Convidamos você a conhecer os projetos, programas, as iniciativas e as ações que marcaram a trajetória da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) no ano de 2022. A Universidade permaneceu pulsante e atuante nas comunidades nas quais está inserida, evidenciando o seu protagonismo social e a sua relevância enquanto formadora.
Produzir, sistematizar e socializar o conhecimento, visando à formação de cidadãos livres, capazes e solidários, contribuindo para o desenvolvimento de uma sociedade sustentável.
Ser uma Universidade comunitária e democrática, reconhecida por relevantes contribuições ao desenvolvimento, capaz de responder de forma criativa e dinâmica às transformações do contexto social.
A Ouvidoria da Unisc existe desde 1998. As pessoas podem manifestar suas opiniões acerca dos serviços disponibilizados na Universidade, no Cepru e na Escola Educar-se.
O setor recebe elogios, sugestões, consultas e reclamações, atendendo pessoalmente, por telefone, por e-mail ou pelo formulário on-line.
Para cada solicitação recebida é realizado o registro da demanda, a análise, o encaminhamento para a unidade envolvida e a resposta ao usuário. Em 2022, foram registradas 587 consultas.
Ferramenta oficial de comunicação que possui diversas informações institucionais para os públicos interno e externo, além de facilitar a rotina dos acadêmicos por meio do Portal do Estudante. O site também tem o Portal de Notícias, cujo objetivo é divulgar e propagar as principais informações que ocorrem na Universidade.
saiba maisNestes canais é possível tirar dúvidas, bem como acompanhar as notícias, as fotos, as ações ou os eventos realizados na Universidade.
5.041
estudantes
presenciais
939
estudantes
Ead
3.875
64,80%
bolsistas ou com
financiamento estudantil
Foram ofertados em 2022, 154 cursos de curta duração, sendo 143 confirmados. Ao todo, foram 179 matriculados em cursos pagos, 4.403 em cursos gratuitos (1.510 com voucher e 1.386 matriculados em capacitação/cursos internos). Ainda, foram disponibilizados 5 cursos híbridos, sendo 2 realizados e estando 3 com matrículas ainda abertas, no fim de 2022.
Presencialmente, foram 46 cursos ofertados e 25 realizados. Ao todo, foram 257 alunos matriculados, sete cursos in company, 73 matriculados em cursos in company, e 3 parcerias in company fechadas.
Foram disponibilizados 99 cursos, em 2022, com 765 alunos matriculados, nas áreas de arquitetura, bem-estar e estética, comunicação, direito, educação, engenharias, saúde, gestão, políticas públicas e tecnologias.
Número de cursos ofertados: 16 cursos – Administração, Ciências Contábeis, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Educação Física, Engenharia de Produção, Gestão Comercial, Gestão da Produção Industrial, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Gestão de Micro e Pequenas Empresas, Gestão Pública, Logística, Marketing, Pedagogia, Processos Gerenciais e Serviço Social.
Número de estudantes que iniciaram em 2022: 471
Número de estudantes ativos: 939
O UNISC Carreiras, agente integrador interno, executa a gestão integral de estágios não obrigatórios e assessora as coordenações de curso na concessão de estágios obrigatórios, em conformidade com a Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008, e com as normas internas da UNISC e dos cursos técnicos do Centro de Educação Profissional da UNISC (Cepru).
Além de formalizar estágios obrigatórios e não obrigatórios, o setor tem como propósito estreitar o relacionamento da Instituição com o corpo discente, com a sociedade e com as empresas. Por intermédio do UNISC Carreiras, é possível que os estudantes construam um plano de carreira que contemple a realização pessoal e profissional, promovendo o protagonismo nas novas e atuais configurações humanas e sociais.
Todo o processo de solicitação de estágios é automatizado e foi desenhado pensando na inovação tecnológica, buscando fluidez de processos e, principalmente, proporcionando maior qualidade e satisfação aos envolvidos. A plataforma Valorizza, adquirida para garantir esse processo inovador, proporciona cadastros de eventos, oportunidades, oficinas e um site para acesso da comunidade em geral, bem como uma intranet que é capaz de personalizar-se a cada novo usuário, trazendo informações de currículo, dados gerais, vínculos de estágios e até uma Declaração de Horas, que é utilizada pelas coordenações para abatimento das horas no Núcleo Flexível dos estudantes.
O setor foi lançado em 11 de agosto de 2020. De janeiro a dezembro de 2022, foram divulgadas 364 oportunidades de estágio e 558 vagas efetivas, bem como foram formalizados 1.175 contratos de estágios não obrigatórios. Ao longo do ano de 2022, também foram formalizados 1.198 contratos de estágios obrigatórios.
Seguindo os caminhos da transformação exigidos pelo cenário de ensino de línguas estrangeiras no atual contexto, a escola de idiomas da Universidade de Santa Cruz do Sul assumiu uma nova identidade, em 2022. Um novo ciclo para a área de idiomas na UNISC foi iniciado.
A UNISC Idiomas é uma escola de referência para o aprendizado de línguas estrangeiras, um lugar de trocas culturais, de experiências vividas coletivamente, um ambiente para a diversidade. É um espaço dentro da Universidade, dedicado a quem quer aprender ou desenvolver suas habilidades em outra língua. Além de ser uma escola de idiomas com metodologia, materiais e nivelamento internacionais, é, também, um Centro Aplicador e Preparador de Exames Internacionais, como TOEFL, IELTS, CAMBRIDGE, DELE e CELPE-BRAS.
As aulas são desenvolvidas a partir da abordagem comunicativa-transcultural, a mais inovadora no ensino de línguas estrangeiras, utilizando o método de Ensino Comunicativo de Línguas (ECL). Na UNISC Idiomas, o estudante aprende interatuando em situações simuladas de uso da língua e tem a oportunidade de aproveitar os espaços que só uma universidade pode oferecer.
Nossos números:
Núcleo de Apoio Acadêmico (NAAC)
O Núcleo de Apoio Acadêmico (NAAC) é um espaço de acolhimento, mediação, orientação e apoio às demandas acadêmicas provenientes dos aspectos didático-pedagógicos, biopsicossociais, de acessibilidade e outras vulnerabilidades que impactam o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes.
Para assegurar a inclusão e acessibilizar a trajetória acadêmica, o Núcleo possui uma equipe multiprofissional das áreas de Psicologia, Neuropsicopedagogia, Interpretação e Tradução de Língua Brasileira de Sinais (Libras), Educação Física, além de Auxiliar Administrativo e Bolsista.
Busca promover ações de fortalecimento ao acesso, à permanência e à participação dos estudantes na educação superior, através de acompanhamento individual e/ou em grupo. Além dos atendimentos individuais realizados pelos profissionais, o NAAC tem proporcionado diferentes ações à comunidade acadêmica:
IV Semana de Inclusão e Acessibilidade da UNISC: realizada em parceria com o Projeto Acessibilidade e Saúde: Interdisciplinaridade em Ação. Evento alusivo à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência, celebrada entre os dias 21 e 28 de agosto, e ao Agosto Laranja, mês da pessoa com Deficiência em Santa Cruz do Sul.
