Oferece de forma gratuita à comunidade e a grupos sociais vulneráveis um atendimento qualificado nas áreas da estética facial, corporal e capilar, que conduz a uma melhora na qualidade de vida das mesmas. Numa ação conjunta entre os alunos e docentes dos cursos de Estética e Cosmética e Fisioterapia são estabelecidas ações multiprofissionais e interdisciplinares, proporcionando bem-estar e autoestima pessoal e coletiva.
Um dos compromissos da Unisc é contribuir com a formação de uma sociedade democrática, participativa e solidária, estimulando a comunidade acadêmica a colocar em prática projetos que visam ao benefício da comunidade em geral, propiciando o exercício da cidadania e a integração e vivência direta com a realidade da sociedade. Os projetos que se destacaram nesse âmbito, em 2015, foram:
Processamento de Farinha de Vegetais não conformes: aproveitamento de resíduos de atividades agroindustriais para agregação de renda
Este projeto elaborou farinhas a partir de vegetais com qualidade nutricional e microbiológica que atendam às exigências da legislação e do mercado consumidor, de forma a promover alternativas tecnológicas para o desenvolvimento de farinhas oriundas de vegetais, obter farinhas com incremento de vitaminas e minerais em relação ao vegetal in natura e difundir a tecnologia através da realização de curso sobre processamento de farinhas.
Avaliação da genotoxicidade ambiental no Vale do Rio Pardo (RS)
Para o controle da saúde humana e ambiental, os ensaios de toxicidade, aliados a análises físico químicas são amplamente utilizados para avaliar a qualidade de alimentos e das diferentes amostras do ambiente, porém muitas vezes são incapazes de revelar as alterações que podem levar um tempo maior para a sua manifestação, pois estas dependem normalmente do seu efeito acumulativo, como no caso dos cânceres relacionados ao acúmulo de mutações no DNA ou em patologias que levam a alterações metabólicas. Os ensaios realizados no projeto são extremamente sensíveis e servem para identificar alterações no DNA, sejam elas passíveis de reparo, como também alterações permanentes, destacando-se, respectivamente, o Ensaio Cometa e o Teste de Micronúcleo.
Aspectos ambientais, tecnológicos e farmacológicos de plantas medicinais cultivadas por um coletivo de mulheres, visando à diversificação agrícola
O objetivo deste projeto é a introdução de inovação tecnológica na atividade de produção de plantas aromáticas, bem como a extração de óleo essencial, a fim de estimular o desenvolvimento da agroindústria no Rio Grande do Sul.
Obesidade e comorbidades em escolares e sua relação com fatores de risco às doenças crônicas e infecciosas: uma abordagem interdisciplinar
O objetivo deste projeto é fortalecer e consolidar as redes de pesquisa através do desenvolvimento deste projeto que visa investigar a relação entre a obesidade e as comorbidades com os fatores de risco em doenças crônicas e infecciosas, utilizando enfoque metodológico interdisciplinar que compreenda: avaliação clínica (fatores de risco), marcadores genéticos e bioquímicos, desenvolvimento somatomotor e estilo de vida em escolares de 7 a 17 anos.
Programa terceira idade na Unisc: avaliando o processo de envelhecimento
O Programa se institucionaliza na universidade com o objetivo de refletir e avançar frente aos desafios do envelhecimento humano, associado à realidade e aos compromissos educacionais e científicos das instituições que trabalham com a terceira idade. Promover conhecimento, através de espaço coletivo interdisciplinar de troca de informações e saberes, propiciar o desenvolvimento da autonomia, da qualidade de vida e do protagonismo dos sujeitos que envelhecem. No cotidiano das atividades, nos espaços organizados de participação, de planejamento, de execução e de avaliação, surge este projeto coletivo de pesquisa que busca qualificar ainda mais essas ações e fortalecer a rede de professores, funcionários e acadêmicos que trabalham com o processo de envelhecimento na Unisc.