Integração com a Comunidade: saúde, ensino, pesquisa e extensão

O HSC, por meio da sua caracterização como Hospital de Ensino, tem se tornado importante lócus de desenvolvimento da saúde da população, em sua região de abrangência. Na tríade “ensino”, “pesquisa” e “assistência” há a constante preocupação com a promoção da saúde e a responsabilidade de qualificar a atenção aos seus agravos.

Na mesma proporção em que aumenta sua qualificação técnica, o HSC trabalha no contexto das inovações tecnológicas, humanização da atenção e formação de profissionais conscientes das necessidades de saúde da comunidade. Além do que, os inúmeros projetos de pesquisa, de ensino e de extensão colaboram com a sua integração à rede de serviços do Sistema Único de Saúde (SUS), respeitando os fluxos da complexidade do atendimento, bem como da referência e contra referência.

Com o objetivo de prestar serviços de saúde cada vez mais qualificados e resolutivos e desenvolver padrões de excelência assistencial/acadêmica, o HSC conta com:

– Docentes e acadêmicos dos cursos das áreas de Ciências Biológicas e Saúde, Ciências Exatas, da Terra e Engenharias e Ciências Sociais Aplicadas e de cursos de pós-graduação da Unisc, assim como cursos técnicos do Centro de Educação Profissional da Unisc (Cepru), desenvolvendo atividades relacionadas à assistência de pacientes atendidos no HSC. Em 2015, cerca de 975 estudantes realizaram atividades de estágio, aulas práticas e visitas observacionais em diversas áreas de conhecimento. Além disso, foram desenvolvidos 85 projetos de pesquisa e de extensão;

– Curso de graduação em Medicina, oferecido pela Unisc, com atividades curriculares permanentes nos últimos dois anos do curso (internato) nas áreas de Clínica Médica, Cirurgia Geral, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria, Intensivismo e Urgência/Emergência. Em 2015 foram prestados 9.917 atendimentos médico-hospitalares a pacientes SUS por meio do Ambulatório Acadêmico do Curso, que funciona anexo ao HSC;

– Ambulatório de Alta Complexidade Cardiovascular: localizado no espaço físico da Unidade Ambulatorial do curso de Medicina, atende pacientes eletivos e no pré e pós cirúrgico. Em 2015 foram realizados 4.112 atendimentos a pacientes SUS;

– Programas próprios de Residência Médica (Pós-Graduação Lato Sensu), credenciados pela Comissão Nacional de Residência Médica, nas áreas de Medicina de Família e Comunidade, Cirurgia Geral, Clínica Médica, Ginecologia e Obstetrícia e Pediatria. A área de Medicina de Família e Comunidade teve ampliação de três vagas em 2015, totalizando para esta especialidade cinco vagas;

– Programa de Residência Multiprofissional Integrada em Saúde, curso de especialização com ênfase em Intensivismo – Urgência/Trauma, caracterizado por ensino em serviço. Os temas do programa estão alinhados conforme o Ministério da Saúde e visam à promoção da inclusão social, à redução das diferenças e à preservação das diversidades culturais na região de abrangência. Em 2015 foram realizadas diversas ações, com destaque para aquelas desenvolvidas em conjunto com a Rede Básica de Atenção à Saúde do Município de Santa Cruz do Sul;

– Atendimento de Urgências e Emergências, cujo modelo de funcionamento se dá pela classificação de risco, onde as pessoas são atendidas conforme a gravidade do problema e não pela ordem de chegada. Em 2015 foram 73.919 atendimentos realizados;

– Participação, no dia 19 de novembro, da pesquisa NutriDia Brasil 2015 – 2019, organizada pela Sociedade Europeia de Nutrição Enteral Parenteral. Participaram do estudo nutricionistas do HSC, nutricionistas residentes e estagiários do curso de Nutrição da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Foram avaliados, mediante preenchimento de questionário pelos pacientes e profissionais de saúde, diversos cuidados nutricionais oferecidos aos pacientes internados nas enfermarias, na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e aos pacientes com câncer, verificando-se, após 30 dias, a situação desses pacientes. A pesquisa permite avaliar os motivos pelos quais o paciente hospitalizado não tem uma ingestão alimentar adequada, assim como permite verificar o impacto do risco nutricional e da ingestão inadequada na evolução desse paciente. Compara, ainda, o desempenho de hospitais de diversas áreas do Brasil em relação aos cuidados e necessidades de recursos para a realização da Terapia Nutricional. O objetivo é aumentar a consciência e o conhecimento sobre a importância da desnutrição intra-hospitalar, principalmente de causa iatrogênica, e seus cuidados na recuperação do paciente.

– Grupo de pesquisa interdisciplinar Reabilitação em Saúde e suas Interfaces, vinculado ao CNPq. Tem por objetivos avaliar a influência da abordagem interdisciplinar em portadores de doenças crônico-degenerativas e a relação com os aspectos funcionais, nutricionais, psicológicos e farmacológicos. Também estuda o aumento da morbimortalidade decorrente destas doenças;

– Serviço de Arquivamento Médico e Estatístico (Same): devido à sua importância no contexto de Hospital de Ensino do HSC, o setor constitui-se em qualificada base de dados institucional. Uma vez que os prontuários médicos apresentam, em seu conteúdo, informações clínicas a respeito de patologias, diagnósticos e tratamentos realizados ao longo dos anos, convertem-se em vasta e minuciosa fonte de informação para pesquisas científicas na área da saúde.

– Visitas guiadas à lavanderia do Hospital, direcionadas aos acadêmicos que ingressam na Instituição para realizar estágios e cursos, com o objetivo de conscientizar sobre o cuidado e o uso responsável do enxoval a fim de garantir a segurança de pacientes, funcionários, médicos e acadêmicos, bem como a qualidade nos serviços prestados. Em 2015 foram realizadas 12 visitas, organizadas em pequenos grupos que acompanharam o processamento das roupas e receberam instruções sobre o processo, as regulamentações e o fluxo de expediente.