Grupo Acolher: Espaço de acolhimento e escuta que aborda temáticas relacionadas à saúde mental dos estudantes.
GAP: Grupo de Aprendizagem Potente (GAP), com o objetivo de auxiliar no autoconhecimento, para que os estudantes possam identificar e reconhecer as estratégias mais eficazes de estudo.
SuperAção do TCC: Oficina com o objetivo de amenizar a ansiedade, a procrastinação, os medos e as dificuldades no processo de leitura e escrita do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), auxiliando no desenvolvimento da pesquisa.
Entre Minhas mãos, o mundo: Oficina de Língua Brasileira de Sinais (Libras), ofertada com o objetivo de dar visibilidade à acessibilidade comunicacional.
Programa moviMENTE-se: Em junho de 2022, o Núcleo criou o moviMENTE-se com a finalidade de informar, conscientizar e incentivar a comunidade acadêmica a participar de atividades coletivas e a praticar exercícios físicos, proporcionando a interação social, um estilo de vida mais ativo, contribuindo na promoção do bem-estar, da saúde física e mental.
Grupos temáticos da Rede Colaborativa em Ações de Apoio ao Discente: Participação dos profissionais do Núcleo nos grupos temáticos de Transtornos do Neurodesenvolvimento, Surdez e Saúde Mental da Rede, formada pelos núcleos das Instituições de Ensino Superior (IES) do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung). Os grupos têm como objetivos compartilhar e socializar experiências e inovações, discutir casos e formar grupos de estudos com temas de interesse, contribuindo nas áreas de inclusão, acessibilidade e diversidade no Ensino Superior.
nas áreas de acessibilidade, psicologia, neuropsicopedagogia e intervenções em grupo.
estudantes, sendo 30 com deficiência e/ou necessidades educacionais específicas; professores receberam orientações; funcionários e pessoas da comunidade.
Central Analítica
Referência no Estado, atua na prestação de serviços de análises para pessoas físicas e jurídicas, nos mais variados segmentos analíticos, através dos seguintes laboratórios e de unidades de apoio: Laboratórios de Solos; Laboratório de Fertilizantes e Corretivos; Laboratórios de Tecido Vegetal; Laboratório de Fitopatologia e Nematologia; Laboratório de Espectrometria; Laboratório de Microbiologia; Laboratório de Águas; Serviço de Coletas; e Unidade de Manutenção de Equipamentos.
No ano de 2022, foram feitos grandes investimentos. Em especial, foi realizada a finalização da obra e conclusão da estrutura da Central Analítica do Mato Grosso, na cidade de Primavera do Leste, inaugurada em janeiro de 2023.
No ano de 2022, foi realizado um número de análises extremamente expressivo. A exemplo de 2021, o ano de 2022 foi o ano com maior número de análises da história de mais de 30 anos, totalizando 4.829.727 análises, superando o número de 3.535.400 análises realizadas no ano anterior.
- Foram estabelecidas novas parcerias, incluindo a macrorregião do cerrado, região da nova Unidade da Central Analítica da UNISC, com empresas do ramo do agronegócio, no sentido de ampliar a permeabilidade dos serviços em regiões estratégicas do segmento, de modo a propiciar um incremento no volume de amostras destinadas para análise;
- Em 2022, além de a Central Analítica manter o direito ao “Selo A” de Qualidade em análises de amostras de solo, certificado pela Rede Oficial de Laboratórios de Análises de Solo (Rolas), foi obtida, novamente, a certificação máxima de qualidade no Programa Interlaboratorial da Embrapa Solos. Também foi obtida a recertificação no Programa Interlaboratorial de análise de tecido vegetal (PIATV), promovido pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ), da Universidade de São Paulo (USP).
Ao longo do ano de 2022, a Universidade, por meio da Assessoria Internacional, desenvolveu ações previstas na Política de Internacionalização da UNISC, em consonância com o Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI, com vistas ao cenário nacional e internacional, e deu continuidade a atividades presenciais e virtuais de relevância estratégica, tanto quantitativa quanto qualitativamente.
Principais ações em 2022:
- 69 convênios internacionais vigentes com universidades de 19 países;
- 16 estudantes estrangeiros em mobilidade presencial e virtual na UNISC;
- 11 estrangeiros como alunos regulares em Mestrados e Doutorados da UNISC;
- 62 alunos de graduação e de pós-graduação em programas presenciais e virtuais no exterior;
- Continuidade da mobilidade internacional docente (IN: 61; OUT:64) – 27 docentes da UNISC realizaram atividades em 11 países, e outros 55 professores estrangeiros, oriundos de 16 países, realizaram atividades na UNISC;
- Retomada de oferta de Viagens Internacionais de grupos;
- Realização do projeto de educação Empreendedora E-Generation, com financiamento do Consulado dos EUA em Porto Alegre;
- Fortalecimento de relações diplomáticas com representações consulares de Portugal, EUA, Alemanha e República Tcheca;
- Desenvolvimento de iniciativa COIL (Collaborative Online International Learning) com instituição do Chile;
- Participação da Equipe Baja da UNISC em competição nos EUA com 13 alunos e dois docentes;
- Presença da UNISC em eventos de Internacionalização nos EUA e na Espanha.
O SIS é uma clínica-escola da Universidade que atende à comunidade de Santa Cruz do Sul e região, prestando atendimentos sustentados nos valores de um Serviço-Escola que coloca o sujeito no centro da atenção, se configura um lugar de planejamento e execução de práticas clínicas que reúne estagiário(a)s e supervisores das várias profissões que trabalham com diagnósticos, tratamento, reinserção social, prevenção e promoção de saúde.
Presta assistência, aprendendo cotidianamente a não desvincular Ensino, Pesquisa e Extensão nas diferentes práticas dos cursos atuantes, objetivando desenvolver um trabalho de equipe, que ultrapasse os muros da interdisciplinaridade e que produza conhecimentos que privilegiem o planejamento crítico e reflexivo sobre as finalidades das propostas e intervenções; que investigue sobre a origem, o desenvolvimento e a manutenção dos sofrimentos e adoecimentos individuais e coletivos, por reconhecer que desse conhecimento delineará os projetos terapêuticos e os processos de cura/tratamento e prevenção.
Idealizado e implantado pelos cursos de Psicologia e de Enfermagem, o SIS desde sempre reuniu esforços para agregar mais cursos nessa empreitada, o que resultou na adesão dos cursos de Nutrição e, posteriormente, da Medicina. Do mesmo modo que a equipe do serviço se renova a cada semestre, com a entrada de novo(a)s estagiário(a)s, as práticas aqui desenvolvidas também não cessam de se renovar, conferindo lugar a uma clínica ampliada com intervenções e ações sustentadas na discussão sobre o processo saúde-doença.
Em 2022, 805 estudantes realizaram atividades curriculares no SIS e 21 desenvolveram práticas independentes para o núcleo flexível de seus respectivos cursos, totalizando 826 estudantes. Já o total de atendimentos no SIS foi de 26.333.
