O Hospital Santa Cruz (HSC) é uma entidade sem fins lucrativos com 113 anos de serviços prestados à comunidade. Em 2021, conquistou o selo de qualidade Nível 1 da Acreditação Hospitalar, concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). Certificado como Hospital de Ensino, possui 245 leitos, um corpo clínico composto por 275 médicos e uma equipe de 933 funcionários.
O HSC é o principal centro de saúde do Vale do Rio Pardo, habilitado como Centro de Referência em Alta Complexidade Cardiovascular e Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Traumato-Ortopedia e em Terapia Nutricional Enteral e Parenteral.
Também é referência nas especialidades de partos de alto risco, transplante de córnea/esclero, Porta de Entrada de Urgência/Emergência, Oftalmologia e, desde março de 2020, em atendimentos a casos suspeitos e/ou confirmados de Covid-19. Realiza atendimentos a pacientes internados e ambulatoriais e oferece serviços de diagnóstico e tratamento com procedimentos diferenciados, sendo que suas referências abrangem 25 municípios, contemplando uma população aproximada de 550 mil habitantes.
Percentual de atendimentos SUS
Convênio |
2019 |
2020 |
2021 |
SUS |
80,47% |
82,60% |
86,20% |
Demais Convênios e Particulares |
19,53% |
17,40% |
13,80% |
Cuidar das pessoas, com excelência técnica e ética.
Proporcionar cuidado humanizado e de excelência em saúde, com foco na vida e no acolhimento com qualidade, na construção de conhecimento e na sustentabilidade.
Ser hospital de referência regional, comprometido com qualidade, sustentabilidade, ensino, desenvolvimento científico e inserção comunitária.
Humanização;
Ética;
Excelência;
Sustentabilidade;
Desenvolvimento Humano;
Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
A pandemia de covid-19
Ao completar um ano das primeiras medidas adotadas para o enfrentamento ao novo coronavírus (Covid-19), o Hospital Santa Cruz deparou-se, nos primeiros meses de 2021, com o momento mais crítico da pandemia. Para atender à alta demanda por atendimento, a Instituição chegou a contar com 25 leitos de UTI Adulto, sendo 15 destes destinados para pacientes com Covid. Junto à UTI foram implantados ainda oito leitos de cuidados semi-intensivos, destinados para pacientes com Covid-19, além de 51 leitos clínicos nas unidades de internação.
O aumento significativo do número de atendimentos de pacientes com Covid-19 exigiu, consequentemente, uma constante readequação do espaço físico e remanejamento de profissionais da Instituição para atuar na linha de frente da pandemia. Com isso, o HSC direcionou cerca de 75% da sua equipe assistencial para o atendimento desses pacientes. A necessidade de aquisição de um número ainda maior de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e de medicamentos, entre outros, também exigiu do Hospital a continuidade da campanha de captação de recursos para a compra desses materiais.
Esse papel de protagonismo do HSC na linha de frente do combate à Covid-19 tornou a Instituição referência na região para o tratamento da doença. Entre as ações implementadas ou que tiveram continuidade em 2021 para dar conta da gravidade da situação, destacam-se as seguintes:
Manutenção do comitê interno de gerenciamento de crise, contando com o envolvimento da direção, das coordenações médicas e de enfermagem, representantes da Comissão de Controle de Infecção, do Serviço Interno de Segurança e Medicina do Trabalho, entre outros.
Adequação constante dos fluxos internos de atendimento, com adequação da área física, planos de contingência e criação de protocolos, rotinas e procedimentos operacionais, de acordo com as necessidades impostas pela pandemia.
O Hospital disponibilizou os serviços de sua lavanderia para o processamento gratuito de roupas para as seguintes instituições assistenciais do município: Ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Hospital de Campanha, Centro de Atendimento Psicossocial (Caps) e Centro Materno-Infantil (Cemai). Em 2021, foram processados (lavados e passados) 1.854,20 quilos de roupas.
A Unisc, o Hospital Santa Cruz e o curso de Enfermagem da Unisc promoveram, nos dias 12 e 24 de maio, a 14ª Jornada de Enfermagem da Unisc e o 15º Encontro de Enfermagem Unisc/HSC. Os eventos on-line foram alusivos ao Dia do Enfermeiro e ao Dia do Técnico de Enfermagem e tiveram como tema Gestão do cuidado de Enfermagem para o enfrentamento da Covid-19: aprendizados e desafios.
A pesquisa intitulada Prevalência de fraqueza muscular inspiratória e de distúrbios ventilatórios em sobreviventes da Covid-19 foi reconhecida como um dos melhores trabalhos apresentados no Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio Grande do Sul (Socergs), realizado de forma virtual entre os dias 13 e 15 de agosto.
Foi criado em dezembro de 2020, com o intuito de reforçar, perante a comunidade, o propósito da transparência na utilização dos recursos recebidos a cada ano. O canal pode ser acessado pelo link hospitalstacruz.com.br/prestacao-de-contas
Realização, ao longo do ano, de capacitações com orientações gerais sobre Covid-19 (EPIs/Protocolos de higiene), com a participação de 37 pessoas.
Realização da campanha de higienização das mãos institucional com as equipes administrativas, assistenciais e de apoio, por meio de roda de conversa com as equipes in loco nas unidades e revisão da técnica sobre higienização das mãos para prevenção de infecções no atendimento de saúde. Foram abordados 604 colaboradores.
Suporte aos Trabalhadores: Em decorrência da pandemia, a equipe de psicologia organizacional e do trabalho do HSC realizou, ao longo do ano, ações específicas para dar suporte emocional aos trabalhadores, dentre elas: grupos com as equipes de trabalho - respeitados os critérios de distanciamento e protocolos de cuidado - e conversas individuais, bem como reforçada parceria com o Serviço Integrado de Saúde da Unisc, possibilitando acesso facilitado e ágil aos trabalhadores que necessitavam de acompanhamento psicológico. Cabe destacar, ainda, que a equipe assistencial da Unidade de Cuidados Intensivos - UTI recebeu acompanhamento sistemático por parte da equipe.
