O Hospital Santa Cruz (HSC), entidade sem fins lucrativos, é o principal centro de saúde do Vale do Rio Pardo. Com 112 anos de atuação, conta com 245 leitos disponíveis à comunidade, corpo clínico com 247 médicos e equipe de 936 funcionários.

O HSC é um Hospital de Ensino, habilitado como Centro de Referência em Alta Complexidade Cardiovascular e Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Traumato-Ortopedia e em Terapia Nutricional Enteral e Parenteral. Também é referência

nas especialidades de partos de alto risco, transplante de córnea/esclero, Porta de Entrada de Urgência/Emergência, Oftalmologia e, desde março de 2020, em atendimentos a casos suspeitos e/ou confirmados de Covid-19. Realiza atendimentos a pacientes internados e ambulatoriais, bem como oferece serviços de diagnóstico e de tratamento com procedimentos diferenciados. Suas referências abrangem 25 municípios, contemplando uma população de, aproximadamente, 550 mil habitantes.


Percentual de atendimentos SUS

Convênio

2018

2019

2020

SUS

77,61%

80,47%

82,60%

Demais Convênios e Particulares

22,39%

19,53%

17,40%

Cuidar das pessoas, com excelência técnica e ética.

Proporcionar cuidado humanizado e de excelência em saúde, com foco na vida e no acolhimento com qualidade, na construção de conhecimento e na sustentabilidade.

Ser hospital de referência regional, comprometido com qualidade, sustentabilidade, ensino, desenvolvimento científico e inserção comunitária.

Humanização;
Ética;
Excelência;

Sustentabilidade;
Desenvolvimento Humano;
Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

A pandemia de covid-19

Com o início de casos suspeitos e confirmados de Covid-19 no país e no Estado, o Hospital Santa Cruz foi ao encontro da solicitação da Secretaria Municipal de Saúde, instalando, com agilidade, estrutura específica para o atendimento dos casos de pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), chamada de Unidade de Tratamento Intensivo Covid-19. Em maio, foram habilitados os primeiros 10 leitos pelo Ministério da Saúde e, como a infraestrutura do Hospital já era adequada, em julho, foram habilitados mais 10 leitos.

Desde o início da pandemia, o HSC assumiu seu papel de protagonismo na linha de frente do combate à Covid-19, sendo referência na região para o tratamento da doença. Diversas ações foram implementadas para dar conta da gravidade da situação, com destaque para:

Estruturação do comitê interno de gerenciamento de crise, com o envolvimento da Direção, das coordenações médicas e de enfermagem, de representantes do Controle de Infecção, do Serviço Interno de Segurança e Medicina do Trabalho, entre outros;


Desde o início da pandemia o médico infectologista do Hospital, Marcelo Carneiro, integrou o Gabinete de Crise institucional e municipal, contribuindo significativamente na condução das ações de controle e prevenção à doença;


Elaboração de novos fluxos internos de atendimento, com adequação física das áreas envolvidas, estabelecimento de um plano de contingência e criação de protocolos, rotinas e procedimentos operacionais.

Ações para proteção
e segurança realizadas:


A criação de normativa para utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e orientações gerais para as unidades de atendimento em casos suspeitos e não suspeitos de Covid-19.


Realização, ao longo do ano, de capacitações com orientações gerais sobre Covid-19 (EPIs/Protocolos de higiene), com a participação de 1.867 pessoas.

Clique aqui para visualizar vídeos produzidos pelo Hospital sobre higienização de mãos e paramentação / desparamentação de Equipamentos de Proteção Especial (EPIs)

Breve Manual
de Cuidados em
Saúde Mental



Breve Manual
de Cuidados em
Saúde Mental

As mudanças provocadas pela pandemia de Covid-19 têm sido um desafio diário e exigem a construção de novas dinâmicas de vida que impactam no bem-estar, nas condições socioeconômicas e nas relações - sejam pessoais, familiares ou de trabalho – e, em especial, na saúde mental das pessoas. Diante disso, o “Breve Manual de Cuidados em Saúde Mental” foi desenvolvido por profissionais da área de psicologia clínica e organizacional, com apoio das psicólogas do Programa de Residência Multiprofissional do HSC. Além de buscar uma aproximação com todos os profissionais de saúde que atuam no Hospital, tem como objetivo oferecer informações e estratégias de cuidado a serem adotadas para o enfrentamento individual e coletivo, frente às possíveis dificuldades e desconfortos sentidos em tempos de pandemia.

Suporte aos
Trabalhadores



Suporte aos
Trabalhadores

A equipe de psicologia organizacional e do trabalho do HSC realizou, ao longo do ano, ações específicas para dar suporte emocional aos trabalhadores, dentre elas grupos com as equipes de trabalho - respeitados os protocolos de segurança vigentes - e conversas individuais, totalizando 244 atendimentos.

Projeto Linha
de Frente



Projeto Linha
de Frente

Convênio com a startup DokaLab CX – Experiências & Soluções Digitais, com a Copacabana Tecnologia da Informação e com a agência Respira Comunicação para desenvolvimento e implantação de um software de monitoramento de sintomas fisiológicos dos 25 profissionais que atuam no combate à Covid-19 no HSC. O objetivo é quantificar e qualificar as informações que definem o estado físico e mental de saúde do profissional, como fadiga operacional, risco infeccioso, ansiedade, depressão e síndrome do pânico. O sistema funciona como tele saúde ocupacional, com emissão de mensagens de alerta via WhatsApp, SMS, e-mail, slack e outros. A pessoa utiliza uma pulseira eletrônica inteligente por 24h, possibilitando a coleta do batimento cardíaco e de suas movimentações diurnas e noturnas, gerando relatórios e atualizações automáticas, com monitoramento dos resultados, oferecendo mais segurança aos profissionais.

