Por meio de suas mantidas, a Apesc desenvolve projetos, programas e serviços socioassistenciais, respeitando as políticas de assistência social, além de dar vida a projetos sociais que perpassam as políticas sociais transversais. As atividades a serem aqui listadas beneficiam usuários em situação de vulnerabilidade social e risco pessoal, não somente de Santa Cruz do Sul, mas de toda a região de abrangência da Instituição.
Sorriso Especial: atendimento odontológico a pessoas com deficiência
O projeto Sorriso Especial tem foco na prevenção da placa bacteriana através da educação e conscientização dos cuidadores e usuários. O projeto visa diagnosticar, planejar, executar e avaliar as ações de Atenção à Saúde às pessoas com deficiência, bem como de seus familiares/cuidadores, numa perspectiva da integralidade da saúde.
(Re) inventar – desenvolvendo habilidades em engenharia
Este projeto visa desenvolver habilidades e conhecimentos de engenharia e física aos alunos selecionados das escolas da cidade de Santa Cruz do Sul. As atividades são desenvolvidas no Laboratório de Desenvolvimento de Produtos, do curso de Engenharia de Produção, localizado no prédio 51. O ambiente, planejado para experimentação e descoberta dos princípios tecnológicos, conta com kits de montagens com diversas peças, que possibilitam a simulação de objetos do mundo real, animados pela ação de motores, lâmpadas, engrenagens e sensores, podendo ser controlados por computador. Nesse mesmo ambiente os alunos e professores da graduação e da pós-graduação podem interagir, pesquisar e visualizar experimentos que são estudados em disciplinas.
A crise da jurisdição e a cultura da paz: a mediação como meio democrático, autônomo e consensuado de tratar dos conflitos
Procura propor e efetivar a prática da mediação como meio consensual, autonomizador e democrático para o tratamento de conflitos sociojurídicos, estruturando e implantando um serviço de mediação e de conciliação de conflitos junto à Defensoria Pública de Santa Cruz do Sul. Aplica técnicas de mediação e de conciliação que resultem num tratamento adequado às demandas conflitivas atuais, cujas respostas sejam construídas pelas partes de maneira consensuada, autônoma e democrática, reestabelecendo a comunicação e demonstrando que o conflito pode ter resultados positivos, se bem administrado.
Educação para a paz
A educação para a paz tem emergido, na interlocução da comunidade internacional, como uma alternativa eficaz e significativa à violência mundial, e as experiências educativas mais consequentes são exatamente aquelas que estão criando espaço de ação política em seu próprio seio. Nessa perspectiva, o projeto apresenta-se como alternativa para multiplicar o número de educadores comprometidos com a educação para a paz e com a promoção do respeito à diferença cultural e aos princípios éticos da convivência humana.
Quem é meu pai? Concretização do direito fundamental à filiação através do reconhecimento de paternidade de crianças sem pai registral no município de Capão da Canoa – RS (2a edição )
O projeto objetiva incentivar e propiciar o reconhecimento espontâneo de paternidade, garantindo ao maior número possível de crianças e adolescentes um nome paterno em seus registros de nascimento. As ações são desenvolvidas com a parceria de diversas instituições, abrangendo crianças e adolescentes da rede pública de ensino em situação de vulnerabilidade social. É efetuada a busca e o chamamento dos supostos genitores para que procedam ao reconhecimento voluntário da paternidade ou, em caso de dúvida, requerendo o exame genético do DNA. Nessa fase, o projeto conta com a parceria da defensoria pública que, além de acompanhar a audiência de conciliação, faz o encaminhamento dos exames de DNA. Nas reuniões com as genitoras são coletados dados de identificação e domicílio dos supostos genitores, material extremamente relevante para localização do pai.