Núcleo de
Epidemiologia
Núcleo de
Epidemiologia
Há mais de 10 anos em atividade, tem como principal objetivo repassar os indicadores aos gestores municipais, estaduais e federais, auxiliando na missão de monitorar, controlar, minimizar e até evitar surtos e epidemias. As informações geradas contribuem, inicialmente, para orientar intervenções dos serviços e reduzir a transmissão mediante a detecção de agravos coletivos em condições especiais de risco e vulnerabilidade, refletindo diretamente no planejamento e desenvolvimento de ações nos programas de saúde. Considerando-se a pandemia ocasionada pelo Novo Coronavírus (SARS-CoV-2), as ações de vigilância epidemiológica hospitalar têm o objetivo de detectar, de modo oportuno, a alteração de padrão epidemiológico e auxiliar no estabelecimento de ações a serem implementadas, em âmbito institucional, com vistas à redução máxima possível da incidência da infecção causada pelo Novo Coronavírus, de modo a subsidiar gestores e colaboradores para a tomada de medidas técnicas, administrativas e assistenciais.
Notificações/investigações de doenças realizadas em 2021
Detalhamento |
Quantidade |
Notificações de síndromes gripais |
3.737 |
Notificações de Síndromes Agudas Respiratórias Graves |
1.218 |
Dengue |
611 |
Outras doenças de notificações compulsórias |
285 |
Total |
5.851 |
Participações do médico infectologista do HSC, Dr. Marcelo Carneiro, em pesquisas e outras ações relacionadas à Covid-19 no ano de 2021:
Membro da diretoria da Associação Brasileira dos Profissionais em Controle de Infecções e Epidemiologia Hospitalar – ABIH como coordenador científico.
Participou do 6º Encontro de Especialistas: Discussão de casos clínicos de gestantes e puérperas com Covid-19 da região Sudeste e Sul, promovido pelo Ministério da Saúde em parceria com universidades.
Trabalhou junto a um grupo de pesquisadores do Brasil e da Espanha no desenvolvimento de uma ferramenta de avaliação que auxilia na tomada de decisões no momento de elaborar um plano de cuidados apropriado para cada paciente com covid. Os sistemas de pontuação rápida, que combinam diferentes variáveis para estimar o risco de morte de um paciente, funcionam como uma calculadora de risco on-line e são extremamente úteis para uma avaliação rápida e eficaz nos setores de emergência, otimizando o manejo do paciente e reduzindo a mortalidade.
Integrou a equipe de revisores da nota técnica da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sobre Orientações para prevenção e controle da disseminação de microrganismos multirresistentes em serviços de saúde no contexto da pandemia da Covid-19. O objetivo dessa normativa foi apresentar as principais medidas a serem adotadas pelos serviços de saúde para a prevenção e o controle da disseminação de micro-organismos multirresistentes, no contexto da pandemia da Covid-19, e reforçar a necessidade de adoção dessas medidas por todos os envolvidos, direta ou indiretamente, na assistência aos pacientes.
Foi um dos pesquisadores e autores do artigo Medidas de distanciamento social como fator de proteção contra a Covid-19 no interior do Rio Grande do Sul, Brasil, publicado na edição número 45 da Revista Pan-Americana de Saúde Pública. O estudo teve como objetivo investigar a soroprevalência de SARS-CoV-2 na região do Vale do Rio Pardo e analisar a associação entre soroprevalência e adesão por parte da população às medidas de distanciamento social. O trabalho teve o apoio do Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale), da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e da Philip Morris Brasil.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) define a acreditação como uma metodologia que incrementa a qualidade dos sistemas de saúde. Nessa perspectiva, o HSC tem trabalhado fortemente para a melhoria de todos os processos que envolvem o atendimento ao cliente/paciente, a fim de aperfeiçoar a assistência e proporcionar maior segurança e qualidade aos usuários.
Em 2021, o Hospital Santa Cruz foi certificado com o Nível 1 do principal selo de qualidade nacional concedido às instituições de saúde: a Acreditação Hospitalar. Com a conquista, o HSC passou a fazer parte do seleto grupo de 6,5% dos hospitais brasileiros que são Acreditados. A visita dos avaliadores externos do Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde (IBES) ocorreu de 19 a 21 de outubro e o resultado foi homologado no dia 16 de novembro pela Organização Nacional de Acreditação (ONA).
Para ser acreditada, a Instituição deve atender a um rigoroso conjunto de normas e legislações do setor de saúde que, no final, pode atingir três níveis possíveis de acreditação (nível 1, 2 e 3), que dependem do grau de maturidade da cultura de segurança do paciente em que se encontram. Para obter o Nível 1 (Acreditado), o HSC cumpriu os critérios de segurança do paciente em todas as áreas de atividade, incluindo aspectos estruturais e assistenciais.
A ONA é uma entidade não governamental e sem fins lucrativos que certifica a qualidade de serviços de saúde no Brasil, com foco na segurança do paciente. Com a Acreditação, a Instituição de saúde atinge o mais alto patamar de credibilidade para um hospital, garantindo uma gestão eficiente de recursos e harmonia na integração entre todos os setores e profissionais, por meio da adoção de protocolos reconhecidos, processos bem definidos e funções específicas, gerando um quadro de padronização da qualidade assistencial.
A metodologia de acreditação da Organização Nacional de Acreditação (ONA) é reconhecida pela International Society for Quality in Health Care (ISQua), associação parceira da OMS e que conta com representantes de instituições acadêmicas e organizações de saúde de mais de 100 países. Fundada em 1999, consolidou-se como a principal acreditação de saúde do país.
