biologia celular e molecular, professora e Diretora de Inovação na Unisc.

Tele Cuidado
a Pessoa
Idosa/Unisc

O projeto foi uma iniciativa do grupo de pesquisas Envelhecimento e Cidadania e do Programa de Pós Graduação em Psicologia (PPGPsi) da Unisc. A intenção da iniciativa era acolher idosos que pudessem estar em situação de vulnerabilidade psicológica, em razão do isolamento social. Professores de Psicologia da Unisc, bem como acadêmicos e bolsistas, realizavam ligações para monitorar o psicológico dos idosos que participaram de ações desenvolvidas pela Universidade antes da pandemia (em saúde, hidroginástica, entre outras). No total, 636 pessoas receberam acolhimento e acompanhamento psicológico gratuito em 2020.






Nosso maior objetivo era escutar as pessoas e suas angústias, passando a mensagem de que elas não estavam sozinhas. Utilizamos os cadastros da Unisc, de pessoas que já haviam participado de alguma atividade na Universidade, para iniciar os contatos.

Silvia Virginia Coutinho Areosa - coordenadora do projeto e do Mestrado Profissional em Psicologia.

Tele Maria
da Penha

Devido ao isolamento social, mulheres vítimas de violência doméstica começaram a passar mais tempo com os seus agressores. Esse fator contribuiu para o aumento de casos de violência doméstica, em 2020. Para auxiliar mulheres vítimas, o projeto de extensão Direitos da Mulher Agredida, do curso de Direito da Unisc, iniciou um trabalho de atendimentos, via telefone, durante o período de isolamento social. O Tele Maria da Penha ocorreu no período em que não era possível manter atendimentos presenciais. Em 2020, foram realizados 196 atendimentos gratuitos, presenciais ou via telefone, nas cinco cidades de abrangência do projeto.






Quando, devido à pandemia, não foi possível estar nas delegacias, onde desenvolvemos o projeto Direitos da Mulher Agredida, criamos outra maneira de seguir auxiliando mulheres vítimas. O Tele Maria da Penha gerou a possibilidade de a mulher ligar, esclarecer dúvidas ou pedir ajuda com privacidade e de forma gratuita.

Caroline Ritt - coordenadora do projeto e professora do Curso de Direito da Unisc.

Desenvolvimento e doação de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs)




Por meio da união de diversas áreas do conhecimento, o Parque Tecnológico da Unisc (TecnoUnisc) centralizou o desenvolvimento de equipamentos de proteção individual (EPIs), em parceria com empresas privadas da região. Os materiais foram doados para prefeituras, hospitais e órgãos de saúde. Foram confeccionadas máscaras no estilo escudo (Face Shield). Essa iniciativa ocorreu, especialmente, durante o período de escassez de equipamentos de proteção individual no mercado. Aproximadamente, 3500 máscaras foram doadas, beneficiando mais de 30 municípios do estado.

Produção de Comida para famílias em situação de insegurança alimentar




O curso de Gastronomia da Unisc selou diferentes parcerias para auxiliar famílias em situação de insegurança alimentar. Com a infraestrutura do curso, e por meio do voluntariado de professores, funcionários e estudantes, foram realizadas ações como: participação na Sopa do Bem, em articulação do Grupo do Bem de Santa Cruz do Sul, que beneficiou, aproximadamente, 200 famílias de bairros carentes; e parceria com a Prefeitura Municipal, Grupo do Bem, Supermercado Miller e Lisaruth para produção e doação, em larga escala, de 29 mil pães a famílias necessitadas.

Call Center do GAJ


O Gabinete de Assistência Judiciária da Unisc (GAJ) realizou um Call Center para auxiliar as pessoas que estavam com dificuldades de compreender ou conseguir o Auxílio Emergencial, o Abono Salarial – PIS, ou a Antecipação Auxílio-Doença, benefícios do Governo Federal. Os atendimentos gratuitos ocorriam em dias úteis, nos turnos da manhã e tarde, via telefone. No total, houve 1895 atendimentos para pessoas de diversas cidades do estado.


Desenvolvimento e doação de sistema de reexpansão pulmonar


Acadêmicos do último ano do curso de Fisioterapia da Unisc, sob orientação da professora Dulciane Paiva, elaboraram um sistema que fornece pressão positiva aos pulmões, conhecido como EPAP. Este sistema pode ser importante para a recuperação domiciliar mais acelerada de pacientes que tiveram Covid-19. Foram doados 9 dispositivos à Unidade Covid-19 do Hospital Santa Cruz.


Produção e doação de sabão artesanal


Como forma de prevenção à Covid-19, o curso de Química da Unisc, com o trabalho de professores e estudantes, produziu sabão artesanal para doar à Secretaria Municipal de Políticas Públicas. Foram doados 50 kg de sabão, num total de 276 unidades.


Desenvolvimento de Máscaras Face Shield para proteger recém-nascidos




A iniciativa uniu o trabalho de professores dos cursos de Medicina, Engenharia e Arquitetura da Unisc, no intuito de preservar a saúde de bebês nascidos durante a pandemia da Covid-19. O uso desse Equipamento de Proteção Individual (EPI) se aplica aos bebês que nascem de mães infectadas pela Covid-19, quando há necessidade de serem transferidos para a UTI neonatal ou transportados do centro obstétrico para a maternidade, por exemplo. Os protótipos do protetor facial foram testados e aprovados por profissionais da área de pediatria.

Desenvolvimento e doação de álcool gel




Durante o período em que houve escassez de álcool gel para compra nos mercados, a Farmácia-Escola da Unisc confeccionou e realizou doações do produto para o Hospital Santa Cruz. Também ocorreram doações para a Associação de Amparo aos Necessitados e Idosos de Santa Cruz do Sul (Asan) e para o Centro Médico Uni-rim. Ao todo, aproximadamente, 180 quilos de álcool gel foram doados.

