Assim como no ano anterior, 2021 reservou desafios para a Escola de Educação Básica Educar-se, em relação à pandemia de coronavírus (Covid-19). O início das atividades letivas sofreu alterações constantes, devido às determinações das autoridades governamentais e de Saúde.
Com isso, estudantes, equipes e professores voltaram à presencialidade somente a partir do fim do mês de abril. No período de ensino remoto, a Educar-se manteve uma rede de apoio aos estudantes e a suas famílias, a exemplo do que já havia sido realizado anteriormente.
Gradativamente, as Atividades Complementares e o Turno Educar-se, também suspensos em 2020, voltaram a ser oferecidos. Já os eventos tradicionais, como Dia da Família, Festa Junina e Expo Educar-se, ainda foram realizados de forma virtual. As noites culturais, por sua vez, puderam ser realizadas, novamente, no formato presencial.
Durante o ano, a Educar-se contou com 571 estudantes da Educação Infantil ao Ensino Médio; 53 professores; 20 técnicos administrativos; 15 monitores; 02 estagiários. Além disso, houve o acréscimo de mais uma turma no nono ano, o que já era previsto no planejamento da Instituição.
Em termos estruturais, a Escola, que ocupa os blocos 8, 7, 6, 5 e 4 do campus da Unisc, também manteve o histórico de melhorias. Entre as novidades estão: instalação de mais um bicicletário e de mais um redário; nova sala para a coordenação/orientação dos Anos Finais; nova sala para o Atendimento Educacional Especializado (AEE); repaginação em espaços da recepção no bloco 8, na praça, na área coberta e no Laboratório de Informática; novo hall de entrada para a Educação Infantil; totem de impressão para estudantes, no corredor do bloco 8; aquisição de novos equipamentos, como notebooks para o Laboratório de Informática e micro-ondas para aquecimento do lanche dos estudantes; entre outros.
número de alunos
2021 |
2020 |
2019 |
571 |
567 |
539 |
bolsas integrais e parciais
2021 |
2020 |
2019 |
133 |
123 |
121 |
número de alunos
2020 |
2019 |
2018 |
567 |
539 |
530 |
bolsas integrais e parciais
2020 |
2019 |
2018 |
123 |
121 |
111 |
Ao longo de 2021, a Educar-se promoveu diferentes momentos de aperfeiçoamento pedagógico. Entre eles, a equipe esteve focada na elaboração do Novo Ensino Médio, que vai dialogar com o aqui e o agora e contemplar a diversidade e a complexidade do mundo atual.
No cotidiano, o estudante terá um espaço de estudo e infraestrutura de universidade, apropriado às novas aprendizagens; além de poder contar com professores especializados e engajados com estudos para atender às novas necessidades.
No fim do ano, em novembro, a Escola Educar-se realizou a eleição para eleger a nova gestão (quadriênio 2022-25). Com 90,32% dos votos favoráveis, Cristiane Iserhard Machado foi eleita diretora, ao lado de Karen da Costa Sippel, como vice-diretora.
De 11 a 29 de janeiro, foi realizada mais uma edição do Educar-se nas Férias. Na ocasião, as atividades atenderam aos protocolos de saúde para controle da pandemia de coronavírus.
Em março, o projeto BioEducar-se recebeu o título Atitude Cidadã, do Instituto Lixo Zero Brasil.
No mesmo mês, uma apresentação de trabalho no 2º ano do Ensino Médio contou com a participação, on-line, do ministro do Empreendedorismo e Tecnologia da Informação da Estônia, Andres Sutt.
Para marcar sua trajetória de 35 anos, a Escola apresentou o livro comemorativo Educar-se: 35 anos aprendendo juntos. Publicada por meio da Editora Catarse, a obra conta com 114 páginas, em formato impresso e em e-book.
No mês de abril, um grupo de estudantes e da equipe da Educar-se participou de curso de extensão em Libras, uma das muitas parcerias realizadas com a Unisc. As aulas ocorreram via Google Meet, ministradas pela Mestre em Educação dos Surdos e professora da universidade, Cristiane Ramos Müller.
Entre as ações voltadas à comunidade, os estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental escreveram textos de agradecimento e de apoio aos profissionais da área da Saúde. As cartas foram entregues nos hospitais Santa Cruz e Ana Nery.
Em julho, a Educar-se deu início às atividades da sua Cooperativa Escolar, com a participação de estudantes dos Anos Finais (6º ao 9º ano), em parceria com a Sicredi Vale do Rio Pardo e a Greta Consultoria.
Durante 2021, a Escola promoveu diversos momentos de aperfeiçoamento com outros profissionais e instituições. No dia 24 de agosto, o doutor em Educação em Ciências e Matemática, Guy Barros Barcellos, realizou um encontro, no Youtube, para famílias de estudantes da Educação Infantil ao Ensino Médio e equipe. Já em setembro, foram realizadas palestra e práticas (experimentos com turmas do 7º ano final ao 3º ano do Ensino Médio), além de um momento de formação pedagógica com a equipe docente.
Também em setembro, o Grupo de Acolhimento Parental, organizado pelo Serviço de Orientação Educacional da Educar-se, promoveu a live com o médico Felipe Fortes, responsável pelo perfil Médico de Jovens (@medicodejovens), no Instagram.
No mês de novembro, foi promovido encontro virtual com o pedagogo Marcelo Cunha Bueno, com uma fala direcionada a famílias, escola e comunidade em geral. A transmissão ocorreu via canal da Educar-se no Youtube.
Ao longo do ano, equipe e estudantes também se destacaram em concursos, publicações e outras atividades.
Para utilização e acompanhamento das atividades no Classroom, a Educar-se promoveu momentos de orientações e apoio pedagógico às famílias e aos estudantes dos Anos Iniciais, Anos Finais e Ensino Médio.
Parcerias com a Associação de Pais e Mestres (APM) e Grêmio Estudantil João Carlos de Mello (Gejocam) fazem o dia a dia na Educar-se. Em 2021, assim como nos demais anos, algumas ações possibilitaram a doação de alimentos a entidades assistenciais de Santa Cruz do Sul e região. Por meio de apoio da APM, também foi possível realizar a ampliação do hall de entrada da Educação Infantil.
Outros números
Outros números
- Por meio do Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social – CEBAS (filantropia), a Escola Educar-se concedeu 68 bolsas de estudo integrais a estudantes com renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até um salário mínimo e meio.
- As bolsas de estudos parciais de 50%, destinadas a estudantes com renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até três salários mínimos, totalizaram 56.
- Foram investidos R$ 113.901,29 no Programa de Apoio ao Aluno Bolsista, que procura garantir a permanência dos bolsistas integrais na Instituição. Por meio dele são concedidos benefícios complementares, como isenção de taxas de reprografia, artes, reforço escolar, agenda, lanche diário.