Durante o ano de 2021 o SIS manteve o setor em funcionamento, de forma presencial, nos turnos manhã, tarde e noite, a partir de março, tornando-se referência para informações em geral, o que gerou um número elevado de ligações para o serviço. Foram registradas 22.484 ligações recebidas.
atendimentos realizados no Serviço Integrado de Saúde
vacinas aplicadas na Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza
vacinas aplicadas na Campanha NAcional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação
coletas para análise SARS-Cov-2 pelo método RT-PCR
atendimentos Tele-cuidado COE-E
vacinas aplicadas contra a COVID-19
Enfermagem
Durante ano de 2022, 57 acadêmicos do curso de Enfermagem realizaram atividades práticas no SIS. Procedimentos: Aplicação de calor e frio, aplicação de medicação, controle de batimentos cardiofetais, coleta de citopatológico, coleta do PCR-RT, coleta do teste do pezinho, consultas de enfermagem, curativos, encaminhamentos, exame de mama, HGT, imobilizações, imunizações, nebulizações, orientações, peso, retirada de corpo estranho, retirada de pontos, testes rápidos, verificação de sinais vitais e visita domiciliar.
Atendimentos em grupos realizados:
- cuidando do cuidador – HSC (interdisciplinar);
- cuidador – Equipe do SIS (interdisciplinar);
- educação em saúde;
- mulheres em evidência;
- seminário do SIS (interdisciplinar);
- e Saúde preventiva.
Consultas Individuais
atendimentos / participações em Grupos
Medicina
Durante ano de 2022, 533 acadêmicos do curso de Medicina realizaram atividades práticas no SIS
- Ambulatório de crianças e adolescentes;
- Ambulatório de infectologia;
- Ambulatório de pneumologia;
- Ambulatório vida leve.
Consultas Individuais
Nutrição
Durante ano de 2022, 78 acadêmicos do curso de Nutrição realizaram atividades práticas no SIS. Os alunos exercem atividades, como avaliação nutricional, física e antropométrica, atendimento ambulatorial individual presencial e alguns on-line para a população em geral de: crianças, adolescentes, adultos, atletas, praticantes de atividade física e idosos.
Atividades desenvolvidas em grupo:
- Como fazer escolhas alimentares para ter saúde e manter um peso saudável?;
- Emagrecimento, Nutrição e saúde intestinal;
- Os melhores alimentos para sua pele!;
- Reeducação alimentar;
- Rotulagem – você sabe o que está comprando?;
- Saúde intestinal;
- Você sabe o que está comendo?;
atendimentos e participações em grupos
Psicologia
137 acadêmicos do curso de Psicologia realizaram atividades práticas no SIS. Atendimento individual: Acolhimento individual (plantão), psicoterapia para crianças, adolescentes e adultos, atendimento psiquiátrico e psicodiagnósticos.
Atividades desenvolvidas em grupo:
- Acolhimentos: criança, adolescente e adulto;
- Ansiedade;
- Apoio à pessoa trans;
- Casal;
- Entre mulheres;
- Família;
- Feliz por fora, triste por dentro/Rachadura na perfeição;
- Mães solo;
- Orientação profissional;
- Psicoterapia para mulheres;
- Perdas e lutos.
Consultas individuais
atendimentos / participações em Grupos
Serviço de Reabilitação Física
O Serviço de Reabilitação Física (SRFis), credenciado no Ministério da Saúde e no Governo do Estado do Rio Grande do Sul, é referência do Sistema Único de Saúde (SUS) para 25 municípios integrantes da 8ª e da 13º Coordenadorias Regionais de Saúde. O atendimento prestado pelo Serviço é multiprofissional, operando com a união de diversas áreas da saúde como fisioterapia, enfermagem, terapia ocupacional, psicologia e serviço social. Em 2022, foram 1.250 beneficiados, além da entrega de dispositivos como cadeiras de rodas, órteses e próteses, um total de 16.567 atendimentos, 18.352 procedimentos totais e 1.785 dispositivos concedidos até outubro de 2022.
Criação de Órtese
Em abril, foi feita a moldagem e apresentação de uma órtese chamada de abdutor de polegar. A órtese, que é biodegradável, é uma cocriação de estudantes da Unisc, uma parceria entre a Fisioterapia e a Engenharia de Produção. É usada, na maioria das vezes, por crianças com paralisia cerebral e que perdem a função da mão. Com o uso do dispositivo, volta a funcionalidade do membro.
A moldagem e apresentação foram feitas pela fisioterapeuta Letícia Fernandes, pelas bolsistas do projeto e estudantes de Fisioterapia, Carolina Heinen e Bianca Morais, pela terapeuta ocupacional, Cristina Fank, e pela estudante de Engenharia de Produção e funcionária do Laboratório de Desenvolvimento de Produtos, Pâmela Rodrigues. Juntas, elas tiveram o apoio da coordenadora do Serviço de Reabilitação da Universidade de Santa Cruz do Sul (SRFis/Unisc) e coordenadora do curso de Fisioterapia, professora Angela Cristina Ferreira da Silva, e do coordenador do curso de Engenharia de Produção, professor André Luiz Emmel Silva.
Próteses mais leves
Pacientes amputados transfemurais que buscam assistência junto ao SRFis/Unisc, têm uma opção mais confortável para acabamento estético para próteses físicas. A Unisc, em parceria com a Associação Canoense de Deficientes Físicos (Acadef), investe na colocação de capas de próteses transfemurais, cujo revestimento cosmético possui design arrojado.
Clínica de Fisioterapia (Fisiounisc) e principais atividades no ano de 2022
Fisioterapia Ambulatorial, realizada nas dependências da Clínica-Escola de Fisioterapia – FisioUnisc, prepara os estagiários para atuarem nas diferentes áreas da fisioterapia, em Traumato-ortopedia, neurologia, reumatologia, dermatofuncional, uroginecologia, prótese e órtese, pediatria. No ano de 2022, foram realizados 2.581 atendimentos nas áreas supracitadas.
O Curso de Odontologia da UNISC atua nas dimensões do ensino, da pesquisa, da extensão e da pós-graduação. Através do trabalho de professores, técnicos e de acadêmicos do curso, é possível atender a comunidade local e regional. Os atendimentos são realizados nas clínicas do curso, que contam com infraestrutura de alta qualidade, bem como em clínicas extramuros. São prestados serviços nas áreas de dentística, endodontia, periodontia, cirurgia, prótese, radiologia, odontopediatria e ortodontia (preventiva para crianças). Em 2022, foram mantidos alguns protocolos de prevenção à Covid-19, sendo prestados 8.130 atendimentos nas clínicas da UNISC.
Os projetos de extensão desenvolvidos foram:
Liga Acadêmica de Cariologia
A Liga Acadêmica de Cariologia é composta por um grupo de estudantes do Curso de Odontologia da Unisc, supervisionados por docente, que tem como objetivo principal aprofundar conhecimentos na área de cariologia, através do desenvolvimento de atividades que integram ensino, pesquisa e extensão.
