Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos Unisc (PGRS)

No ano de 2015, foram encaminhados para tratamento e disposição final cerca de 5,8 m³ de resíduos perigosos (Classe I) entre sólidos e líquidos. Com relação aos recicláveis, no ano de 2015 foram doados para a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Santa Cruz do Sul cerca de 44,5 toneladas. Quanto aos rejeitos, foram destinados para aterro sanitários 1.200 m³.

Foram recicladas 5.257 lâmpadas fluorescentes e 61 m³ de resíduos da saúde foram descontaminados, ambos em empresas capacitadas e licenciadas pelos órgãos ambientais competentes. Os resíduos da construção civil atingiram cerca de  582 m³ e os resíduos eletrônicos somaram mais de 700 peças,  que foram destinadas para reciclagem. No ano de 2015 foram adquiridas e instaladas mais de 1.200 lixeiras nos Campis da Unisc, devidamente rotuladas conforme padronização existente, com destaque aos coletores instalados no Centro de Convivência, destinados ao  descarte consciente de pilhas, baterias, celulares, medicamentos vencidos e óleo vegetal usado.

A gestão dos resíduos ocorre de forma responsável, com as devidas garantias legais e ambientais. Os esforços estão sempre direcionados na minimização da geração de qualquer tipo de resíduos, contando com o envolvimento de todos os funcionários, alunos e frequentadores da Instituição.