Integração com a
Comunidade: saúde,
ensino, pesquisa
e extensão
Integração com a
Comunidade: saúde,
ensino, pesquisa
e extensão
Como Hospital de Ensino, o HSC evolui constantemente sua qualificação técnica, bem como investe em inovações tecnológicas, preza a humanização dos atendimentos e busca a formação de profissionais conscientes das necessidades de saúde da comunidade. Os projetos desenvolvidos colaboram com a rede do SUS, respeitando os fluxos da complexidade do atendimento, bem como da referência e contrarreferência.
Participam dos projetos do HSC:
Docentes e acadêmicos dos cursos de Ciências Biológicas e Saúde; Ciências Exatas, da Terra e Engenharias; Ciências Sociais Aplicadas; de pós-graduação da Unisc; e de cursos técnicos do Cepru;
Graduandos em Medicina, pela Unisc, com atividades curriculares permanentes nos últimos dois anos do curso (internato) nas áreas de Clínica Médica, Cirurgia Geral, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria, Intensivismo e Urgência/Emergência;
Programas próprios de Residência Médica (Pós-Graduação Lato Sensu), credenciados pela Comissão Nacional de Residência Médica, nas áreas de Medicina de Família e Comunidade, Pré-Requisito em Área Cirurgia Básica, Clínica Médica, Ginecologia e Obstetrícia e Pediatria; e
Programa de Residência Multiprofissional em Saúde (Pós-Graduação Lato Sensu), credenciado pela Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde, na área temática de Intensivismo, Urgência e Emergência e área de concentração em Atenção em Urgência e Emergência.
Parceria para garantir o tratamento pós-Covid
Atenta à necessidade de um tratamento multiprofissional com equipe integrada para atender à população, a Secretaria Municipal de Saúde de Santa Cruz do Sul, por meio da Direção de Ações Especializadas e do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde (PRMS) do Hospital Santa Cruz, firmaram parceria com o objetivo de evitar a fragmentação do tratamento e oferecer o início precoce da reabilitação pós-Covid na rede de atenção básica do município. O Programa de Reabilitação Pós-Covid objetiva qualificar o atendimento aos pacientes na atenção básica, promover o alívio nos sintomas, recuperar a capacidade funcional e restabelecer o retorno dessa população às suas atividades laborais, sociais e esportivas. Tal estratégia torna-se um dispositivo importante para melhoria da qualidade de vida, proporcionando uma reabilitação biopsicossocial desses sujeitos.
Nutrition Day
O Serviço de Nutrição, juntamente com residentes de Nutrição do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Hospital Santa Cruz e estagiários do curso de Nutrição da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), trabalharam na coleta de dados do Nutrition Day 2021, programa científico mundial da área de nutrição hospitalar. O HSC participa do evento desde 2015, sob a coordenação do Setor de Nutrição e Dietética. A ação serve de base para pesquisas científicas em todo o mundo, no que diz respeito a cuidados nutricionais, contribuindo na luta contra a desnutrição. O estudo inclui questionários sobre os cuidados nutricionais individuais e o estado nutricional real dos pacientes. Como resultado, cada instituição participante recebe um relatório abrangente, apresentando seus resultados como um instantâneo em comparação com unidades semelhantes em todo o mundo. Com isso, o Nutrition Day permite que as instituições monitorem e comparem anualmente seus cuidados nutricionais.
Feira de Saúde
Para comemorar a conquista do Nível 1 da Acreditação Hospitalar, o Hospital Santa Cruz promoveu uma Feira de Saúde com diversas ações e informações de prevenção de saúde, de qualidade de vida e dos serviços oferecidos pela Instituição. O evento contou com a presença dos residentes multiprofissionais do HSC, que realizaram avaliações do IMC (Índice de Massa Corporal), orientações sobre a prática de atividades físicas, aulão de dança, aferição de pressão arterial e orientações, aferição de glicemia, orientações sobre automedicação, informações sobre a forma correta de dormir, orientações pós covid-19, escolhas alimentares, avaliações intraorais e orientações sobre como identificar que alguém está sofrendo, sobre assistência à saúde da criança e atenção integral à saúde da pessoa idosa. A Feira de Saúde foi, também, um ponto de vacinação Covid-19, com a participação da equipe de saúde da Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Sul. No total, 80 pessoas foram atendidas no evento.
Detalhamento |
2018 |
2019 |
2020 |
2021 |
Atendimentos SUS Ambulatório Acadêmico |
10.017 |
9.793 |
8.718 |
7.940 |
Residência Médica |
37 médicos |
33 médicos |
35 médicos |
42 médicos |
Residência Multiprofissional |
38 profissionais |
39 profissionais |
39 profissionais |
39 profissionais |
Projetos desenvolvidos |
102 |
79 |
92 |
75 |
Alunos Medicina (internato) |
111 alunos |
156 alunos |
144 alunos |
149 alunos |
Estágios, aulas práticas e visitas observacionais |
923 alunos |
811 alunos |
650 alunos |
712 alunos |
Programa Acolher PCD (Pessoas com Deficiência)
Em 2021, foram realizados acompanhamentos ao funcionário e à equipe, com o objetivo de promover a integração e o trabalho coletivo. Para isso, o HSC proporciona momentos de conversa e de avaliação do desenvolvimento de cada funcionário com deficiência, bem como das equipes onde estão inseridos, de forma mais próxima e sistemática, no intuito de auxiliá-lo em suas dificuldades, caso ocorram.
Psicologia Organizacional e do Trabalho
O HSC desenvolve diferentes ações voltadas à saúde mental e ao desenvolvimento dos seus funcionários. As ações ocorrem mediante a oferta de espaços individuais e/ou coletivos a todas as pessoas que necessitam de orientação para lidar com problemas pessoais ou decorrentes do processo de trabalho, bem como para o desenvolvimento das equipes. Além disso, também são disponibilizados atendimentos aos gestores, com o intuito de lhes propiciar suporte nas diversas situações relacionadas à gestão de pessoas. Em 2021, foram realizados 181 atendimentos individuais e 72 orientações/acompanhamentos a gestores.