Treinamentos a
profissionais do
Ambulatório de
Campanha, Corpo
de Bombeiros,
Cemai e Samu

Treinamentos a
profissionais do
Ambulatório de
Campanha, Corpo
de Bombeiros,
Cemai e Samu

O médico emergencista do HSC, Carlos Fernando Drumond Dornelles, ministrou, em abril, treinamentos voltados a profissionais que atuam no Ambulatório de Campanha, Corpo de Bombeiros, bem como na urgência e emergência do Centro Materno Infantil (Cemai) e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). O objetivo foi capacitar as equipes para procedimentos com vítimas e casos suspeitos da Covid-19, de acordo com os protocolos definidos pelo Ministério da Saúde e pela Associação Brasileira de Medicina de Emergência.

Núcleo de
Epidemiologia



Núcleo de
Epidemiologia

Tem como principal objetivo repassar, aos gestores públicos, indicadores que orientem intervenções e reduzam a transmissão de doenças, mediante a detecção de agravos coletivos em condições especiais de risco e vulnerabilidade, refletindo diretamente no planejamento e no desenvolvimento de ações nos programas de saúde. Considerando a pandemia, as ações de vigilância epidemiológica hospitalar têm o objetivo de detectar a alteração de padrão epidemiológico e auxiliar no estabelecimento de ações a serem implementadas, em âmbito institucional, buscando a redução da incidência de infecção pelo Novo Coronavírus, prestando apoio aos gestores e colaboradores para a tomada de medidas técnicas, administrativas e assistenciais.

Notificações/investigações de doenças realizadas em 2020

Detalhamento

Quantidade

Notificações de síndromes gripais

1.892

Notificações de Síndromes Agudas Respiratórias Graves

287

Outras doenças de notificações compulsórias

336

Total 

2.515


O médico infectologista do HSC, Dr. Marcelo Carneiro, integrante da Comissão de Controle de Infecção e Epidemiologia do Hospital Santa Cruz e professor do curso de Medicina e do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde da Unisc, participou de diversas pesquisas e ações relacionadas à Covid-19, como:

Membro da diretoria da Associação Brasileira dos Profissionais em Controle de Infecções e Epidemiologia Hospitalar – ABIH como coordenador científico.


Participação, como revisor externo, na elaboração de notas técnicas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária.


Participação no grupo Força Colaborativa Covid Brasil, coordenado pela ABIH, em parceria com Anvisa e sociedades científicas, com a publicação de artigo intitulado “COVID-19 Brazil Task force: how to navigate over troubled Waters”.

Marcelo Carneiro também ministrou as seguintes palestras:

3M Healthcare Academy – Webinar 3M, evento internacional que ocorreu de forma online, em abril, reunindo especialistas da américa latina para discutir a pandemia da Covid-19, com o tema “O Surgimento do novo coronavírus e o centro cirúrgico”.


Healthcare Academy, palestra para mais de 700 pessoas sobre o tema “Coronavírus – Proteção do Profissional”, falando sobre medidas preventivas recomendadas por entidades nacionais e internacionais e pelo Ministério da Saúde, o cenário atual da saúde e guidelines.


Webinar ABIH com o tema “Isolamento da Covid-19 – Evidências e Prática”, em setembro.


Além disso, participou de eventos relacionados à pandemia em diversas outras instituições ao longo do ano.


Participação em Pesquisa

Participação de profissionais do HSC (médico infectologista, enfermeira do controle de infecção e farmacêutica clínica) na pesquisa desenvolvida pela Unisc: SARS-COV-2 nos municípios do Vale do Rio Pardo.

Assistência farmacêutica remota

O serviço de Farmácia clínica do Hospital adotou o método de assistência farmacêutica remota, possibilitando a atuação na UTI Adulto Covid-19 sem a exposição do profissional, com o objetivo de verificar quais suas principais intervenções naquela unidade. Foram realizadas 574 avaliações, das quais 106 resultaram em intervenções junto à equipe assistencial, com 93 (88%) aceitas e implementadas. A partir dos resultados obtidos, verificou-se a importância da avaliação farmacêutica, mesmo que de forma remota, no acompanhamento multiprofissional dos pacientes internados.

“O Brasil Conta Comigo”

Adesão do HSC, junto com a Unisc, à ação estratégica do Ministério da Saúde “O Brasil Conta Comigo”. Voltada aos alunos dos dois últimos semestres dos cursos de Farmácia, Enfermagem e Fisioterapia, e dos quatro últimos semestres do curso de Medicina, tem como objetivo otimizar a disponibilização de serviços de saúde no âmbito do SUS para contenção da Covid-19, de forma integrada com as atividades de graduação na área da saúde. Os alunos que atuaram na ação receberam bolsa correspondente ao cumprimento de 40 horas semanais e certificado de participação, garantindo pontuação adicional em processo de seleção pública para Programas de Residência promovido pelo Ministério da Saúde.

