Área materno-infantil

Os cuidados de saúde materno-infantil envolvem áreas multidisciplinares e com grande diversidade de serviços hospitalares para a garantia da saúde da mulher e de crianças na faixa etária de 0 a 12 anos. Com o incentivo ao aleitamento materno exclusivo e a promoção do contato precoce do trinômio mãe-pai-bebê, aumenta-se o vínculo afetivo e a interação familiar, fatores que contribuem para a melhoria contínua das condições de vida das pessoas e colaboram efetivamente na redução da morbimortalidade materna, fetal, neonatal e infantil.

O HSC é referência em partos de alto risco para os municípios que integram a 13ª Coordenadoria Regional de Saúde do Estado e mantém referência e contrarreferência com a rede básica de saúde do município de Santa Cruz do Sul. Todos os bebês que nascem no Hospital, assim como todas as crianças internadas na Pediatria através do SUS, recebem alta com as consultas pré-agendadas nos postos de saúde de referência do seu endereço.

Projetos na área materno-infantil realizados em 2015:

– Serviço de Incentivo ao Aleitamento Materno (Siama)

O intuito do Siama é conscientizar, orientar e estimular as gestantes sobre a importância e os inúmeros benefícios do aleitamento materno para as crianças. Para tanto, são atendidas gestantes, parturientes e puérperas internadas no HSC, além de pacientes que já tiveram alta, mas que permaneceram junto ao filho no alojamento materno.

– Método Mãe-Canguru  

Mãe-Canguru é uma modalidade de assistência neonatal preconizada pela Norma Brasileira de Atenção Humanizada ao Recém-Nascido de Baixo Peso. O serviço promove o contato precoce, pele a pele, entre a mãe e o filho, de forma crescente e pelo tempo que ambos considerarem prazeroso e suficiente. Os pais têm livre acesso às UTIs Neonatal e Pediátrica e à Unidade de Cuidados Intermediários (UCI), o que permite maior participação no cuidado do seu recém-nascido.

– Alimentação gratuita às mães acompanhantes de pacientes SUS

Devido a aspectos motivacionais e afetivos, a presença da mãe é muito importante durante o tratamento do seu filho. Para que elas não precisem se ausentar do Hospital para fazer suas refeições, o HSC disponibiliza alimentação gratuita às mães de crianças internadas pelo Sistema Único de Saúde – SUS na Pediatria, na Unidade de Cuidados Intermediários (UCI), nas UTIs Neonatal e Pediátrica e no Alojamento Materno. Em 2015, 9.896 refeições elaboradas sob a supervisão direta de nutricionista foram servidas às mães. Também foram disponibilizadas, em 2015, 3.107 refeições gratuitas a acompanhantes de pacientes com necessidade de sua presença em tempo integral junto ao leito, nas unidades de internação Ala São Francisco, Ala Santo Antônio, Ala Santa Clara, Ambulatório, Emergência, Maternidade, UTI Adulto e Centro Obstétrico.

– Alojamento Materno

O HSC entende que o atendimento humanizado ajuda a respeitar a individualidade e a subjetividade de cada criança e de sua família. Por isso, como forma de promover o contato ininterrupto com o filho recém-nascido e seu aleitamento, disponibiliza gratuitamente um alojamento conjunto para a mãe que já tenha recebido alta da maternidade. Em 2015, 56 mães que acompanharam seus filhos internados pelo SUS na UTI Neonatal, na UTI Pediátrica e na Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) foram beneficiadas com 583 diárias no alojamento gratuito.