Promover o desenvolvimento regional por meio da criação e manutenção de instituições de educação, saúde e comunicação que prestem serviços sem fins lucrativos e com responsabilidade socioambiental.
Ser uma Associação Comunitária de referência nacional em serviços de educação, de saúde, preservação ambiental e comunicação social, pela alta qualidade, confiabilidade e responsabilidade de suas ações.
- Criar, instalar e manter estabelecimentos de ensino - de nível superior e de outros níveis, bem como estabelecimentos de saúde, todos sem fins lucrativos, de natureza assistencial;
- Mobilizar recursos econômicos, técnicos e humanos no sentido da manutenção e do desenvolvimento da Unisc e das demais mantidas;
- Atuar nas diversas áreas de conhecimento, bem como nas áreas de esporte, comunicação, educação ambiental, turismo ecológico e na preservação e conservação do meio ambiente;
- Prestar serviços especializados nas áreas de atuação de suas mantidas: no ensino, na pesquisa, na extensão; nas áreas social, jurídica, de saúde, de engenharia, de arquitetura e de arqueologia; nas áreas técnicas e de tecnologia em geral, conforme seus estatutos, regimentos e/ou regulamentos.
A Apesc foi fundada em 17 de março de 1962 e, desde então, iniciou sua jornada para atender o anseio da comunidade local de oferecer cursos superiores em Santa Cruz do Sul. Esse objetivo começou a ser atingido em 1964, com a criação da faculdade de Ciências Contábeis.
Nos anos seguintes, foram instaladas as faculdades de Filosofia, Ciências e Letras, em 1967; de Direito, em 1968; e a Escola Superior de Educação Física, em 1970. Em 1981, o somatório dessas quatro faculdades deu origem às Faculdades Integradas de Santa Cruz do Sul (Fisc). Neste mesmo ano, a Fisc passou a oferecer cursos em regime especial de férias, possibilitando a formação de professores nos cursos de licenciatura.
Em 1984, a busca pela implantação de uma escola de 1º e 2º graus deu origem à Escola de Educação Básica Educar-se.
Com a implementação de novos cursos superiores, em 1993 a Fisc foi reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) como universidade, passando a ser denominada Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).
A partir de 1998, a Unisc passou a ofertar cursos de graduação fora da sua sede. Atualmente, está presente nos municípios de Sobradinho, Capão da Canoa, Venâncio Aires e Montenegro. Além da atuação na educação superior e básica, a partir de 1999 a Apesc também passou a oferecer cursos técnicos, com a criação do Centro de Educação Profissional da Unisc (Cepru).
A diversificação de atividades prosseguiu em 2003, com a aquisição do Hospital Santa Cruz (HSC), maior e mais antiga casa de saúde do município e, também, o principal centro de saúde do Vale do Rio Pardo. Trata-se de uma Instituição sem fins lucrativos, que tem o compromisso de garantir à comunidade saúde com qualidade, dignidade e infraestrutura adequada.
A diversificação de atividades prosseguiu em 2003, com a aquisição do Hospital Santa Cruz (HSC), maior e mais antiga casa de saúde do município e, também, o principal centro de saúde do Vale do Rio Pardo. Trata-se de uma Instituição sem fins lucrativos, que tem o compromisso de garantir à comunidade saúde com qualidade, dignidade e infraestrutura adequada.
Os colaboradores da Apesc (Unisc, Cepru, Escola Educar-se e Hospital Santa Cruz), lotados em suas diversas mantidas, distribuem-se por:
Mulheres
Homens
Mulheres
Homens
Total de funcionários no corpo tec. e adm. - 751
Pós-graduados (espec.,mestres,dout.)
Graduados
Graduandos
Pessoas com ensino médio
Pessoas com ensino fundamental
Pessoas com ensino fundam. Incomp.
Pessoas não-alfabetizadas
Total de docentes - 557
Doutores
Mestres
Especializados
Graduados Ens. Médio - 01/ Grad.; em And. 07* CELINC, CEPRU e Educar-se
Número de aposentados
Pessoas com deficiência
Admissões
Demissões
Investimos constantemente em políticas e programas que tornem o cotidiano de cada colaborador mais saudável.
Para estimular práticas saudáveis no ambiente de trabalho, a tarefa é realizada de uma a duas vezes por semana, em sessões que duram de 10 a 15 minutos. A ginástica laboral varia de acordo com as necessidades dos beneficiados, oferecendo exercícios de respiração, de relaxamento e aeróbicos de alongamento ou fortalecimento muscular.
A iniciativa da Unisc promove a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, incentivando sua contratação, acolhimento e desenvolvimento junto aos grupos nos quais vão atuar. Além disso, busca o acesso desse público aos programas de qualificação e às atividades de ensino na Universidade. O Programa abrange técnicos-administrativos, docentes, gestores, aprendizes, estagiários curriculares e extracurriculares e acadêmicos.
Busca sensibilizar os funcionários e estagiários remunerados para que, junto com seus filhos, tenham uma vivência de alegria e saúde. Atualmente, é oferecido natação, judô, patinação e basquete. Cabe salientar que o objetivo do programa não é formar campeões, mas sim estimular as crianças à prática de exercícios físicos e ao bem-estar.
Promove atividades gratuitas de integração físico-psíquico-social para funcionários, aprendizes e estagiários remunerados. São oferecidas ginástica laboral, ioga, natação, hidroginástica, pilates, meditação e judô na Unisc Santa Cruz do Sul. Além disso, funcionários que necessitam de acompanhamento psicológico, quando diagnosticado, podem contar com auxílio no tratamento com profissionais credenciados, o valor do auxílio é tabelado de acordo com cargo.