Tele-Cuidado

Residentes do Programa Multiprofissional em Saúde do Hospital Santa Cruz, em conjunto com estagiários, bolsistas do grupo de estudos e pesquisas em Envelhecimento e Cidadania e mestrandos da Unisc, participaram de atividades no Serviço de Teleassistência, criado para apoiar e acolher a população acima de 60 anos durante o período de pandemia.

Processo para Acreditação Hospitalar


A Organização Mundial de Saúde (OMS) define a acreditação como uma metodologia que incrementa a qualidade dos sistemas de saúde. Por isso, o HSC tem trabalhado fortemente para melhorias de todos os processos que envolvem o atendimento ao cliente/paciente, a fim de aperfeiçoar a assistência e proporcionar maior segurança e qualidade aos usuários. Em 2020, o Hospital deu continuidade em diversas ações para conquistar a acreditação hospitalar, com destaque para:

Encontros e reuniões com os profissionais e equipes para o aperfeiçoamento dos processos internos;

Desenvolvimento de novos canais de comunicação com o lançamento, via e-mail e site, das “Notícias da Acreditação”, onde são compartilhadas, com o público interno e com a comunidade, as ações desenvolvidas em prol da qualidade e da segurança dos pacientes;

Realização de pesquisa institucional sobre a Acreditação e Segurança do Paciente, onde 96,4% das pessoas que responderam consideram importante a implantação do projeto de Acreditação no HSC, a fim de aprimorar e qualificar ainda mais a assistência em saúde para a comunidade regional.

Compartilhamento de cartazes virtuais, vídeos de sensibilização e de depoimentos médicos.

Treinamentos, participação em cursos/palestras e assessorias externas de acompanhamento.

Foi definido, em 2020, o Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde (IBES) como a instituição acreditadora credenciada para avaliar o Hospital, por meio de um diagnóstico, seguindo os procedimentos e as metodologias definidos pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). O Diagnóstico tem como finalidade identificar as fragilidades da organização ou serviço de saúde, frente aos Padrões do Manual da ONA, para que a visita de avaliação para Acreditação possa ser programada após a finalização das possíveis não-conformidades evidenciadas, e foi realizado de forma remota nos dias 18 e 19 de novembro, envolvendo um grande número de profissionais da instituição.

Integração com a
Comunidade: saúde,
ensino, pesquisa
e extensão

Integração com a
Comunidade: saúde,
ensino, pesquisa
e extensão

Como Hospital de Ensino, o HSC evolui constantemente sua qualificação técnica, bem como investe em inovações tecnológicas, preza pela humanização dos atendimentos e busca a formação de profissionais conscientes das necessidades de saúde da comunidade. Os projetos desenvolvidos colaboram com a rede do SUS, respeitando os fluxos da complexidade do atendimento, bem como da referência e contrarreferência.

Participam dos projetos do HSC:

Docentes e acadêmicos dos cursos de Ciências Biológicas e Saúde; Ciências Exatas, da Terra e Engenharias; Ciências Sociais Aplicadas; de pós-graduação da Unisc; e de cursos técnicos do Cepru.


Graduandos em Medicina na Unisc, com atividades curriculares permanentes nos últimos dois anos do curso (internato) nas áreas de Clínica Médica, Cirurgia Geral, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria, Intensivismo e Urgência/Emergência.


Programas próprios de Residência Médica (Pós-Graduação Lato Sensu), credenciados pela Comissão Nacional de Residência Médica, nas áreas de Medicina de Família e Comunidade, Pré-Requisito em Área Cirurgia Básica, Clínica Médica, Ginecologia e Obstetrícia e Pediatria.


Programa de Residência Multiprofissional em Saúde (Pós-Graduação Lato Sensu), credenciado pela Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde, na área temática de Intensivismo, Urgência e Emergência e área de concentração em Atenção em Urgência e Emergência.


Detalhamento

2018

2019

2020

Atendimentos SUS Ambulatório Acadêmico

10.017

9.793

8.718

Residência Médica

37 médicos

33 médicos

35 médicos

Residência Multiprofissional

38 profissionais

39 profissionais

39 profissionais

Projetos desenvolvidos

102

79

92

Alunos Medicina (internato)

111 alunos

156 alunos

144 alunos

Estágios, aulas práticas e visitas observacionais

923 alunos

811 alunos

650 alunos


Participação em Conselhos

O Hospital Santa Cruz integra o Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica com o serviço de vigilância de agravos de notificação compulsória, tendo expressiva representatividade na comunidade. A relevância do Hospital para a comunidade local, regional, estadual e nacional é reiterada pela sua participação em diversos conselhos e associações. O conhecimento e a experiência agregados pela participação nesses órgãos refletem-se nos projetos e nos programas permanentes desenvolvidos no HSC.


Benefícios

A mantida HSC oferece aos seus funcionários:

  • Plano de saúde médico e odontológico;
  • Subsídio de parte do custo com refeições;
  • Descontos em cursos do Cepru e da Unisc;
  • Descontos na Escola Educar-se;
  • Auxílio estudante;
  • Auxílio creche;
  • Internação em leitos privativos.

Capacitações

Em 2020, as capacitações promovidas pelo HSC contaram com 7.778 participantes. Foram realizadas 13.926 horas de capacitação para os funcionários, atingindo uma média de 1 hora/mês por funcionário. Os principais assuntos abordados foram: integração de novos funcionários, saúde e segurança do trabalhador, qualificação da área assistencial e segurança do paciente. O principal objetivo é a qualificação e a atualização constante dos profissionais. Em todas as capacitações realizadas foram observados os protocolos sanitários vigentes.