Ainda, nesse mesmo ano, estreitaram-se as relações com os programas de residência da Instituição e, por intermédio de ação conjunta ao Programa de Residência Multiprofissional, institucionalizou-se o projeto (Re)construindo: escuta de práticas, que tem como objetivo ofertar, por meio de encontros coletivos, apoio psicossocial e suporte organizacional através de escuta, acolhimento e problematização das demandas psíquicas relacionadas à organização do trabalho aos profissionais vinculados ao programa de residência. No ano de 2021, foram promovidos 15 grupos, atingindo um total de 173 participações.
Programa de Qualidade de Vida HSC - “Equilibre-se”
Por meio desse Programa, o HSC, utilizando-se de estratégias de prevenção e promoção da saúde em espaços de cuidado, promotores de sentido, de autoconhecimento e reflexão em relação ao próprio processo de trabalho, bem como sobre diferentes dimensões de sua vida, proporciona aos seus colaboradores oportunidades de avaliar suas condições de saúde e de serem protagonistas das mudanças necessárias.
As atividades ocorrem dentro da jornada formal e em todos os turnos de trabalho, mediante o envolvimento de profissionais de Educação Física, Psicologia, Medicina e Enfermagem do Trabalho do HSC, com a participação de alunos da residência multiprofissional em Educação Física, de graduação e pós-graduação de diversos cursos, além de voluntários.
Em 2021, foram oferecidos espaços de relaxamento (Reequilibre-se, Oficinas de Meditação e Relaxamento), ginástica laboral, oficinas para a confecção de bolsinhas de calor/relaxamento, além de algumas propostas realizadas de forma virtual - ainda em função da pandemia -, que envolveram a prática de atividade física. Também foi realizado um Ciclo de Palestras sobre Saúde Emocional, o qual se desenvolveu de forma presencial e também foi transmitida ao vivo para os trabalhadores que tiveram oportunidade de assistir de forma remota. Considerando essas atividades, foram realizados 7.987 atendimentos.
Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT)
Em 2021, foram registrados 65 acidentes de trabalho. O SESMT manteve o foco na integração de novos funcionários, realizando treinamentos por meio de Ordens de Serviço específicas, reforçando a necessidade dos cuidados relacionados à higiene das mãos e utilização de máscara respiratória, aplicadas em diversas áreas da Instituição, considerando como prioridade as áreas de maior risco. Foram, ainda, realizadas capacitações direcionadas aos gestores, com o objetivo de reduzir o número de acidentes e reforçar o fluxo para notificação de acidentes de trabalho, bem como sua prevenção.
No Serviço de Medicina do Trabalho foram realizados 1.637 atendimentos, entre avaliações, exames admissionais, demissionais, periódicos, mudança de função e retorno ao trabalho. Foram aplicadas 500 doses de vacinas contra influenza e 2.253 doses de vacinas (entre primeira, segunda e terceira doses) contra covid, aos funcionários.
O HSC realizou, em setembro, sua Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho, com atividades voltadas à segurança e saúde do trabalhador. Foram realizadas palestras de conscientização sobre alimentação saudável, violência doméstica e infantil, terapias integrativas e autocuidado. Foram promovidas brincadeiras voltadas à segurança do trabalho, realização de curtas-metragens e distribuição de brindes para cada participante durante todas as atividades.
A Brigada de Emergência, composta por funcionários voluntários, reuniu-se em diversas oportunidades para estudos teóricos e práticos, bem como para realização de simulados práticos de combate a incêndio e primeiros socorros, inclusive para o abandono da Instituição em caso de necessidades extremas.
A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) e o SESMT também realizaram, ao longo de 2021, ações in loco voltadas à prevenção à Covid-19, como reforço ao uso de máscara e respeito ao distanciamento, evitando aglomerações, principalmente nas áreas de uso comum, como elevadores, refeitórios e vestiários. Também auxiliaram nas ações de aferição de temperatura na porta de entrada do HSC.
Ergonomia
Ergonomia
Com o intuito de melhorar ainda mais a qualidade de vida dos trabalhadores, em 2021 foram implementadas e validadas melhorias ergonômicas nos postos de trabalho da Instituição. Também foram realizados treinamentos de ergonomia voltados a orientações posturais, movimentação manual de cargas e orientações posturais na movimentação de pacientes, contemplando 547 participações em 58 horas de treinamento nas áreas administrativas, de apoio e assistenciais. Também foi realizada uma Campanha de Conscientização em Ergonomia, contemplando a realização de Blitz Ergonômicas em todos os setores da Instituição. A campanha iniciou nos últimos meses do ano de 2021, sendo estendida até o início do ano de 2022.
Evolução de Pacientes / Atendimentos
Detalhamento |
2019 |
2020 |
2021 |
Número de Leitos |
232 |
245 |
245 |
Internações |
11.392 |
10.185 |
11.731 |
Internações-Dia |
45.451 |
39.433 |
50.850 |
Média Geral de Permanência (dias) |
4,06 |
4,32 |
4,85 |
Procedimentos Cirúrgicos Totais |
12.123 |
11.398 |
11.354 |
Partos (normais e cesáreos) |
2.081 |
1.978 |
1.987 |
Atendimentos Ambulatoriais |
167.506 |
125.648 |
136.330 |
Refeições Servidas |
350.135 |
288.767 |
366.098 |
Processamento de Roupas (kg) |
490.474 |
469.995 |
533.296 |
Meio Ambiente
Principais ações de gestão ambiental desenvolvidas em 2021:
Diversos estudos técnicos foram aprofundados e adequações foram realizadas nos espaços e em atividades do HSC, em decorrência de necessidades identificadas no processo de renovação da sua Licença de Operação junto à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade de Santa Cruz do Sul.