Através da liga, foram realizadas atividades educativas na Sala de Espera da Clínica de Odontologia da UNISC, na Copame, na Escola Educar-se, no CRAS de Vera Cruz (com pré-escolares das Escolas Municipais Helberg Erhardt Franke, Elemar Guilherme Kroth e São Francisco) e em escolas de Santa Cruz do Sul, em parceria com o projeto Guarda-Costas.
Também foram apresentados três trabalhos na Mostra de Extensão, Ciência e Tecnologia da UNISC: “Liga Acadêmica de Cariologia: Um relato de experiência”, “Fluoretos em dentifrícios comercializados em Santa Cruz do Sul – RS” e “Uso de probióticos e prebióticos na saúde bucal – revisão de literatura”.
Através da Liga Acadêmica de Cariologia, foram realizadas, em 2022, duas aulas abertas a todos os estudantes do Curso de Odontologia da UNISC e à comunidade externa. Uma delas foi com uma professora da Espanha, e a outra, sobre prebióticos e probióticos, com um egresso do curso.
Durante o ano de 2022, 1.197 pessoas foram beneficiadas com as atividades.
Projeto de Prevenção em Endodontia
O projeto tem como objetivo principal aprofundar conhecimentos na área de endodontia, através do desenvolvimento de atividades que integram o ensino, a pesquisa e a extensão. No ano de 2022, foram realizadas diversas atividades, como:
Nas visitas à unidade de serviço Centro Dia, os estudantes puderam vivenciar o trabalho com adultos ou idosos portadores de alguma deficiência ou alteração na saúde; foram 35 usuários e 5 colaboradores beneficiados do Centro. Em visitas à ASAN, foram atingidos cerca de 40 hóspedes e 10 colaboradores da Instituição foram orientados e auxiliados sobre higienização bucal e próteses. Além disso, foram ministradas palestras sobre saúde bucal e prevenção de cárie dentária em duas escolas públicas, sendo 255 escolares beneficiados.
Em contribuição com o Programa Saúde na Escola (PSE), bolsistas e coordenadoras realizaram exames bucais e de acuidade visual em cerca de 120 escolares das séries iniciais do Ensino Fundamental. Essa parceria foi importante para auxiliar o PSE na triagem dos escolares, bem como para agregar conhecimento e experiência aos bolsistas.
No Projeto Guarda-Costas, organizado pela guarda municipal de Santa Cruz do Sul, 79 estudantes, com idade entre 12 e 16 anos de 4 escolas públicas da periferia de Santa Cruz do Sul, puderam assistir a palestras sobre prevenção de cárie e de traumatismos dentários, ministradas pelos bolsistas do Projeto de prevenção em endodontia (PPE).
Público atendido pelo projeto:
- Número total de pessoas atendidas/beneficiadas: 665
- Número total de atendimentos: 238
Projeto Sorriso Especial
Disponibiliza atendimento de crianças e adultos, de pacientes com necessidades especiais. A equipe do projeto – professores e bolsistas – realizou profilaxias e restaurações na Clínica de Odontologia.
Público atendido pelo projeto:
- Número total de pessoas atendidas/beneficiadas: 60
- Número total de atendimentos: 270
Projeto Diagnóstico Bucal
Disponibiliza atendimento para diagnóstico de alterações em tecido mole e duro da cavidade bucal e anexos. A equipe do projeto – professor e bolsistas – realizou procedimentos de biópsias excisionais e incisionais, remoção de sutura e entrega de laudos histopatológicos na Clínica de Odontologia.
Público atendido pelo projeto:
- Número total de pessoas atendidas/beneficiadas: 60
- Número total de atendimentos: 270
Projeto Reabilitando Sorrisos em busca de uma melhor qualidade de vida da população
Na dentística, os tratamentos realizados foram: facetas, clareamento externo, coroa provisória com pino, raspagem, restauração com pino fibra de vidro, restaurações de dentes anteriores e posteriores, fechamento de diastemas e dentes conoides.
Na endodontia, foram realizados procedimentos de tratamento de canal em dentes unirradiculares e multirradiculares.
Público atendido pelo projeto:
- Número total de pessoas atendidas/beneficiadas: 71
- Número total de atendimentos: 236
Hospital Veterinário da Unisc
Desde outubro de 2020, o Hospital Veterinário da Universidade de Santa Cruz do Sul (HV-UNISC) é referência em saúde veterinária e infraestrutura, sendo o único hospital veterinário do Vale do Rio Pardo reconhecido pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV-RS).
Em uma estrutura de mais de dois mil metros quadrados, o Hospital Veterinário realiza, de forma particular e conveniada, todos os tipos de procedimentos necessários, como exames, cirurgias e aplicação de vacinas. Em 2022, foram realizados 3.980 atendimentos (consultas, exames e procedimentos cirúrgicos); dentre estes, 607 foram atendimentos particulares, 202 castrações para o município de Vera Cruz (convênio para castração de animais de pequeno porte) e 3.171 atendimentos gratuitos para tutores de baixa renda, protetores independentes e ONGs (convênio com a Prefeitura de Santa Cruz do Sul), tanto para animais de pequeno como de grande porte.
Em 2022, o HV ampliou seus atendimentos especializados, a partir de novas parcerias com colaboradores, abrangendo as áreas de ortopedia, neurologia, oncologia, oftalmologia, cardiologia, dermatologia, fisioterapia, medicina de animais silvestres e exóticos (pets não convencionais) e diagnóstico por imagem. Também ampliou os serviços de exames laboratoriais (micologia, endocrinologia, imunologia e toxicologia), além de realizar a primeira cirurgia neurológica.
O HV também obteve, junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), credenciamento dentro do Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Animal (PNCEBT) para realização de testes de diagnóstico de brucelose e tuberculose e participação no processo de certificação de estabelecimentos de criação livres de brucelose e tuberculose bovina e bubalina, no Rio Grande do Sul. Isso possibilitou também o início do projeto de vacinação contra brucelose, diretamente em propriedades rurais do município, firmado com a Prefeitura de Santa Cruz do Sul (em dezembro).
A assistência médico-veterinária também contribui para a saúde do homem, enquanto indivíduo, e para a saúde pública, enquanto comunidade, através da prevenção e do controle de enfermidades infectocontagiosas e parasitárias, entre elas, as zoonóticas. A relação estreita e muitas vezes indissociável entre saúde animal, humana e ambiental gera o conceito atual da saúde única, a qual está contemplada pela respectiva prestação de serviços promovida pelo HV. Todos os atendimentos realizados no HV da UNISC são guiados pelo amor e pelo carinho com os animais, buscando o bem-estar e a vitalidade dos pacientes.
Gabinete de Assistência Judiciária
O Gabinete de Assistência Judiciária (GAJ) proporciona para a população em situação de vulnerabilidade social o acesso à justiça, como forma de reivindicar e proteger seus direitos. O setor oferece informações e elabora peças processuais cíveis, criminais e trabalhistas e realiza o acompanhamento dos processos e das audiências, proporcionando suporte emocional aos assistidos e desenvolvendo atividades de mediação das famílias na solução de conflitos. Os atendimentos abrangem os municípios das comarcas de Santa Cruz do Sul, Vera Cruz, Venâncio Aires, Rio Pardo, Capão da Canoa e Sobradinho.