Vale destacar o investimento da instituição com o processo de formação e desenvolvimento das equipes que atuam no Hospital com a significativa

reestruturação da área de Educação Permanente em 2020, especialmente com relação aos processos avaliativos: em julho iniciou a implementação das avaliações de reação quanto às capacitações realizadas. A partir de agosto, um grupo de trabalho com representantes do Núcleo de Segurança do Paciente, Controle de Infecção, SESMT e Qualidade se reuniu mensalmente para pensar metodologias e indicadores para mensurar a efetividade do processo de aprendizagem. Assim, com as principais capacitações mapeadas por ordem de necessidade, as avaliações de eficácia foram implementadas, de acordo com a característica das temáticas: provas de conhecimento aplicadas em diferentes períodos e monitoramento de indicadores vinculados.

Bem-vindo HSC

Para melhor acolher e preparar os profissionais de enfermagem que iniciam suas atividades na Instituição, o Hospital conta com o Programa Bem-Vindo HSC para capacitar e desenvolver recursos humanos por meio de treinamentos teóricos e práticos (incubação). A ação está em seu sétimo ano de atuação. Em 2020, 107 profissionais, entre Técnicos de Enfermagem e Enfermeiros, passaram pelo Programa.

Programa Acolher PCD (Pessoas com Deficiência)

Em 2020, foram realizados acompanhamentos ao funcionário e à equipe, com o objetivo de promover a integração e o trabalho coletivo. O HSC proporciona momentos de conversa e de avaliação do desenvolvimento de cada funcionário com deficiência, bem como das equipes onde estão inseridos, de forma mais próxima e sistemática, no intuito de auxiliar em suas possíveis dificuldades. Foram realizados 31 acompanhamentos individuais e 22 destinados às equipes e/ou gestores.

Psicologia Organizacional e do Trabalho

O HSC desenvolve diferentes ações voltadas à saúde mental e ao desenvolvimento dos seus funcionários. As ações ocorrem mediante oferta de espaços individuais e/ou coletivos a todas as pessoas que necessitam de orientação para lidar com problemas pessoais ou decorrentes do processo de trabalho, bem como para o desenvolvimento das equipes. Além disso, também são disponibilizados atendimentos aos gestores, com o intuito de lhes propiciar suporte nas diversas situações relacionadas à gestão de pessoas. Em 2020, foram realizados 124 atendimentos individuais e 53 orientações/acompanhamentos a gestores.

Programa de Qualidade de Vida HSC - “Equilibre-se”

Por meio desse Programa, com o uso de estratégias de prevenção e promoção da saúde em espaços de cuidado, de autoconhecimento e de reflexão em relação ao próprio processo de trabalho e sobre diferentes dimensões de sua vida, o HSC proporciona aos seus colaboradores oportunidades de avaliar suas condições de saúde. Assim, podem ser protagonistas das mudanças necessárias.

As atividades ocorrem dentro da jornada formal e em todos os turnos de trabalho, mediadas por profissionais de Educação Física, Psicologia, Medicina e Enfermagem do Trabalho do HSC, com a participação de alunos da residência multiprofissional em Educação Física, de

graduação e pós-graduação de diversos cursos, além de voluntários.

Em 2020 foram oferecidos espaços de relaxamento (massagem, Reiki), ginástica laboral, oficinas de jogos de integração e de confecção de bolsinhas de calor/relaxamento, além de algumas propostas realizadas de forma virtual - em função da pandemia-, que envolveram a prática de atividade física, a confecção de enfeites de Natal, assim como dobraduras de Origamis simbolizando boa saúde, sorte, felicidade e longevidade. Considerando essas atividades, foram realizados 3.355 atendimentos.

Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT)

Em 2020, foram registrados 56 acidentes de trabalho. O SESMT manteve o foco na integração de novos funcionários, realizando treinamentos por meio de Ordens de Serviço específicas, reforçando a necessidade dos cuidados relacionados à higiene das mãos e utilização de máscara respiratória, aplicadas em diversas áreas da Instituição considerando como prioridade as áreas de maior risco. Foram, ainda, realizadas capacitações direcionadas aos gestores, com o objetivo de reduzir o número de acidentes e reforçar o fluxo para notificação de acidentes de trabalho, bem como sua prevenção.

No Serviço de Medicina do Trabalho foram realizados 2.596 atendimentos, entre avaliações, exames admissionais, demissionais, periódicos, mudança de função e retorno ao trabalho. Foram aplicadas 743 doses de vacinas contra influenza aos funcionários.

O HSC realizou, em setembro, sua Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho, com atividades voltadas à segurança e saúde do trabalhador. Destacam-se a gincana virtual, com premiação para os três primeiros colocados, onde nove grupos de pessoas realizaram diferentes tarefas:

Arrecadação de mais de 4.500 produtos de higiene para disponibilizar aos pacientes internados pelo SUS na Ala São Francisco, de acordo com a necessidade.


Atividade em que os filhos dos colaboradores desenharam seus pais no ambiente de trabalho, com exposição dos desenhos no corredor de uma Unidade de Internação do Hospital.


Paródias com o envolvimento de todos os integrantes das equipes.