A Comissão Interna de Meio Ambiente do HSC, composta por uma equipe multidisciplinar, reuniu-se de forma periódica ao longo do ano para debater as demandas e, dessa forma, promover a melhoria contínua nas práticas relacionadas à questão ambiental. A Comissão de Meio Ambiente é um órgão de natureza técnico-científica permanente, que tem por finalidade auxiliar a Instituição nas ações de implementação de uma política ambiental.
Todas as pessoas que iniciaram suas atividades ao longo do ano no HSC receberam, no momento da integração, as informações sobre o Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde - PGRSS e orientações básicas a serem seguidas para que a sua implantação/aplicabilidade seja eficaz: descarte correto de resíduos, uso racional de água e economia de energia elétrica e de insumos.
Certificado de Energia Renovável: a migração da energia elétrica convencional para a energia obtida por meio do Ambiente de Contratação Livre, ou Mercado Livre, implantada pelo HSC em 2017, rendeu à Instituição, por três anos consecutivos, o Certificado de Energia Renovável. O certificado é uma distinção que reconhece as iniciativas institucionais ou empresariais que utilizem somente energia elétrica proveniente de fontes limpas, totalmente renováveis e que não agridam o meio ambiente, sendo que os dados para cálculo de emissões de Gases de Efeito Estufa seguem reconhecidas metodologias internacionais para esse fim. Devido à pandemia, o certificado referente a 2020 foi entregue à direção do Hospital em julho de 2021.
Projeto Bem na Tampa: consiste na coleta de tampas plásticas de qualquer tipo e de lacres metálicos de latinhas, com os seguintes objetivos: retirá-los do meio ambiente; promover a conscientização ambiental da comunidade; desenvolver a construção de atitudes para a preservação; contribuir com a perspectiva institucional de sustentabilidade: incentivar ações de educação permanente. Desde seu lançamento, em 2018, foram coletadas mais de 8 toneladas de materiais, em 176 pontos de arrecadação. Somente em 2021 foram 2,1 toneladas, que possibilitaram a aquisição de 7 colchões piramidais, 90 tecidos para fraldas e 20 conjuntos cirúrgicos. São empresas, escolas, grupos de escoteiros, postos de saúde e iniciativas individuais demonstrando a consciência e o engajamento da comunidade de Santa Cruz do Sul e da região na preservação do meio ambiente.
Hospitais Saudáveis: o HSC tornou-se, em 2020, membro do Projeto Hospitais Saudáveis (PHS), associação sem fins econômicos dedicada a transformar o setor de saúde em um exemplo para toda a sociedade em aspectos de proteção ao meio ambiente e à saúde do trabalhador, do paciente e da população em geral. Entre os objetivos e as metas do PHS estão desenvolver pesquisas, produzir informações e influenciar políticas públicas sobre riscos para os pacientes, trabalhadores e o meio ambiente na assistência à saúde, divulgar informações para toda a sociedade e desenvolver programas de capacitação para profissionais de saúde, além de articular e sensibilizar instituições públicas e privadas, visando a seu envolvimento e à colaboração com os objetivos do projeto. Em 2021, o Hospital Santa Cruz recebeu o Certificado de Reconhecimento pela participação no Ciclo 2020/2021 do Desafio Energia do Projeto Hospitais Saudáveis. O Desafio Energia é uma das ações propostas pelo PHS e tem como objetivo apoiar o setor de saúde brasileiro para intensificar ações de eficiência energética em suas operações e incrementar o uso de energia renovável.
Gestão de Resíduos: todo o resíduo infectante do HSC é enviado para incineração e destinação final adequada com empresas licenciadas pelos órgãos ambientais. E a coleta seletiva tem permitido que muitos dos resíduos não perigosos sejam encaminhados para reciclagem. Em 2021, foram 12,67 toneladas de papelão, 823,6 quilos de plásticos de soro, 2,97 toneladas de papéis e 339 quilos de embalagens plásticas.
Óleo de cozinha: em 2021, foram coletados 180 litros de óleo saturado utilizado tanto na cozinha do Hospital como descartado pelos funcionários, por meio de uma campanha interna que incentiva a destinação correta do produto. O óleo saturado utilizado pelos trabalhadores em seus lares pode ser depositado em um tonel disponível próximo ao refeitório da Instituição. O objetivo da campanha é alertar e sensibilizar as pessoas sobre os prejuízos que o óleo de fritura pode causar ao meio ambiente, quando descartado incorretamente. Ao mesmo tempo, dar o destino correto desse rejeito evita a disposição em locais inadequados.
Programas e projetos permanentes
Área Materno-Infantil
Os cuidados de saúde materno-infantil envolvem áreas multidisciplinares e com grande diversidade de serviços hospitalares para a garantia da saúde da mulher e de crianças, na faixa etária de zero a 12 anos. Com o incentivo ao aleitamento materno exclusivo e à promoção do contato precoce do trinômio mãe-pai-bebê, aumenta-se o vínculo afetivo e a interação familiar, fatores que contribuem para a melhoria contínua das condições de vida das pessoas e colaboram efetivamente na redução da morbimortalidade materna, fetal, neonatal e infantil.
O HSC é referência em partos de alto risco para os municípios que integram a 13ª Coordenadoria Regional de Saúde do Estado e mantém referência e contrarreferência com a rede básica de saúde do município de Santa Cruz do Sul. Mães e bebês que recebem alta da Maternidade, assim como os bebês da Unidade de Cuidados Intermediários e Mãe Canguru do HSC, saem com consultas pré-agendadas nos postos de saúde de referência do seu endereço.