Repasse de Ventilador Mecânico ao HSC

Com o apoio da iniciativa privada, através de empresas da cidade, o curso de Fisioterapia da Unisc repassou um ventilador mecânico ao Hospital Santa Cruz.

Doação de Alimentos realizada pelo DCE

O Diretório Central de Estudantes (DCE) da Unisc realizou doações de cestas alimentícias e produtos de higiene para pacientes do Centro Municipal de Atendimento à Sorologia (Cemas) em situação de vulnerabilidade social em razão da pandemia. A campanha de arrecadação de alimentos foi articulada pelo DCE, que também levou as doações até o Cemas.


Atendimentos médicos e psicológicos on-line

Através de uma parceria com a Tummi, a Unisc passou a prestar atendimentos médicos e psicológicos online – por meio de uma plataforma criada especialmente para a iniciativa. No site da Tummi eram realizadas perguntas para triagem dos pacientes. Após, médicos e/ou psicólogos entravam em contato com os pacientes, através dos dados disponibilizados, para consulta por videochamada. Os atendimentos se dividiam em duas frentes: diagnóstico da Covid-19, avaliando possíveis riscos de agravamento da doença; e suporte psicológico para pessoas que apresentam quadros de depressão, estresse, ansiedade ou pânico, devido ao isolamento social.

Prevenção ao Suicídio

Considerando os altos índices de transtornos psicológicos durante a pandemia, os atendimentos psicológicos através da plataforma Tummi foram estendidos para uma ação de prevenção ao suicídio. A Unisc, a Uergs, a Univates e diversos profissionais de saúde dos municípios de Santa Cruz do Sul e Lajeado, se uniram para auxiliar pessoas em sofrimento psíquico. O projeto, aprovado pelo Edital Inova RS, se aliou à plataforma Tummi para avaliar os riscos de suicídio na região dos Vales.

Serviços de Comunicação gratuitos para micronegócios

Os Cursos de Comunicação Social da Unisc lançaram o projeto Comunicação no Isolamento, que auxiliou microempresas e profissionais autônomos da região com a confecção de materiais digitais para divulgação dos negócios. Com a atuação de 4 professores e 12 estudantes voluntários dos Cursos de Comunicação, foram desenvolvidos conteúdos, sites, folders, materiais para redes sociais, e serviços de design, beneficiando 10 pequenas empresas da região.

HSC realiza treinamento para profissionais do Hospital de Campanha

Em resposta à evolução da pandemia, a Prefeitura Municipal criou um Hospital de Campanha, no ginásio poliesportivo da cidade, para atender e tratar pacientes com sintomas leves de Covid-19. Para isso, o médico profissional do HSC, Carlos Drumond Dornelles, ministrou uma capacitação em urgência e emergência para, aproximadamente, 45 profissionais de saúde que iriam atuar no Hospital de Campanha.

Unisc e Cisvale desenvolvem pesquisa sobre a Covid-19 na região

A parceria entre Unisc e Cisvale possibilitou uma pesquisa que mensura a prevalência da Covid-19 na região. Foram aplicados testes rápidos nos 14 municípios da região de abrangência do Cisvale, em quatro fases com intervalos de 14 dias entre cada uma. Os resultados podem ser conferidos em geosaudevrp.org

Professoras da Unisc ministram capacitação para enfermeiros do HSC

No início da pandemia, as professoras do curso de Enfermagem da Unisc, Mari Angela Gaedke e Janine Koepp, ministraram capacitações no Pronto Atendimento do Hospital Santa Cruz aos profissionais de enfermagem da Instituição, com foco em noções básicas de ventilação mecânica, aspiração traqueal em sistema aberto e fechado, bem como a coleta de secreção. Os procedimentos em questão são comuns em pacientes internados pela Covid-19.

Unisc é parceira do Epicovid-19 Estadual

O estudo Epicovid-19 foi coordenado pela UFPel, com investimentos do Governo do Estado, para mensurar a prevalência de casos de Covid-19 no estado do RS e adotar as medidas corretas para a prevenção da doença. A Unisc, a exemplo de outras universidades do estado, foi parceira da iniciativa e com o trabalho de seus docentes e discentes colaborou com a pesquisa no município. Saiba mais:


Unisc atua em estudo nacional sobre a prevalência da Covid-19

O estudo nacional, financiado pelo Ministério da Saúde, teve como intuito mapear a prevalência da Covid-19 no país. Ao todo, 133 cidades brasileiras participaram da pesquisa. A Unisc foi parceira da ação, auxiliando na realização da pesquisa na cidade.




A Unisc esteve engajada desde o início com o combate à Covid-19

Implementação de Software para monitoramento de sintomas de Covid-19 e exaustão nos profissionais da linha de frente do HSC


A Apesc firmou um convênio com empresas de tecnologia e comunicação para desenvolvimento e implantação de um software de monitoramento de sintomas fisiológicos dos profissionais do HSC que atuam no combate à Covid-19. O Projeto Linha de Frente reúne informações para definir o estado físico e mental de saúde do indivíduo, tais como fadiga operacional, risco infeccioso, ansiedade, depressão e síndrome do pânico.

Confecção de bolachas especiais para pacientes do HSC


Considerando os altos níveis de ansiedade por ficar internado no hospital, durante a pandemia da Covid-19, o Hospital Santa Cruz realizou uma ação para confortar os pacientes. Bolachas caseiras decoradas, nas mais diversas receitas, acompanhadas de cartões com mensagens de otimismo, foram entregues aos pacientes das alas de internação adulto nas tardes de sábado do mês de setembro de 2020.