Histórico

Foi em 17 de março de 1962 que os primeiros capítulos da história da Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul (Apesc) começaram a ser escritos. Após a conquista de sua criação, esforços incansáveis foram concentrados em atender a um grande anseio nutrido pela comunidade: o de ofertar os primeiros cursos superiores em Santa Cruz do Sul. Esse objetivo começou a se concretizar em 1964, a partir da criação da Faculdade de Ciências Contábeis, com o curso de Ciências Contábeis.

Nos anos seguintes, foram instaladas as Faculdades de Filosofia, Ciências e Letras, em 1967; de Direito, em 1968; e a Escola Superior de Educação Física, em 1970. Em 1981, o somatório dessas quatro faculdades deu origem às Faculdades Integradas de Santa Cruz do Sul (Fisc). Naquele mesmo ano, a Fisc passou a oferecer cursos em regime especial de férias, possibilitando a formação de professores nos cursos de licenciatura.

Em 1984, a busca pela implantação de uma escola de 1º e 2º graus foi exitosa: surgia a Escola de Educação Básica Educar-se.

Com a implementação de novos cursos superiores, em 1993 a Fisc foi reconhecida pelo MEC como Universidade, passando a ser denominada Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).

Em 1994, teve aprovado o Mestrado em Desenvolvimento Regional, seu primeiro programa de pós-graduação stricto sensu.

A partir de 1998, a Unisc passou a oferecer cursos de graduação fora da sua sede. Atualmente, está presente nos municípios de Sobradinho, Capão da Canoa, Venâncio Aires e Montenegro.  Em 1999, a Apesc expandiu seu campo de atuação para além da educação básica e superior e passou a oferecer também cursos técnicos, com a criação do Centro de Educação Profissional da Unisc (Cepru), uma nova mantida da entidade.

A diversificação de atividades prosseguiu em 2003 com a aquisição do Hospital Santa Cruz (HSC), maior e mais antiga casa de saúde de Santa Cruz do Sul e o principal centro de saúde do Vale do Rio Pardo. Trata-se de uma Instituição sem fins lucrativos, que tem o compromisso de garantir à comunidade saúde com qualidade, dignidade e infraestrutura adequada.

O conjunto de iniciativas voltadas à educação, à saúde e à assistência social, somado ao lançamento constante de novos cursos de graduação e de pós-graduação e à instalação de unidades em diversos municípios, reiteram a seriedade e o engajamento da Apesc no compromisso com o desenvolvimento contínuo da comunidade em que está inserida.