Projetos |
Objetivos |
Serviço de Incentivo ao Aleitamento Materno (Siama) |
Conscientizar, orientar e estimular as gestantes sobre a importância e os inúmeros benefícios do aleitamento materno para as crianças. Para tanto, são atendidas gestantes, parturientes e puérperas internadas no HSC, além de pacientes que já tiveram alta, mas que permaneceram junto ao filho no alojamento materno. |
Método Mãe-Canguru |
Modalidade de assistência neonatal, preconizada pela Norma Brasileira de Atenção Humanizada ao Recém-Nascido de Baixo Peso. O serviço promove o contato precoce, pele a pele, entre a mãe e o filho, de forma crescente e pelo tempo que ambos considerarem prazeroso e suficiente. Os pais têm livre acesso às UTIs Neonatal e Pediátrica e à Unidade de Cuidados Intermediários (UCI), o que permite maior participação no cuidado do seu recém-nascido. |
Alojamento Materno |
Como forma de promover o contato ininterrupto com o filho recém-nascido e seu aleitamento, o HSC disponibiliza gratuitamente um alojamento conjunto para a mãe que já tenha recebido alta da maternidade. Em 2021, 55 mães que acompanharam seus filhos internados pelo SUS na UTI Neonatal, na UTI Pediátrica e na Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) foram beneficiadas com 467 diárias no alojamento gratuito. |
Gestantes |
Encontro de Gestantes: ocorre a cada dois meses e tem duração de 3h30min. Com vagas limitadas, é destinado a gestantes e seus acompanhantes. Em cada encontro são realizadas palestras específicas para o pré-parto, parto e pós-parto. As palestras são ministradas por psicóloga clínica, enfermeiras e nutricionista do HSC. A participação é gratuita e, em 2021, devido à pandemia de Covid-19, ocorreram apenas 4 edições do encontro, com 54 participantes. |
Programa Bem-me-quer |
Promove a qualidade de vida da população por meio da ampliação e da implementação de ações nas áreas da saúde, da educação, da assistência social e da habitação, com o apoio da sociedade, que visam à diminuição da mortalidade infantil. É desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde de Santa Cruz do Sul, em parceria com o HSC, que encaminha as parturientes e os recém-nascidos em situação de vulnerabilidade ou risco psicossocial, prematuridade, com doenças congênitas e/ou de baixo peso para avaliação, no período pós-alta, junto à unidade saúde de referência. |
Grupo Aconchego / Bebê a Bordo |
É um espaço de apoio para atender às diferentes demandas de pais e familiares das crianças internadas na Unidade de Cuidados Intermediários e nas UTIs Neonatal e Pediátrica do HSC. São trabalhados os sentimentos, as emoções e outros aspectos psicológicos envolvidos na hospitalização, auxiliando no cuidado à criança de forma acolhedora e humanizada, fortalecendo a tríade paciente / família / equipe. Em 2021, ocorreram dois encontros no início do ano e, logo após, o projeto foi suspenso, por tempo indeterminado, devido às restrições da pandemia de Covid-19. |
Grupo de Atenção à Gestante |
Consiste em um momento direcionado às pacientes e a seus familiares e/ou acompanhantes, que ocorre nos quartos coletivos da maternidade, para que as gestantes que estão em períodos de hospitalização possam externar sentimentos e emoções vivenciados acerca da internação, como os medos e as angústias que podem ser evidências nesse processo. É proporcionado espaço de fala, escuta e de acolhimento às gestantes. Trabalham-se aspectos psicológicos e demais questões que vêm à tona no decorrer do Grupo. Em 2021, foram realizados, no último bimestre do ano, 2 encontros, contando com a participação de 6 pessoas. |
Grupo de Atenção ao Puerpério |
É proporcionado às pacientes e a seus familiares e/ou acompanhantes um espaço para que compartilhem sobre sentimentos, medos e angústias acerca do processo de gestação e puerpério. Diante desse contexto, os encontros ocorrem nos quartos coletivos e são trabalhados assuntos relacionados aos aspectos psicológicos do momento experienciado, questões relacionadas ao autocuidado, autoimagem, mitos e verdades sobre o puerpério e sobre o bebê imaginário e o bebê real, além da afetividade entre a mãe e a criança. Permite a troca de experiências de mães experientes com primigestas, favorecendo que as pacientes se fortaleçam e se identifiquem com os discursos e vivências. O grupo foi iniciado no último trimestre de 2021, após a diminuição dos casos de Covid-19, totalizando 5 encontros e contando com a participação de 28 pessoas. |
Projetos voltados aos bebês internados na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Neonatal e/ou na Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) do HSC |
- Hora do Conforto: É uma prática de humanização para pacientes internados na unidade de terapia intensiva e na unidade de cuidados intermediários, onde o silêncio e o conforto são fundamentais, proporcionando descanso; - “Meu Amiguinho dos Sete Mares”: realizada na UCI e na UTI Neonatal do HSC, a atividade consiste na utilização de polvos de crochê confeccionados e doados pela comunidade como recurso terapêutico ao processo de recuperação de recém-nascidos prematuros que internam nesses locais. A intenção é que, quando abraçado, o brinquedo transmita tranquilidade e proteção ao bebê, já que os tentáculos remetem ao cordão umbilical e causam a sensação de segurança parecida à do útero materno. |
Terapias Alternativas no Centro Obstétrico (TACs) |
O Centro Obstétrico do HSC disponibiliza às pacientes as seguintes terapias alternativas e complementares (TACs): deambulação, utilização da bola suíça, banho de aspersão, exercícios respiratórios, aromaterapia, musicoterapia e massagem com óleos essenciais. As terapias são disponibilizadas na sala de pré-parto às parturientes que manifestem interesse em pelo menos uma delas, podendo ser utilizadas de forma concomitante, independente da escolha da via de parto. |
Certificado de Coragem |
A internação hospitalar é um período desafiador para as crianças. Por isso, a Pediatria do HSC entrega Certificados de Coragem, ilustrados com os personagens infantis Lino e Laila, àquelas que passam por procedimentos dolorosos, como recebimento de soro e injeção. A intenção é que os pequenos possam se sentir motivados a enfrentar situações que, apesar de delicadas e longe do contexto em que estão acostumados a conviver, são necessárias para seu tratamento médico. Com a iniciativa, as crianças podem descobrir que a internação não é feita somente de momentos negativos, mas também de superação. |
Humanização
O Hospital Santa Cruz conta com o Grupo de Trabalho em Humanização (GTH), um espaço coletivo organizado, participativo e democrático destinado a instaurar uma política institucional de resgate da humanização na assistência à saúde, em benefício dos usuários e dos profissionais de saúde, em concordância com a Política Nacional de Humanização (PHN). O grupo vem ampliando suas ações com vistas ao fortalecimento da cultura de humanização, auxiliando em processos de avaliação e discussão de fluxos de atendimento, acompanhamento e realização de ações atentas à diversidade e inclusão social. Nesse sentido, em parceria com o Núcleo Interno de Gerenciamento de Risco e Segurança do Paciente, tem pensado estratégias de garantia de uso de nome social, bem como ações que promovam a discussão da temática no âmbito institucional.