No ano de 2021, devido à pandemia, o GAJ desenvolveu um serviço de Call Center para auxiliar a população. Ao todo, foram realizados 2.495 atendimentos para pessoas de diversas cidades do estado.
atendimentos
novos clientes
novas ações
novos clientes (filantropia)
atendimentos presenciais
teleatendimentos
processos ativos (11 processos físicos e 163 processos eletrônicos)
Em 2022, o GAJ de Capão da Canoa firmou convênio com a Justiça Federal de Capão da Canoa e passou a atender em um espaço dentro da Vara uma vez por mês. Pelo convênio, foram realizados 70 atendimentos ao público, atuando nas mais diversas áreas, como por exemplo ações previdenciárias.
atendimentos
alunos do curso de Direito estagiando
pessoas beneficiadas pelo ajuizamento de ações. (111 ações distribuídas)
audiências presenciais e on-line
atendimentos (250 novos assistidos)
atendimentos (134 assistidos)
atendimentos
novos clientes
TecnoUnisc
O Parque Científico e Tecnológico Regional da UNISC (TecnoUnisc) foi criado com base na ideia de que inovação e empreendedorismo são importantes fontes de desenvolvimento econômico e social. Por meio da promoção de ações que buscam maior interação entre Universidade, empresas, governo e sociedade, o parque auxilia empreendedores e visionários no desenvolvimento de produtos e processos inovadores.
Em 2022, o TecnoUnisc foi parceiro de 24 empresas, algumas delas associadas externas e outras associadas hospedadas, ocupando espaços físicos na Universidade. Desenvolveu 12 projetos de pesquisa e desenvolvimento e tem 98 pessoas trabalhando no parque.
Resultado de uma construção de 16 anos da APESC e da UNISC, investindo em ambientes de inovação na região, no guarda-chuva do TecnoUnisc também estão presentes outros ambientes de inovação:
Incubadora Tecnológica da Unisc (Itunisc)
Acreditando que boas ideias só precisam de um pequeno incentivo para serem concretizadas, a Itunisc auxilia no desenvolvimento de empreendedores e de novos negócios, fornecendo um espaço físico descontraído, consultorias e outros serviços de apoio. Ao longo de sua história, a Itunisc já “graduou” 25 empresas, ou seja, empresas que passaram pelo período de incubação e ingressaram com êxito no mercado. Em 2022, a Itunisc teve 22 empreendimentos incubados.
Centro de Excelência em Produtos e Processos Oleoquímicos e Biotecnológicos (CEPPOB)
O CEPPOB é um espaço de desenvolvimento de produtos e processos inovadores em áreas como Oleoquímica, Biotecnologia, Síntese Orgânica, Microbiologia, Biologia Molecular e Cultivo Celular. Os laboratórios contam com equipamentos e modernas instalações que permitem pesquisa em escala laboratorial e piloto.
Em 2020, a estrutura do CEPPOB foi adaptada para auxiliar no combate à pandemia da Covid-19. Até o final de 2022, o CEPPOB contabilizou mais de 14 mil diagnósticos de exames moleculares para Covid-19. O trabalho foi realizado em parceria com a Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Sul e teve a participação de voluntários e de pesquisadores da UNISC.
DemoDay
O DemoDay é a etapa final do período de validação dos empreendimentos dentro da Itunisc. No evento, as startups têm a oportunidade de apresentar suas soluções ao mercado e alcançar maior visibilidade por meio de pitchs. Antes desse momento, as incubadas participaram, durante três meses, de workshops e consultorias com profissionais capacitados e especialistas no desenvolvimento dos negócios, para chegarem, no dia do evento, prontas para apresentar uma solução validada. Realizado em parceria com o SebraeX, em 2022 o evento teve a participação de 10 empreendimentos e foi realizado no auditório central da UNISC.
SouthSummit
Em 2022, o TecnoUnisc esteve presente no South Summit Brasil, um encontro global entre startups, empresas e investidores. Além do trabalho de networking realizado pela equipe voltado às empresas parceiras do Parque, duas empresas pertencentes ao ecossistema do TecnoUnisc estiveram entre as finalistas da Competição de Startups, que ocorreu no evento: Meu Resíduo e ConnectBio. Participaram da competição mais de mil startups, sendo 45% delas brasileiras e as outras 55%, de países como EUA, Espanha, Índia, Nigéria, Turquia, Reino Unido, Argentina e Colômbia.
Hackathon – Venâncio Aires
A Itunisc realizou, em 2022, o 1o Hackathon de Venâncio Aires. A palavra Hackathon vem de duas outras palavras: hack, que significa programar com excelência, e marathon, de maratona.
Traduzindo o conceito para o português, Hackathon é uma maratona de programação, com foco no desenvolvimento de soluções para dores do mercado. O Hackathon realizado teve duração de três dias e participação de 8 equipes que, ao final da maratona, apresentaram soluções variadas voltadas à resolução de problemas reais.
Startup Summit
Outro importante evento que contou com a presença do TecnoUnisc, em 2022, foi o Startup Summit em Florianópolis/SC. O evento teve 14 trilhas de conteúdos, 90 palestrantes, 120 Startups e 50 entidades. A participação teve como objetivo trazer conteúdos e tendências das áreas de empreendedorismo e inovação para a região dos Vales, agregando valor ao ecossistema da região, especialmente para as empresas parceiras do TecnoUnisc.
Responsável por desenvolver e fomentar atividades culturais, o Núcleo reconhece a importância da diversidade e da multiplicidade de expressões culturais. Por meio de ações busca democratizar o acesso, bem como valorizar as produções locais e articular a Universidade com o poder público e com as organizações da sociedade civil para promover a cidadania cultural.
O Núcleo de Arte e Cultura da Unisc está vinculado à Reitoria. Visa proporcionar aos estudantes da Unisc uma formação crítica e dialógica em extensão universitária, através de ações culturais desenvolvidas em diferentes programas e projetos. As atividades desenvolvidas em 2022 beneficiaram 4.520 pessoas
MÚSICA – Palco Unisc
O projeto Palco Unisc teve continuidade em 2022, dando abertura para apresentações de artistas santa-cruzenses e da região. Este projeto tem o mérito de permitir que Santa Cruz e a região acessem diferentes culturas do nosso país.
Show Demônios da Garoa - 220 pessoas;
Show Ponto e Pianada - 70 pessoas;
Ave Cantadeira - Bruna Richter Eichler - Apresentação Musical e Lançamento do seu CD - 130 pessoas.
Exposições
Hiphop
Projeto HipHop Batalha da Pista - público 200 pessoas.
ORQUESTRA DE CÂMARA DA UNISC
Em 2022, após o período de pandemia, a Orquestra continuou a sua missão de disseminar a música de câmara no estado do Rio Grande do Sul. Foram realizados 13 concertos, passando por vários centros do Estado e no interior, sendo 07 desses concertos realizados com financiamento da Lei de Incentivo à Cultura. Os concertos reuniram cerca de 3.500 pessoas.
