Com 221,39 hectares, a Reserva Particular do Patrimônio Natural da Unisc (RPPN) está situada no município de Sinimbu. No local encontram-se a sede administrativa e os campos experimentais, totalizando 303,69 hectares de terras.
A RPPN é utilizada para atividades de educação ambiental e de turismo ecológico, envolvendo a comunidade, os estudantes e os pesquisadores. No Centro de Visitantes, com 191,87m2 de área construída, são realizados cursos e palestras relacionados à educação ambiental e à conservação do meio ambiente. O Centro também abriga pesquisadores e alunos durante as atividades de campo.
Entre as universidades brasileiras, a Unisc é a que possui a maior RPPN, e, no Rio Grande do Sul, é a segunda maior criada até o momento. O relevo é acidentado, com grandes vales e encostas íngremes. Margeada pelo Rio Pardinho, no limite noroeste, encontra-se o Salto do Rio Pardinho, formando um cenário de rara beleza em meio à vegetação exuberante.
Em 2015 foram realizadas diversas visitas orientadas à RPPN, oportunizando conhecimento para estudantes de escolas da região, bem como da graduação e pós-graduação da Unisc. A equipe de trabalho da RPPN, em parceria com o Programa Unisc-Escola, criou o projeto RPPN como ambiente de aprendizagem, que desenvolve oficinas com materiais recicláveis em escolas, a fim de promover conversas sobre meio ambiente, conservação, consumo consciente, entre outros. Também foi criada uma página no facebook (RPPN da UNISC), sendo essa um instrumento com foco na divulgação de imagens e informações sobre visitas e pesquisas que têm sido realizadas.