Segurança do Paciente
O Núcleo Interno de Gerenciamento de Risco e Segurança do Paciente (Nigersp) atua para garantir a ética e a qualidade nas atividades assistenciais, registrando e analisando os eventos adversos, orientando e acompanhando as estratégias para o desenvolvimento de novas práticas de saúde no que se refere à segurança do paciente. Em 2021, foram realizadas 10 reuniões e, dentre as ações desenvolvidas ao longo do ano, destacam-se:
- Encontro de treinamento do Bem-vindo - Foram realizadas 13 turmas, com o total de 96 técnicos capacitados;
- Encontro de Integração - Foram ofertadas 32 turmas, com o total de 280 novos funcionários capacitados;
- Capacitações do Manual de Diluição de Medicamentos - Foram ofertadas 35 turmas, com 99 funcionários capacitados;
- Capacitação da Meta 1 - Protocolo de Identificação do Paciente - Foram realizadas 16 turmas com 84 funcionários capacitados;
- Capacitação da Meta 4 - Cirurgia Segura - Foram realizadas 11 turmas com 44 funcionários capacitados;
- Capacitação da Meta 2 - Comunicação Efetiva - Foram realizadas 36 turmas, com 43 funcionários capacitados;
- Capacitação das Escalas de Braden e Morse - Foram ofertadas 22 turmas, com 83 funcionários capacitados;
- Capacitação sobre Coberturas e Curativos - Foram realizadas 19 turmas, com 32 funcionários capacitados;
- Encontro de Integração dos Cursos da Área da Saúde (Enfermagem, Técnico de Enfermagem, Fisioterapia, Medicina, Nutrição, Serviço Social e Psicologia), com 129 alunos capacitados;
- Revisão e troca dos manuais de diluição adulto e pediátrico;
- Criação da pasta rosa com impressão restrita para consulta dos manuais para todos os setores assistenciais;
- Treinamento específico sobre medicamentos para os novos funcionários da UTI Adulto Covid-19;
- Revisão dos 6 protocolos básicos da segurança do paciente;
- Realização da Campanha pelo Dia Internacional da Segurança do Paciente;
- Apresentação do Nigersp do HSC na Rede Brasileira de Enfermagem e Segurança do Paciente - Núcleo Vales (Rebraensp), além da participação nas reuniões da rede ao longo do ano;
- Avaliação dos Eventos Adversos;
- Fortalecimento das ações internas para disseminação da cultura de segurança (divulgação via e-mail, site e informativos internos).
Saúde em nossas mãos: O Hospital Santa Cruz foi selecionado para participar do projeto Saúde em nossas mãos: melhorando a segurança do paciente em larga escala no Brasil, coordenado pelo Ministério da Saúde. A iniciativa reúne 204 hospitais com o objetivo de reduzir as infecções e melhorar a segurança do paciente no País. Durante 24 meses, Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) dos hospitais participantes são acompanhadas e suas equipes têm o suporte educativo para aprimorar as práticas seguras. Cada grupo de 34 hospitais é acompanhado por profissionais das instituições de saúde vinculadas ao Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS) e pelo Ministério da Saúde, responsáveis pela condução das sessões virtuais de treinamento, assim como pelo suporte contínuo e por visitas.
Serviço de Farmácia Clínica
O Serviço de Farmácia Clínica do HSC, no ano de 2021, realizou 19.815 avaliações farmacêuticas, com 3.317 intervenções farmacêuticas aceitas pela equipe multiprofissional. Dessa forma, o serviço contribuiu significativamente para melhoria do processo de segurança do paciente, referente à cadeia medicamentosa relacionada às etapas de prescrição, dispensação e administração de medicamentos.
Serviço Integrado de Atendimento Psicossocial (SIAP)
O SIAP é composto por profissionais das áreas de Psicologia e Serviço Social, que atuam a partir do conceito de apoio psicossocial, garantindo suporte, acolhimento, orientação e cuidado integral aos pacientes, familiares e/ou responsáveis. As demandas de avaliação e/ou acompanhamento social ou psicológico chegam ao serviço por meio de solicitação da equipe assistencial, busca ativa, de forma espontânea, plano terapêutico multiprofissional, plano de alta multiprofissional, ou mediante o encaminhamento de outros profissionais da rede de saúde, assistência e/ou órgãos de proteção. O SIAP conta com campo de estágio aos estudantes dos cursos de Psicologia e Serviço Social, bem como profissionais vinculados ao Programa de Residência Multiprofissional Integrada em Saúde: Intensivismo, Urgência e Emergência (RMU).
Em 2021, a Psicologia Clínica realizou 3.512 intervenções psicológicas, envolvendo avaliação e acompanhamento psicológico, escuta e acolhimento, suporte e orientação familiar, abordagem psicossocial, discussão de casos, encaminhamentos para a rede e demais ações para aprimorar e fortalecer a assistência integral ao paciente.
Além disso, iniciou a realização de grupo de educação em saúde na Ala São Francisco e retomaram-se os grupos de atenção à gestante e de atenção ao puerpério na Maternidade, e o Grupo Aconchego / Bebê a bordo na UTI e UCI neonatal, totalizando 16 encontros com um total de 91 participantes.
