A Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul – APESC apresenta neste Relatório um pouco do trabalho realizado em 2015, nas áreas da educação e da saúde, por suas mantidas: a Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC, a Escola de Educação Básica Educar-se, o Centro de Educação Profissional da UNISC – CEPRU e o Hospital Santa Cruz – HSC.
No exercício diário das ações de suas mantidas, dentre as quais se destacam a produção, sistematização e socialização do conhecimento, a humanização, a formação de profissionais e de cidadãos conscientes de seus direitos e deveres na e para com a coletividade, a melhoria da qualidade de vida da população, entre outras, está sempre presente o compromisso com a responsabilidade social assumido pela APESC desde a sua fundação, em 1962.
É em nome desse compromisso social que a APESC pauta suas atividades, buscando manter a qualidade que a caracteriza e a sustentabilidade de suas mantidas, enfrentando, com seriedade e responsabilidade, as adversidades que o contexto sociopolítico e econômico do País vem apresentando, principalmente nas áreas da educação e da saúde, mas, sobretudo, nesta última, em que a prestação de serviços tem sido afetada gradativa e gigantescamente pelo esgotamento financeiro do aparato público.
No momento em que se apresenta o Relatório de Responsabilidade Social e o Balanço Social da APESC, mostrando o que de positivo se fez, é mister também abordar a questão da saúde financeira da Entidade que, em 2015, exigiu várias medidas de enfrentamento por conta das mudanças e restrições de financiamento ocorridas no cenário do ensino superior e por conta da situação calamitosa que assola o custeio da saúde no Brasil. Segundo dados da Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas – CMB, em 2015, 218 hospitais sem fins lucrativos, 11 mil leitos e 39 mil postos de trabalho foram fechados por causa da falta de financiamento da saúde. A dívida do segmento filantrópico, que hoje representa mais de 50% dos atendimentos do SUS, ultrapassa R$ 21 bilhões.
De tudo quanto o HSC arrecadou em 2015, 41,76% são oriundos do Governo Federal, 8,25% do Estado e 5,66% do Município de Santa Cruz do Sul. Os demais convênios e atendimentos particulares atingem 44,33% da receita. Além desses valores, a Unisc participa com o equivalente a 9,09% da receita a título de cobertura de despesas com o uso da estrutura hospitalar para atividades de ensino de estudantes da área da saúde.
O déficit médio de R$ 1,6 milhão ao mês do HSC, em 2015, é reflexo da histórica defasagem da tabela SUS, que vem castigando os hospitais filantrópicos há anos, somada à recente suspensão do repasse do governo estadual – o Incentivo de Cofinanciamento da Assistência Hospitalar (IHOSP) e à redução do aporte do Município, a contar de agosto de 2014. Frente a esta realidade, o HSC vem adotando inúmeras medidas para redução de custos e ampliação de receitas, o que deve resultar, no futuro, em uma situação financeira menos dramática.
Por outro lado, é inquestionável que a aquisição do HSC pela APESC mudou o cenário da saúde na região, principalmente o atendimento pelo Sistema Único de Saúde – SUS, já que, das pessoas atendidas pelo HSC, 84,60% são usuários SUS. Foram feitos investimentos em infraestrutura, serviços e qualificação das pessoas. Os índices avaliativos são de 97% de satisfação e, mesmo cientes da necessidade de constantes melhorias, é notório que o HSC é um hospital que presta um excelente atendimento público em saúde (SUS), realidade diferente da que é noticiada diariamente pelo País afora.
O desajuste financeiro existe, é verdade. O contexto dinâmico e, às vezes, até surpreendente de mudanças da sociedade desafia, cada vez mais, também as instituições a repensarem suas políticas e diretrizes de forma a se adaptarem para dar conta das necessidades. Há o constante desafio de dar respostas aos problemas e sabe-se que dificuldades resultantes do cenário político e econômico pelo qual passa o País continuarão a ser enfrentadas. No entanto, a crença na força do trabalho e a valorização do compromisso de contribuir para a construção de uma sociedade mais justa, mais ética, mais fraterna e mais solidária fazem com que não se esmoreça.
A Diretoria da APESC e os gestores de suas mantidas acreditam ser capazes de encarar com coragem os desafios que se apresentam, alicerçados e respaldados por uma comunidade que lhes credita confiança e que atua junto.
Registra-se o reconhecimento e o agradecimento aos colaboradores de todas as mantidas pelo empenho em fazer sempre o melhor e à comunidade pela confiança e apoio.
Profª Carmen Lúcia de Lima Helfer,
Presidente da APESC e Reitora da UNISC.