Busca pelo maior número de participantes, em cada equipe, para realizar a ginástica laboral, no intuito de promover a saúde e o bem-estar no ambiente de trabalho.


Atividades voltadas à prevenção de acidentes.

A Brigada de Emergência, composta por funcionários voluntários, reuniu-se em diversas oportunidades para estudos teóricos e práticos, bem como para realização de simulados práticos de combate a incêndio e primeiros socorros, inclusive para o abandono da Instituição em caso de necessidades extremas.

A CIPA e o SESMT também realizaram, ao longo de 2020, ações in loco voltadas à prevenção à Covid-19: reforço das medidas de segurança e distanciamento. Também auxiliaram nas ações de aferição de temperatura na porta de entrada do HSC.

Ergonomia



Ergonomia



Com o intuito de melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores, em 2020 foram implementadas e validadas melhorias ergonômicas nos postos de trabalho da instituição. Também foram realizados treinamentos de ergonomia voltados a orientações posturais, movimentação manual de cargas e orientações posturais na movimentação de pacientes, contemplando 807 participações em 109 horas de treinamento nas áreas administrativas, de apoio e assistenciais.


Evolução de Pacientes / Atendimentos

Detalhamento

2018

2019

2020

Número de Leitos

232

232

245

Internações

10.788

11.392

10.185

Internações-Dia

42.251

45.451

39.433

Média Geral de Permanência (dias)

4,05

4,06

4,32

Procedimentos Cirúrgicos Totais

11.080

12.123

11.398

Partos (normais e cesáreos)

2.222

2.081

1.978

Atendimentos Ambulatoriais

158.076

167.506

125.648

Refeições Servidas

377.666

350.135

288.767

Processamento de Roupas (kg)

515.907

490.474

469.995

Meio Ambiente

Principais ações de gestão ambiental desenvolvidas em 2020:

A Comissão Interna de Meio Ambiente do HSC, composta por uma equipe multidisciplinar, é um órgão de natureza técnico-científica permanente, que tem por finalidade auxiliar na implementação de uma política ambiental, tendo se reunido, de forma periódica ao longo do ano, para debater as demandas e desta forma, promover a melhoria contínua nas práticas relacionadas à questão ambiental. 


Todas as pessoas que iniciaram suas atividades no HSC ao longo do ano, receberam, no momento da integração, informações sobre o Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde - PGRSS e orientações básicas a ser seguidas para que o Plano seja eficaz: descarte correto de resíduos, uso racional de água, energia elétrica e insumos;


Certificado de Energia Renovável: a migração da energia elétrica convencional para a energia obtida por meio do Ambiente de Contratação Livre, ou Mercado Livre, implantada pelo HSC em 2017, rendeu à Instituição, pelo terceiro ano consecutivo, o Certificado de Energia Renovável. O certificado reconhece as iniciativas institucionais ou empresariais que utilizem somente energia elétrica proveniente de fontes limpas, totalmente renováveis e que não agridam ao meio ambiente, sendo que os dados para cálculo de emissões de Gases de Efeito Estufa seguem reconhecidas metodologias internacionais para esse fim.


Projeto Bem na Tampa: consiste na coleta de tampas plásticas e de lacres metálicos de latinhas, para retirá-los do meio ambiente; promover a conscientização ambiental da comunidade; contribuir com a perspectiva institucional de sustentabilidade; e incentivar ações de educação permanente. Desde seu lançamento, em 2018, foram coletadas 6,15 toneladas de materiais, em 157 pontos de arrecadação. Em 2020 foram 2,53 toneladas, que possibilitaram a aquisição de 11 colchões piramidais, 50 camisolas para gestantes e 70 travesseiros. São empresas, escolas, grupos de escoteiros, postos de saúde e iniciativas individuais que colaboram com a ação.


Hospitais Saudáveis: o HSC se tornou, em 2020, membro do Projeto Hospitais Saudáveis (PHS), associação sem fins econômicos dedicada a transformar o setor de saúde em um exemplo para toda a sociedade em aspectos de proteção ao meio ambiente e à saúde do trabalhador, do paciente e da população em geral.  O HSC foi selecionado, entre diversas instituições de todo o país, para participar do XIII Seminário Hospitais Saudáveis – SHS 2020, realizado virtualmente de 7 a 10 de dezembro. Por meio do Serviço de sua Farmácia Clínica e Controle de Infecção, apresentou trabalho na modalidade de pôster, intitulado “A interface do Antimicrobial Stewardship Program com a geração de resíduos hospitalares”. Nessa ação foram realizadas, pela equipe do Hospital, 62 intervenções referentes ao gerenciamento do uso de antimicrobianos, tendo sido substituída, quando possível, a via de administração (de intravenosa para oral), processo conhecido como Switch Therapy (conversão IV/VO). Com essa iniciativa, o HSC deixou de gerar e descartar os seguintes resíduos: 628 frascos/ampolas, 500 agulhas, 441 seringas, 326 reconstituintes, 266 bolsas de soro e 151 equipos para infusão.


Resíduos: Todo o resíduo infectante do HSC é enviado para incineração e destinação final adequada, e a coleta seletiva tem possibilitado que muitos dos resíduos não perigosos sejam reciclados. Em 2020 foram encaminhados para reciclagem 2,04 toneladas de papelão, 400 quilos de plásticos de soro, 398 quilos de papéis e 58 quilos de embalagens plásticas.