O Serviço Social realizou, no ano de 2021, 4.911 intervenções sociais, articulação e acionamento dos serviços de saúde, assistência e órgãos de proteção, com a finalidade de promover atendimento integral e contribuir para a garantia e efetivação dos direitos das pessoas atendidas na Instituição.
Além disso, as profissionais do SIAP participam de grupos de trabalhos, comissões e comitês internos e representam a Instituição no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (Comdica) e no Conselho Municipal de Promoção da Vida e Prevenção do Suicídio.
Grupo Consultor em Cuidados Paliativos (GCPali)
O Grupo de Cuidados Paliativos tem por objetivo prestar cuidado multiprofissional para melhorar a qualidade de vida e aliviar o sofrimento da pessoa acometida por uma doença ameaçadora à vida. Traz um novo olhar dessa experiência que é o viver e o morrer, onde respeita o princípio de autonomia do paciente e entende a família como uma unidade de cuidado. No último trimestre de 2021, o grupo iniciou suas atividades práticas na Ala São Francisco, além de manter as discussões e reflexões teórico-práticas relacionadas aos cuidados paliativos e ao aprimoramento dos documentos institucionais que norteiam as perspectivas de trabalho do grupo, em atenção à Política de Cuidados Paliativos e Terminalidade do HSC.
Programa de Reabilitação Cardiorrespiratória
É um programa multidisciplinar que cuida dos pacientes submetidos a cirurgias cardíacas no Hospital Santa Cruz e dos pacientes portadores de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), projetando o melhor aperfeiçoamento físico, o desempenho social e a autonomia de cada paciente. Realiza também atendimentos voltados a pessoas idosas, com doenças pulmonares, cardíacas e vasculares e sequelas de Covid e ao público que utiliza os serviços do Centro de Especialidades Médicas do Hospital. O Programa é cadastrado e inscrito no Conselho Municipal do Idoso, desde 2019, e está apto a receber recursos via imposto de renda e editais para a realização de projetos em prol da comunidade. Já foi adquirido 1 (um) aparelho de eletrocardiograma, que permite a monitorização cardíaca constante durante testes e atividades físicas dos pacientes.
Movimentos de conscientização e prevenção
O HSC participou ativamente de movimentos mundiais como Agosto Dourado (incentivo ao aleitamento materno), Setembro Amarelo (prevenção ao suicídio), Outubro Rosa (prevenção ao câncer de mama) e Novembro Roxo (conscientização da prematuridade).
Durante o Outubro Rosa, o Hospital, por meio do Centro de Diagnóstico e Intervenção por Imagem (CDII) e da Assessoria de Projetos e Captação de Recursos, realizou uma ação junto a empresas do município e estabelecimentos parceiros do Programa de Fidelidade Amigo HSC, com o objetivo de fomentar o comércio local e disponibilizar o acesso de mulheres à realização de mamografias. Com o resultado, foi possível oferecer à comunidade, de forma totalmente gratuita, 64 exames de mamografias a serem feitos em 2021 e 2022 por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da Liga Feminina de Combate ao Câncer de Santa Cruz do Sul.
O principal canal de comunicação do HSC na internet é o seu site, que permite o contato direto da comunidade com os diversos setores da Instituição. Por meio dele são divulgadas todas as informações institucionais do Hospital, como histórico, estrutura, números, projetos, programas e serviços realizados. O site também apresenta o álbum de fotos dos bebês nascidos e permite que os usuários possam enviar mensagens aos pacientes que estão internados, acessar os serviços do CDII e ler as últimas notícias do HSC, assim como enviar elogios, reclamações ou sugestões para o setor de Ouvidoria.
saiba maisTem como objetivo compartilhar histórias dos bebês que ficam internados, por determinado período, na Unidade de Cuidados Intermediários e na UTI Neonatal do HSC, com fotos dos pequenos em estilo newborn, produzidas pela equipe de enfermagem do Hospital. A intenção é proporcionar aos bebês e aos pais a oportunidade de registrar seus primeiros dias/meses de vida de maneira especial e compartilhar relatos de vida que trazem inspiração, amor e coragem para o cotidiano.
saiba maisPeriódico oficial do Núcleo de Epidemiologia do HSC e do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde da Unisc – Mestrado e Doutorado (B2 Qualis Capes - ISSN:2238-3360). Visa integrar a assistência/ensino, compartilhando as experiências em epidemiologia e controle de infecção. No ano de 2021 foram publicados 2 números, que ao total somaram 20 trabalhos publicados.
confiraPor meio dos fôlderes são compartilhadas informações específicas com os pacientes e a comunidade em geral. Dentre os temas divulgados em 2021 estão aleitamento materno, campanha de doação de órgãos, serviços oferecidos pelo CDII, Centro de Especialidades Médicas HSC e Amigo HSC, além de campanhas para doação via Imposto de Renda, orientações de higiene de mãos, informações acerca da Acreditação, entre outros.
É uma cartilha didática para portadores de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), atendidos pelo Programa de Reabilitação Pulmonar no HSC. Contém informações relevantes e de impacto no autocuidado e no manuseio da doença, ampliando a atenção para além da prática clínica de fisioterapia, farmácia, medicina, educação física, nutrição e psicologia. A versão impressa é distribuída aos pacientes e familiares, estando a versão digital disponível no site do HSC.
confiraPossibilita maior interação entre os funcionários com o compartilhamento de fotos e de atividades realizadas na Instituição, além de ser mais uma opção para a divulgação de notícias e de serviços aos seguidores e aos visitantes do perfil.
Série alusiva ao aniversário: Para comemorar os seus 113 anos, o Hospital Santa Cruz divulgou em suas redes sociais uma série em três episódios contando as histórias de seis funcionários da Instituição, contadas por familiares. A produção teve a parceria da Pé de Coelho Filmes e os episódios foram veiculados a partir do dia 22 de maio, aniversário do HSC.