O Relatório de Responsabilidade Social e Balanço Social da APESC se destina a apresentar um pouco do trabalho nas áreas da educação e da saúde, realizado pela Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul – APESC, por meio de suas mantidas: a Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC, a Escola de Educação Básica Educar-se, o Centro de Educação Profissional da UNISC – CEPRU e o Hospital Santa Cruz – HSC. […]
Há 62 anos, a Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul (Apesc) realiza atividades focadas no desenvolvimento da comunidade, através do conhecimento e de tudo o que ele possibilita.
Por meio de suas quatro instituições mantidas – Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Escola de Educação Básica Educar-se, Centro de Educação Profissional da Unisc (Cepru) e Hospital Santa Cruz (HSC) -, diversas ações são desenvolvidas em prol do crescimento econômico e social da população.
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Missão
Promover o desenvolvimento regional por meio da criação e manutenção de instituições de educação, saúde e comunicação que prestem serviços sem fins lucrativos e com responsabilidade socioambiental.
Visão
Ser uma Associação Comunitária de referência nacional em serviços de educação, saúde, preservação ambiental e comunicação social, pela alta qualidade, confiabilidade e responsabilidade de suas ações.
Estrutura de
Governança
A Apesc é uma entidade civil, sem fins lucrativos, constituída por clubes de serviço, associações de classe, entidades públicas, entidades privadas, empresas privadas, entidades afins e associados.
Constituem a administração da Apesc:
ASSEMBLEIA GERAL COMUNITÁRIA
Órgão soberano de deliberação, constituída por associados efetivos, legalmente representados. É formada por 77 membros de variados segmentos da comunidade local (representantes de órgãos públicos, educandários, iniciativa privada, organizações não governamentais, sindicatos e entidades da sociedade civil organizada).
CONSELHO SUPERIOR
Órgão técnico de função deliberativa e consultiva, constituído por 11 pessoas, sendo elas: Presidente da Apesc; Vice-Presidente da Apesc; Reitor; Pró-Reitor de Administração da Unisc; Presidente da Associação dos Docentes da Unisc (Adunisc); e seis membros eleitos pela Assembleia Geral Comunitária.
DIRETORIA
Constituída por Presidente e Vice-Presidente, sendo em 2023 o professor Rafael Frederico Henn e o Sr. Benício Werner, respectivamente.
Recursos Humanos
APESC 2023
Os colaboradores da Apesc Educação (UNISC, CEPRU e Educar-se), lotados em suas diversas mantidas, distribuem-se por:
GÊNERO
Número de Aposentados APESC Educação: 87
Admissões APESC Educação: 171
Demissões APESC Educação: 231
Até 18 anos
19 – 35 anos
36 – 50 anos
51 – 70 anos
Acima de 70 anos
3
358
519
277
4
PESSOAS COM DEFICIÊNCIA APESC*: 94 (67 APESC EDUCAÇÃO E 27 HSC)
CARGOS DE LIDERANÇA
Número Total de Docentes
N° de doutores
N° de mestres
N° de especialistas
N° de graduados (Ens.Médio – 01/Grad. And. 04*)
N° total de funcionários no corpo tec. e adm.
N° de pós-graduados (espec.,mestres,dout.)
N° de graduados
N° de graduandos
N°de pessoas com ensino médio
N° de pessoas com ensino fundamental
N° de pessoas com ensino fundamental incompleto
N° de pessoas não alfabetizadas
* Educar-se/ ** UNISC Idiomas
446
184
185
62
12
715
166
212
151
149
25
12
0
ANTIGUIDADE FUNCIONAL APESC EDUCAÇÃO
Até 5 anos ______________________ 464
De 6 a 15 anos ___________________ 393
De 16 a 25 anos ___________________ 211
Acima de 25 anos __________________ 93
Número de sindicalizados
SINPRO – 139
SINTAE – 133
TABELA DE EVOLUÇÃO DE ACIDENTES DE TRABALHO
ATIVIDADES / NÚMEROS
Acidentes de Trabalho
* Acidentes perfurocortantes
** Acidentes típicos.
*** Acidentes de Trajeto.
2020
0
2021
5** e 2***
2022
4**
2023
3** e 1***
Capacitação e desenvolvimento
Desenvolvimento Humano – Capacitação e Desenvolvimento
− Programa de Capacitação: Foram realizadas 84 capacitações na UNISC, contabilizando 3.121,10 horas de capacitação, investidas no pessoal técnico–administrativo e docentes da Instituição. Tal ação atingiu um total de 558 participações de empregados, perfazendo uma média de 05h35min de capacitação por pessoa.
− Bolsas de Pós-Graduação: No ano de 2023, 12 técnicos-administrativos foram contemplados com bolsas para Programas de Pós-Graduação Lato Sensu (Pagamento de Taxas ou Afastamento) e 2 com horas de afastamento para Stricto Sensu.