Programas e projetos permanentes


Área Materno-Infantil

Os cuidados de saúde materno-infantil envolvem diversas áreas dos serviços hospitalares para garantir a saúde da mulher e de crianças de zero a 12 anos. Com o incentivo ao aleitamento materno exclusivo e à promoção do contato precoce do trinômio mãe-pai-bebê, é possível aumentar o vínculo afetivo e a interação familiar, o que contribui para a melhoria das condições de vida das pessoas e colabora na redução da morbimortalidade materna, fetal, neonatal e infantil.

O HSC é referência em partos de alto risco para os municípios que integram a 13ª Coordenadoria Regional de Saúde do Estado e mantém referência e contrarreferência com a rede básica de saúde do município de Santa Cruz do Sul. Mães e bebês que recebem alta da Maternidade, assim como os bebês da Unidade de Cuidados Intermediários e Mãe Canguru do HSC, saem com consultas pré-agendadas nos postos de saúde de referência do seu endereço.


Projetos na área materno-infantil realizados em 2020:

 

Projetos

Objetivos

Serviço de Incentivo ao Aleitamento Materno (Siama)

Conscientizar, orientar e estimular sobre a importância e os inúmeros benefícios do aleitamento materno para as crianças. São atendidas gestantes, parturientes e puérperas internadas no HSC, além de pacientes que já tiveram alta, mas que permaneceram junto ao filho no alojamento materno. 

Método Mãe-Canguru

Modalidade de assistência neonatal preconizada pela Norma Brasileira de Atenção Humanizada ao Recém-Nascido de Baixo Peso. O serviço promove o contato precoce, pele a pele, entre a mãe e o filho, de forma crescente e pelo tempo que ambos considerarem prazeroso e suficiente. Os pais têm livre acesso às UTIs Neonatal e Pediátrica e à Unidade de Cuidados Intermediários (UCI), o que permite maior participação no cuidado do seu recém-nascido.

Alojamento Materno

Como forma de promover o contato ininterrupto com o filho recém-nascido e seu aleitamento, o HSC disponibiliza gratuitamente um alojamento conjunto para a mãe que já tenha recebido alta da maternidade. Em 2020, as 56 mães que acompanharam seus filhos internados pelo SUS na UTI Neonatal, na UTI Pediátrica e na Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) foram beneficiadas com 261 diárias.

Gestantes

projetos voltados às gestantes:

- Visitação de gestantes: a maternidade do HSC é aberta mensalmente para visitação das gestantes e de seus familiares que, através de visitas guiadas por profissional da área de Relacionamento e Serviços, podem conhecer e se familiarizar com o ambiente hospitalar e a equipe assistencial que irá acolhê-los antes do parto, incentivando a promoção da acolhida antecipada. Em 2020, devido à pandemia de Covid-19, apenas 17 pessoas realizaram visitas à maternidade;

- Encontro de Gestantes: são bimensais, com duração de um dia e vagas limitadas, destinadas a gestantes e seus acompanhantes. Em cada encontro são realizadas palestras específicas para o pré-parto, parto e pós-parto. As palestras são ministradas por assistentes sociais, psicóloga clínica, enfermeiras e nutricionistas do HSC. A participação é gratuita e em 2020, devido à pandemia de Covid-19, ocorreu apenas 1 edição do encontro, com 41 participantes.

Programa Bem-me-quer

Promove a qualidade de vida por meio da ampliação e da implementação de ações nas áreas da saúde, da educação, da assistência social e da habitação, com o apoio da sociedade, que visam à diminuição da mortalidade infantil. É desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde de Santa Cruz do Sul, em parceria com o HSC, que encaminha as parturientes e recém-nascidos em situação de vulnerabilidade ou risco psicossocial, prematuridade, com doenças congênitas e/ou de baixo peso para avaliação, no período pós-alta, junto à unidade de saúde de referência.

Grupo Aconchego

Espaço de apoio às diferentes demandas de pais e familiares das crianças internadas na Unidade de Cuidados Intermediários e nas UTIs Neonatal e Pediátrica do HSC. São trabalhados os sentimentos e outros aspectos psicológicos envolvidos frente à hospitalização, auxiliando no cuidado à criança de forma acolhedora e humanizada, fortalecendo os vínculos da equipe profissional com as famílias. Em 2020, devido à pandemia, o projeto ocorreu somente no último trimestre do ano, com 7 encontros, totalizando 17 participantes.

Projetos voltados aos bebês internados na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Neonatal e/ou na Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) do HSC


- Hora do Conforto: momento que oferece maior descanso e serenidade aos bebês da  UTI Neonatal e UCI. Para tornar o ambiente o mais similar possível ao útero materno, são utilizados o silêncio e as redes neonatais instaladas nas incubadoras, que oferecem conforto, calmaria, estímulo sensório-motor, recuperação rápida e reeducação dos gastos de energia calórica, favorecendo o ganho de peso dos bebês;

- “Meu Amiguinho dos Sete Mares”: realizada na UCI e na UTI Neonatal do HSC, a atividade consiste na utilização de polvos de crochê confeccionados e doados pela comunidade como recurso terapêutico ao processo de recuperação de recém-nascidos prematuros que internam nestes locais. A intenção é que, quando abraçado, o brinquedo transmita tranquilidade e proteção ao bebê, já que os tentáculos remetem ao cordão umbilical e geram sensação de segurança similar à do útero materno.