CORO DA UNISC
O Coro da Unisc realizou 02 apresentações, em 2022, participando de apresentações com a Orquestra de Câmara da UNISC. As apresentações reuniram 1.500 pessoas.
CURSO DE EXTENSÃO - ESCOLA DE MÚSICA
A Escola de Música da UNISC, em 2022, contou com a participação de diversos alunos, tanto da comunidade como da própria UNISC.
Movido principalmente pela preocupação em estimular a produção audiovisual independente, a fim de destacar e premiar curtas-metragens gaúchos e brasileiros, o evento chegou à 5° edição, em 2022, e trouxe o público de volta ao Auditório Central da UNISC entre os dias 24 e 28 de outubro. O Festival traz à tona importantes discussões contemporâneas que levam o público à reflexão; oferece espaço para realizadores exibirem suas obras na telona (muitas vezes pela primeira vez); e também é um importante propulsor para o cinema produzido no Brasil.
Nesta edição do evento, foram 544 obras inscritas, que passaram por um longo processo de curadoria, disputando vaga na Mostra Competitiva. Foram 18 filmes selecionados para a Mostra Competitiva, sendo 12 nacionais e 6 regionais, além de 6 na Mostra Olhares Daqui. O público presencial totalizou cerca de três mil pessoas. Ainda, 145 alunos dos cursos de Comunicação da UNISC participaram de atividades relacionadas ao evento.
Conexão Escola 2022
O Conexão Escola é um dos pilares do Conexões UNISC e foca os esforços em conectar a Universidade às escolas da região, oferecendo palestras e oficinas aos alunos de Ensino Médio, como também educação continuada aos professores. Em 2022, foram 7.211 pessoas atendidas/beneficiadas, totalizando 15.377 atendimentos.
Feira de Ciências - Inovação e Sustentabilidade
A Feira de Ciências envolveu as regiões do Vale do Rio Pardo, Jacuí-Centro e Litoral Norte. Ocorreu de forma híbrida, tendo parte dos trabalhos sendo apresentados de forma on-line e parte de forma presencial.
Dos 73 trabalhos inscritos, que foram elaborados por estudantes e professores de escolas públicas e privadas de municípios das áreas de abrangência das 6ª, 11ª e 24ª Coordenadorias Regionais de Educação, 18 foram agraciados com a honraria como projeto-destaque, envolvendo projetos desde o 1º ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos e do Ensino Técnico.
A organização da Feira concedeu também Menção Honrosa para 10 outros projetos em função da qualidade, distribuídos entre alunos dos anos finais do Ensino Fundamental, Médio e Técnico.
No ano de 2022 foram 788 atendimentos ao projeto, sendo 552 pessoas atendidas ou beneficidas.
UNIAMA Online - 2022
O projeto Universidade do Adulto Maior (Uniama) proporciona a interação das pessoas idosas com a Universidade, através de atividades e serviços em prol do envelhecimento com qualidade de vida. A Uniama é voltada a pessoas com idade igual ou superior a 50 anos e está vinculada ao Núcleo de Ação Comunitária (NAC), órgão da Direção de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação Stricto Sensu. O projeto busca articular o ensino, a pesquisa e a extensão ligados à geriatria e à gerontologia, através dos diversos cursos, setores, projetos e programas da Universidade.
Existe, também, o Uniama Atividades, que proporciona atividades que contribuam com a cidadania e a qualidade de vida dos participantes. Em 2022 foram oferecidas 17 atividades, com 247 pessoas inscritas.
Equipes de competição de Engenharia 2022
O projeto promove a formação diferenciada e complementar de estudantes dos cursos de Engenharia da UNISC, bem como a sua divulgação, através da participação nas competições estudantis de engenharia entre universidades do Brasil e do mundo, organizadas pela Sociedade dos Engenheiros da Mobilidade (Society of Automotive Engineering - SAE), além de visitas a escolas de ensino médio da região. A UNISC participa com duas equipes em duas categorias: Baja SAE e Aerodesign SAE, respectivamente, com a Equipe Baja de Galpão UNISC e a Equipe Kamikase Aerodesign.
A formação diferenciada e complementar se dá por meio de teorias desenvolvidas e empregadas em engenharia, possibilitando que os acadêmicos testem na prática os conteúdos teóricos aprendidos nos cursos, desenvolvendo soft skills e vivenciando o aprendizado através da busca de solução aos desafios técnicos e pessoais.
O projeto propõe, ainda, motivar e incentivar alunos de escolas do Vale do Rio Pardo que visitaram o Viva UNISC a buscarem formação superior em cursos de graduação em Engenharia, entendendo a sua importância na resolução de problemas reais do cotidiano social.
Equipe Baja de Galpão no mundial de 2022
No dia 20 de maio, 14 membros da equipe (incluindo dois professores) embarcaram para o mundial Baja SAE Rochester, NY, EUA, ocorrido nos dias 2 a 5 de junho. Competindo com mais de 1.500 estudantes de mais de 100 equipes do mundo todo, a UNISC se destacou como 2º lugar na prova de enduro, ganhando quem dá mais voltas em uma pista de obstáculos em 4h e foi um dos 4 finalistas da prova de projeto, terminando em 3º lugar. Feito inédito para uma equipe da região sul do Brasil. Nas demais competições do ano, os resultados foram: um pódio em 5º lugar geral no nacional e 2º lugar geral na competição regional BajaSul.
Em 2022, a Universidade contou com 115 projetos de pesquisa, dos quais 39,13% contam com recursos de órgãos de fomento externo, como CNPq, Capes e Fapergs.
Os destaques são:
IMPLEMENTAÇÃO DA CLASSIFICAÇÃO INTERNACIONAL DE FUNCIONALIDADE, INCAPACIDADE E SAÚDE (CIF): estudo em um Serviço Especializado em Reabilitação Física de Referência Regional do Sistema Único de Saúde no Rio Grande do Sul
A Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) propõe uma abordagem baseada no modelo biopsicossocial de saúde, sob a perspectiva da funcionalidade humana. O objetivo do projeto é analisar os processos envolvidos e descrever o percurso da implementação da CIF em um Serviço Especializado de Referência Regional em Reabilitação Física do SUS no RS. Estudo do tipo pesquisa-ação, por meio de estudo de caso, com enfoque qualitativo, a ser desenvolvido no Serviço Especializado de Reabilitação Física (SRFis) da UNISC. A população do estudo abrangerá a equipe do SRFis (14 sujeitos); os novos usuários do serviço em quatro meses (120 sujeitos); 25 representantes da Atenção Básica da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência dos municípios referenciados para o serviço. O projeto será dividido em 5 eixos. Eixo 1: Percepções dos usuários sobre o modelo de atenção às pessoas com deficiências físicas do SRFis, com entrevistas. Eixo 2: grupos focais com a equipe do serviço sobre o processo de implementação da CIF. Eixo 3: Oficinas de formação para a equipe do SRFis sobre a utilização da CIF. Eixo 4: Implementação da CIF. Eixo 5: Avaliações permanentes dos eixos anteriores. A análise dos instrumentos de coleta dos eixos será conjunta e articulada, norteada pela Análise de Conteúdo. O projeto busca aprimorar a assistência interdisciplinar das equipes de saúde a indivíduos com deficiência física, Almeja-se impacto na qualidade de vida dessas pessoas pela qualificação do processo de cuidado com foco na funcionalidade e contribuir para aprimorar políticas públicas à população com deficiência, no SUS.