Terapias Alternativas no Centro Obstétrico (TACs)

O Centro Obstétrico do HSC disponibiliza às pacientes as seguintes terapias alternativas e complementares (TACs): deambulação, utilização da bola suíça, banho de aspersão, exercícios respiratórios, aromaterapia, musicoterapia e massagem com óleos essenciais. As terapias são disponibilizadas na sala de pré-parto às parturientes que manifestem interesse, independente da escolha da via de parto.

Certificado de Coragem

A internação hospitalar é um período desafiador para as crianças. Por isso, a Pediatria do HSC entrega Certificados de Coragem, ilustrados com os personagens infantis Lino e Laila, àquelas que passam por procedimentos dolorosos, como recebimento de soro e injeção. A intenção é que os pequenos possam se sentir motivados a enfrentar situações que, apesar de delicadas, são necessárias para seu tratamento médico. Com a iniciativa, as crianças podem descobrir que a internação não é feita somente de momentos negativos, mas também de superação.

Humanização

O Hospital Santa Cruz conta com o Grupo de Trabalho em Humanização (GTH), um espaço coletivo organizado, participativo e democrático, para instaurar uma política institucional de resgate da humanização na assistência à saúde, em benefício dos usuários e dos profissionais de saúde, em concordância com a Política Nacional de Humanização (PHN). A expectativa do grupo é fortalecer, constantemente, a cultura de humanização, valorizando as ações já desenvolvidas e criando uma filosofia organizacional que promova a conjugação cotidiana do verbo humanizar. São priorizados o envolvimento dos trabalhadores nos programas e nas atividades institucionais, estimulando a participação, a interação e, em decorrência, uma maior aproximação com pacientes, acompanhantes e com a comunidade local.

Segurança do Paciente

O Núcleo Interno de Gerenciamento de Risco e Segurança do Paciente (Nigersp) atua para garantir a ética e a qualidade nas atividades assistenciais, registrando e analisando os eventos adversos, orientando e acompanhando as estratégias para o desenvolvimento de novas práticas de saúde no que se refere à segurança do paciente. 

Em 2020 foram realizadas 16 reuniões e diversas ações, das quais se destacam:
-  51 palestras sobre segurança do paciente para alunos, residentes e novos funcionários;
-  lançamento do Manual de incompatibilidade de Nutrição Parenteral Total (NPT) e medicamentos de uso contínuo;
- lançamento do Manual de medicamentos para UTI Neonatal e Pediátrica;
- treinamento sobre medicamentos para os novos funcionários da UTI Adulto Covid-19.
- Intensificação de ações para transferência e transporte internos seguros, com reavaliação e ajustes do checklist;
- criação e validação dos indicadores das seis metas da segurança do paciente;
- campanha Abril pela Segurança do Paciente, voltada aos funcionários;
- apresentação do Nigersp do HSC na Rede Brasileira de Enfermagem e Segurança do Paciente Núcleo Vales (Rebraensp), além da participação nas reuniões da Rede em longo do ano;
- avaliação dos Eventos Adversos;
- definição do processo de identificação de pacientes com nome social ativo, em conjunto com o Grupo de Trabalho em Humanização;
- fortalecimento das ações internas para disseminação da cultura de segurança via e-mail, site e informativos internos.


Serviço de Farmácia Clínica

No ano de 2020, o Serviço de Farmácia Clínica do HSC realizou inúmeras ações relacionadas à segurança do paciente. Durante esse período foram realizadas aproximadamente 13.013 avaliações farmacêuticas, com destaque para intervenções relacionadas a incompatibilidades, conciliações medicamentosas, validação de medicamentos de uso domiciliar, orientações de alta, interações medicamento-medicamento e medicamento-alimento, substituição terapêutica, substituição de via, ajustes de dose, além de orientações referente a diluição, preparo e administração de medicamentos para equipe de enfermagem.

Serviço Integrado de Atendimento Psicossocial (SIAP)

Buscando proporcionar um cuidado integral de pacientes e familiares e/ou responsáveis, o SIAP conta com profissionais das áreas de serviço social e psicologia, que atuam a partir do conceito de apoio psicossocial, garantindo suporte, acolhimento e orientação. As demandas surgem de forma espontânea, busca ativa, solicitação de avaliação social ou interconsulta psicológica mediante o encaminhamento de outros profissionais da saúde.

Campo de estágio aos estudantes dos cursos de Psicologia e Serviço Social, bem como atuação em preceptoria na Residência Multiprofissional Integrada

em Saúde: Intensivismo, Urgência e Emergência (RMU), em 2020, realizou 2.349 intervenções psicológicas, envolvendo avaliação e acompanhamento psicológico, atendimento em grupo, escuta e acolhimento, suporte e orientação familiar, abordagem psicossocial, discussão de casos, encaminhamentos e demais ações para a aprimorar a assistência integral ao paciente.

Foram realizadas, ainda, 5.312 intervenções do Serviço Social, relacionadas às demandas sociais, incluindo atendimentos a pacientes, familiares e/ou responsáveis, acompanhamentos, intervenções com a rede assistencial, de saúde e rede de proteção.

Grupo Consultor em Cuidados Paliativos (GCPali)

O Grupo Consultor consiste em prestar uma assessoria multiprofissional que objetiva a melhora da qualidade de vida e o alívio do sofrimento da pessoa acometida por uma doença ameaçadora à vida. Traz um novo olhar desta experiência que é o viver e o morrer, onde respeita o princípio de autonomia do paciente e entende a família como uma unidade de cuidado. Em 2020, os encontros foram para reflexões teórico-práticas relacionados aos cuidados paliativos, e aprimoramento dos documentos institucionais que norteiam as perspectivas de trabalho do Grupo, em atenção à Política de Cuidados Paliativos e Terminalidade do HSC.

Grupo de Trabalho em Situações de Violência

Vinculado ao Grupo de Trabalho em Humanização (GTH), o Grupo discute demandas, aprimoramento e capacitação da equipe assistencial para os atendimentos voltados a situações de violência. Em 2020, foram realizadas as seguintes atividades:

- Publicação interna dos fluxos de atendimento nos casos de violência contra a mulher e de tentativas de suicídio atendidos nos Serviços de Emergência, garantindo uma qualificação e padronização na assistência prestada pelas equipes do HSC.

- Compartilhamento, durante o mês de setembro (em alusão à campanha do Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio), de mensagens semanais aos profissionais de todas as áreas do Hospital, por e-mail, como um convite ao olhar para si próprio e ao próximo com cuidado e empatia. A iniciativa também reuniu dicas importantes sobre como oferecer apoio respeitoso e acolhedor a alguém com risco de suicídio, fortalecendo a ideia de sempre buscar por ajuda.

Programa de Reabilitação Cardiorrespiratória

É um programa multidisciplinar que cuida dos pacientes submetidos a cirurgias cardíacas no HSC e dos pacientes portadores de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), buscando seu aperfeiçoamento físico, desempenho social e autonomia. Realiza também atendimentos voltados a: pessoas idosas, com doenças pulmonares, cardíacas, vasculares, sequelas da Covid-19 e ao público que utiliza os serviços do Centro de Especialidades Médicas do Hospital. O Programa foi cadastrado e inscrito no Conselho Municipal do Idoso em 2019 e, em 2020, iniciou campanhas de arrecadação de recursos, via imposto de renda, para a realização de projetos.

Movimentos de conscientização e prevenção

O HSC participou ativamente de movimentos mundiais como Agosto Dourado (incentivo ao aleitamento materno), Setembro Amarelo (prevenção ao suicídio), Outubro Rosa (prevenção ao câncer de mama) e Novembro Roxo (conscientização da prematuridade).

Durante o Outubro Rosa o Hospital, por meio do Centro de Diagnóstico e Intervenção por Imagem (CDII), realizou uma ação junto a empresas do município, com o objetivo de fomentar o comércio local e disponibilizar o acesso das mulheres à realização de mamografias. Com o resultado, foi possível oferecer à comunidade, de forma totalmente gratuita, 59 exames de mamografias para realização em 2021, por meio da Secretaria de Saúde e da Liga Feminina de Combate ao Câncer de Santa Cruz do Sul.

Canais de

Comunicação


Lá são divulgadas todas as informações institucionais do Hospital, como histórico, estrutura, números, projetos, programas e serviços realizados. Além disso, oferece notícias da instituição, espaço para envio de mensagem aos pacientes internados e acesso aos serviços do CDII e ao setor de Ouvidoria.

saiba mais

Compartilha histórias dos bebês que ficam internados, por algum período, na Unidade de Cuidados Intermediários e na UTI Neonatal do HSC, com fotos dos pequenos, produzidas pela equipe de enfermagem do Hospital. A intenção é registrar seus primeiros dias/meses de vida de maneira especial, além de servir de inspiração para outras pessoas.

saiba mais

Periódico oficial do Núcleo de Epidemiologia do HSC e do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde da Unisc – Mestrado e Doutorado (B2 Qualis Capes - ISSN:2238-3360). Busca integrar a assistência/ensino, compartilhando as experiências em epidemiologia e controle de infecção. A periodicidade é trimestral e, em 2020, foram publicados 4 números, que somaram 56 trabalhos publicados. A RECI foi indexada, em 2020, nas bases de dados internacionais Redalyc e Web of Science (WoS) - coleção de periódicos emergentes. De acordo com o Journal Citations Impact Factor Report, tem impacto 1,37 para o período 2020-2021.

confira

Compartilham com os pacientes e com a comunidade em geral, informações sobre aleitamento materno, campanha de doação de órgãos, serviços oferecidos pelo CDII, funcionamento das áreas e alas do Hospital, entre outros.


Divulga os projetos desenvolvidos pela Instituição, bem como ações e serviços prestados à comunidade. Possui também um espaço para publicação de artigos de médicos do corpo clínico do Hospital. A distribuição é gratuita e, em 2020, foram disponibilizadas quatro edições virtuais, nos canais digitais do HSC.


Uma cartilha didática para portadores de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), atendidos pelo Programa de Reabilitação Pulmonar no HSC. Contém informações relevantes e de impacto no autocuidado e no manuseio da doença, ampliando a atenção para além da prática clínica de fisioterapia, farmácia, medicina, educação física, nutrição e psicologia. A versão impressa é distribuída aos pacientes e familiares.

confira

Possibilita maior interação entre os funcionários com o compartilhamento de fotos e de atividades realizadas na Instituição, além de ser mais uma opção para a divulgação de notícias e de serviços aos seguidores e aos visitantes do perfil.