Sistema Automatizado para Desfluoretação de Águas Subterrâneas
O presente projeto propõe uma solução técnica e economicamente viável para a erradicação da fluorose dental, caracterizada pela fácil operação e manutenção, de aplicação imediata e adequada à realidade das pequenas comunidades brasileiras. Para isso, será desenvolvida uma unidade compacta e automatizada para desfluoretação de águas de abastecimento, por precipitação por contato, adequada para atender a uma vazão de até 5000 L.h-1, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população, através de ações sustentáveis que visam ao desenvolvimento de novas tecnologias, permitindo o acesso universal e igualitário à água potável. O projeto foi colocado em prática em Restinga Seca.
CRIATIVA: Desenvolvimento de plataforma on-line para apoio e fomento a atividades criativas de aprendizagem no ensino municipal de Santa Cruz do Sul
O objetivo deste projeto de pesquisa é criar e implementar a plataforma on-line "Criativa" para apoiar e incentivar atividades criativas de aprendizagem na rede municipal de ensino de Santa Cruz do Sul. A plataforma consiste em um repositório de conteúdo e ferramentas on-line para promover a criatividade e autonomia no processo de aprendizagem. O projeto inclui a produção de materiais informativos e didáticos, formação de professores, curadoria de ferramentas digitais e elaboração de cursos de capacitação para os professores da rede pública. A plataforma é voltada para o ensino fundamental e visa desenvolver diferentes competências indicadas na Base Nacional Comum Curricular, principalmente relacionadas à cultura digital e à expressão dos educandos sobre suas realidades. No âmbito do projeto, a aprendizagem é vista como um ato criativo, que se desenvolve em um processo que precisa estabelecer espaços para reflexão sobre as práticas, estimulando o esforço intelectual individual e coletivo para uma reflexão autônoma sobre as próprias ações. Por isso, é trabalhado o conceito de aprendizagem criativa, que busca inserir o processo contínuo de ação e reflexão como elemento da dinâmica de aprendizagem, propondo um reposicionamento para entender a essência da própria aprendizagem e da criatividade.
Em relação aos projetos de extensão, foram desenvolvidos 47 projetos, com 59.536 pessoas beneficiadas diretamente.
Os destaques são:
Promoção de hábitos alimentares saudáveis
Com 670 atendimentos e mais de 650 beneficiados diretos, este projeto visa promover ações de promoção da alimentação saudável, através de atividades de educação alimentar, nutricional e terapêuticas, individuais e coletivas nos ciclos de vida, atendendo a demandas da comunidade local e regional, nos espaços da UNISC e externos, conforme demanda e interface com outros projetos, ações e ensino da Universidade e do Curso de Nutrição.
Atua em prol da promoção de saúde, prevenção e aconselhamento no âmbito da obesidade e doenças crônicas não transmissíveis, considerando necessidades e demandas atuais de saúde, comprovação de dados epidemiológicos nacionais, no sentido da necessidade de estratégias de saúde e alimentação para controle da obesidade e suas comorbidades em todas as faixas de idade. Além disso, contribui na formação prática dos estudantes do Curso de Nutrição, em diferentes espaços e temas relacionados à nutrição.
UNISC Inclusão Digital
Criado em 2008, o Projeto UNISC Inclusão Digital contribui para o desenvolvimento social de crianças, jovens, adultos e idosos, promovendo a inclusão digital através de oficinas de informática gratuitas. Em 2022, foram ofertadas oficinas e atividades de ginástica cerebral, informática intermediária, informática para o mercado de trabalho, introdução ao Excel, pensamento computacional, robótica, software para auxiliar cuidadores de pacientes internados no Hospital Santa Cruz, além de dicas de saúde para quem trabalha com computador, totalizando 371 beneficiados diretos.
Observatório da Educação do Campo do Vale do Rio Pardo (ObservaEduCampoVRP)
O Observatório reúne e produz um conjunto de dados e de informações sobre educação no/do campo nos 23 municípios que integram o Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Rio Pardo (CoredeVRP). Todas as iniciativas de ensino, pesquisa e extensão vêm sendo realizadas de modo compartilhado com a Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul (EFASC) e a Escola Família Agrícola de Vale do Sol (EFASOL).
As/os educadoras/es que atuam no ObservaEduCampoVRP têm manifestado a importância de sistematizações, diagnósticos, formações que vêm sendo realizadas no Vale do Rio Pardo e no Rio Grande do Sul, permitindo identificar a situação da educação básica no campo e favorecendo uma melhor atuação das EFAs na Articulação em Defesa da Educação do Campo. Em 2022, o projeto beneficiou 200 pessoas, diretamente, e seus resultados podem ser acompanhados através das suas redes sociais.
Tratamento do Superendividamento do Consumidor
A Lei nº 14.181, de 1º de julho de 2021, alterou o Código de Defesa do Consumidor, promovendo importantes inovações, especialmente sobre a prevenção e o tratamento do endividamento extremo, denominado de superendividamento. Instituiu um procedimento específico para o tratamento, denominado processo de repactuação de dívidas, que tem início com a realização de audiência conciliatória com todos os credores, na qual o consumidor deve apresentar proposta de plano de pagamento de suas obrigações, preservando para si os rendimentos necessários a sua subsistência (mínimo existencial).
Nesse procedimento pré-processual ou parajudicial, o consumidor estará, em regra, desacompanhado de advogado, o que agrava a sua vulnerabilidade e põe em risco o seu direito constitucional de ser protegido. Nesse sentido, o projeto propõe a prestação de assistência a esses consumidores. No primeiro atendimento, o consumidor é ouvido para a identificação de sua demanda; caso se enquadre no conceito de superendividado, é montado o plano de pagamento e agendada a audiência. Após a audiência, o consumidor aguarda a homologação do acordo ou a aplicação das penalidades. Em 2022, o projeto contou com 218 beneficiados diretos.
Entre os dias 24 e 28 de outubro, a UNISC realizou a III Mostra de Extensão, Ciência e Tecnologia. Teve como objetivo divulgar as atividades de ensino, de pesquisa, de inovação e de extensão, desenvolvidas pelos estudantes de graduação da UNISC e também de outras Instituições de Ensino Superior (IES), promovendo a articulação e a troca de experiências. As atividades foram realizadas na modalidade on-line pelo canal no YouTube EaD UNISC.
Na palestra da abertura “O Grande RESET: a reconstrução da sociedade a partir da Pandemia de Covid-19”, foram contabilizados 1.690 participantes na transmissão e 6,3 mil visualizações no YouTube.
Foram 469 trabalhos aprovados (247 na área de Ciências Biológicas e da Saúde; 69 nas Ciências Exatas, da Terra e Engenharias; 87 nas Ciências Humanas; e 66 nas Ciências Sociais Aplicadas);
Dentro da programação, ocorreu a apresentação de nove trabalhos desenvolvidos por estudantes dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da UNISC na III Mostra da Pós-Graduação Stricto Sensu, que tem como objetivo divulgar os Programas de Mestrado e Doutorado da Instituição. No total, foram 418 pessoas na transmissão e mais 1,3 mil visualizações no YouTube, totalizando 2.196 inscritos, entre os ouvintes mais a apresentação do trabalho.
Programa Inserção Comunitária 2022
O Programa Inserção Comunitária está vinculado ao Núcleo de Ação Comunitária (NAC) e é uma modalidade da extensão universitária dirigida aos estudantes de graduação e de cursos técnicos do Cepru.
Tem por objetivo oportunizar a interação do acadêmico com a realidade social, através do engajamento em atividades em prol da comunidade. Proporciona uma experiência de imersão em contextos sociais e institucionais, onde existem situações de vulnerabilidade social, favorecendo a convivência dos estudantes em ambientes que agreguem conhecimentos e os sensibilizem para contextos sociais e situação das entidades comunitárias, ampliando a consciência para o exercício da cidadania.
Durante o ano de 2022, as ações ocorreram nos municípios de Montenegro, Santa Cruz do Sul, Venâncio Aires e Vera Cruz, contribuindo com 38 entidades parceiras, 124 estudantes de 28 cursos de graduação, e 4.033 beneficiários.
Consumo de energia
Dentro do programa de eficiência energética, durante o ano de 2022, foram conduzidos estudos e desenvolvidos projetos para a ampliação dos sistemas de geração de energia fotovoltaica no campus-sede e nos demais campi da Universidade. Os projetos visam à geração total de toda a energia consumida nos campi fora de sede e uma geração parcial para o campus de Santa Cruz do Sul. A instalação dos sistemas de geração está prevista para iniciar em 2023.
A energia elétrica consumida pela UNISC Santa Cruz do Sul, incluindo a Educar-se e o Cepru, continuou sendo proveniente de fontes limpas, totalmente renováveis e que não agridem o meio ambiente. Assim, no ano de 2022, a Universidade recebeu um certificado da empresa Ludfor Energia Ltda, que reconheceu, devido ao uso da energia renovável, uma redução de 363,774 toneladas de dióxido de carbono durante o ano de 2021.
Consumo de água
De maneira permanente, a Instituição desenvolve campanhas para o consumo consciente de água e energia nas instalações. A água utilizada é fornecida pela Corsan e, em Santa Cruz do Sul, também de dois poços artesianos.
Tratamento de efluentes
Todo o efluente sanitário gerado no campus da UNISC, em Santa Cruz do Sul, é tratado em uma Estação de Tratamento de Efluentes (ETE). Ela trata o efluente por meio de processos biológicos e segue as exigências estabelecidas pela legislação, estando devidamente licenciada junto ao órgão ambiental municipal. O sistema também constitui uma área de pesquisa e desenvolvimento de projetos acadêmicos, tanto da graduação quanto da pós-graduação.
Gestão de resíduos
Diversas medidas de gestão ambiental são adotadas para que os resíduos gerados na Instituição tenham uma destinação adequada, começando pela coleta seletiva, que contempla a disponibilização de coletores para cada material (papel, plástico, metal, vidro, orgânico e rejeito), bem como as ações de educação ambiental.
Durante o ano de 2022, foram enviadas para reciclagem cerca de 15 toneladas de material reciclável, além de ser direcionada à composteira do campus grande parte dos resíduos orgânicos, que se transformaram em composto orgânico.
Nesse ano, não foram descartadas lâmpadas fluorescentes, pois estão sendo substituídas gradativamente por lâmpadas de LED.
Já os rejeitos (que não podem ser reciclados) foram encaminhados para aterro sanitário, devidamente licenciado, onde são adotadas diversas medidas para que não contaminem o meio ambiente.
Tratamento da biodiversidade
A Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) da UNISC é uma das maiores do Rio Grande do Sul e contribui para a conservação da Mata Atlântica, sendo um refúgio para diversas espécies características desse bioma. A região tem o privilégio de ter uma amostra de Mata Atlântica que será conservada perpetuamente, favorecendo a proteção da biodiversidade e ampliando as áreas protegidas no país. A área contribui para a polinização, para a regulação da qualidade do ar, do clima e da água, entre outros serviços ecossistêmicos.
Ações de educação ambiental
Durante o ano de 2022, foram realizados diversos diálogos e palestras sobre meio ambiente, coleta seletiva e a importância da gestão de resíduos, tanto em turmas da graduação e pós-graduação quanto em escolas da região.
Além disso, a Área Ambiental constitui uma referência nos assuntos relacionados ao meio ambiente para toda a comunidade acadêmica e para a região, sendo apoiadora de várias iniciativas isoladas, fornecendo informações e dados para pesquisas e trabalhos acadêmicos, bem como atuando como parceira em ações de educação ambiental de iniciativa da comunidade
Uma das importantes parcerias firmadas em 2022 foi com a Empresa JTI, que instalou no campus de Santa Cruz coletores especiais para o recolhimento de bitucas de cigarro, resíduos que muitas vezes eram jogados no chão e hoje são coletados e reciclados por um projeto da Poiato Recicla.
As Bibliotecas da UNISC estão presentes em todos os campi. A UNISC possui uma das maiores bibliotecas do Estado, em termos de acervo, com mais de 400 mil exemplares, entre livros, periódicos, CDs, DVDs, folhetos, mapas, entre outros. Além de empréstimo aos alunos, para contribuir com o desenvolvimento da região, é proporcionado livre acesso aos materiais para consulta local e no salão de leitura. Membros da comunidade ou egressos também podem utilizar os serviços das bibliotecas da UNISC.
No ano de 2022, a biblioteca atendeu a comunidade acadêmica e geral através dos serviços de empréstimo presencial, atendimentos virtuais por e-mail, rede social e WhatsApp. Também ofereceu 34 treinamentos das bases de dados para 435 pessoas. O número de empréstimos foi de mais de 71.400 materiais.
Na área esportiva, a universidade busca apoiar diversas modalidades, tendo como premissa a inclusão social, a promoção da saúde e o bem-estar da comunidade em geral. São atendidas modalidades como: Futebol de Campo, Futsal, Basquete, Judô, Atletismo, Ciclismo e Xadrez.
São diversos eventos anuais relacionados ao esporte e ao lazer que evidenciam e consolidam o incentivo às práticas esportivas como instrumento fundamental para a educação, saúde e formação dos indivíduos.
A Universidade apoia projetos sociais, destinados principalmente a crianças e adolescentes, realizados por entidades da região devidamente registradas para esse fim e também disponibiliza a estrutura física do seu complexo esportivo para a realização de diversas atividades esportivas realizadas pelas redes municipal e estadual de educação, promovendo a integração social.
Foram mais de nove mil pessoas atingidas direta e indiretamente por ações na área do esporte.