− Cursos e Eventos Externos: No ano de 2023, 15 técnicos foram contemplados nessa modalidade.
Programa Pertencer
Somando-se às diversas ações de desenvolvimento humano e profissional, realizadas na Unisc, trata-se de uma iniciativa para promover a inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Para tanto, o Programa incentiva a contratação, o acolhimento e o desenvolvimento de pessoas com deficiência. Além disso, busca a acessibilidade desse público a programas de qualificação e de desenvolvimento e a atividades do ensino formal na Universidade. O Programa abrange técnicos administrativos, docentes, gestores, aprendizes, estagiários curriculares e extracurriculares e acadêmicos.
Curso de Aprendizagem para Pessoas com Deficiência
No ano de 2023, a APESC formou mais uma turma de Aprendizes com deficiência, objetivando a inserção profissional no mercado de trabalho, formando pessoas capacitadas, a partir do desenvolvimento de suas competências, para o exercício da função profissional. Foram 17 meses com jornada de 4 horas diárias, divididas em 320 horas teóricas e 880 horas práticas. Da turma de Aprendizagem de 2022/2023, foram efetivados 5 aprendizes que se tornaram funcionários técnico-administrativos nas Mantidas da APESC.
Recrutamento e Seleção
– No ano de 2023, foram realizados 223 Processos Seletivos pelo Setor de Recursos Humanos, dentre os quais 25 foram de Recrutamento Interno, contabilizando, no total, 2.518 inscritos, sendo 195 empregados na Instituição.
– Foram selecionados 171 técnicos administrativos e 147 estagiários nos processos seletivos realizados no ano de 2023.
Benefícios
Dentro da política da APESC de valorização do funcionário, são oferecidos aos técnicos administrativos e docentes da UNISC, da Educar-se e do CEPRU os seguintes benefícios:
– Auxílio-creche;
– Desconto nas mensalidades da Escola Educar-se;
– Desconto nas mensalidades de cursos de graduação na UNISC, conforme Convenção Coletiva de Trabalho;
– Plano de saúde e odontológico;
– Vale-Alimentação para Técnicos Administrativos;
– Seguro de Vida;
– Programa de capacitação para docentes e técnicos administrativos;
– Programa Asas e Asas Júnior de Qualidade de Vida.
Os empregados terceirizados também têm o benefício de participar das capacitações para os técnicos administrativos.
Programa Asas Qualidade de Vida
Ofertado gratuitamente para funcionários, aprendizes e estagiários remunerados, o Programa Asas Qualidade de Vida promove variadas atividades físicas que visam um estado físico-psíquico-social equilibrado.
As atividades são realizadas no campus-sede de Santa Cruz do Sul, no qual são oferecidas as seguintes modalidades: Ginástica Laboral, Ioga, Atividades Aquáticas (Natação, Hidroginástica), Pilates, Grupo de Caminhada, Aulas Coletivas e Judô. Outra prática adotada pelo Setor de Recursos Humanos da UNISC é a possibilidade de os funcionários serem encaminhados para sessões de psicoterapia, com o auxílio da Instituição no suporte dos custos. Sendo diagnosticada a necessidade de um acompanhamento psicológico, os empregados podem realizar o tratamento com profissionais credenciados, pelo Setor de Recursos Humanos/SESMT, nos seus respectivos consultórios, e receber o auxílio de pagamento, com base em uma tabela que informa o desconto de acordo com os cargos.
Programa ASAS JÚNIOR de Qualidade de Vida
O Programa visa sensibilizar os funcionários e estagiários remunerados para que, junto com seus filhos, tenham uma vivência com qualidade, alegria e saúde. Esse programa prevê a integralidade do indivíduo por meio da aproximação da família, promovendo o bem-estar e a qualidade de vida, atendendo às diferentes necessidades das crianças e das famílias em um ambiente especialmente preparado para elas.
Atualmente, são duas as modalidades oferecidas: natação e judô.
Ginástica laboral
O cuidado com a saúde dos colaboradores é uma preocupação da APESC. Uma das maneiras de estimular práticas saudáveis no ambiente de trabalho é por meio da ginástica laboral, tarefa que é realizada de uma a duas vezes por semana, em sessões que duram entre 10 e 15 minutos. As atividades da ginástica laboral variam de acordo com as necessidades dos beneficiados, como exercícios de respiração, de relaxamento, aeróbicos, alongamento e fortalecimento muscular. Cabe ao Profissional de Educação Física realizar uma avaliação física com os participantes dessa modalidade, com o objetivo de fornecer dados que irão auxiliar na prescrição de exercícios, motivar os alunos para alcançar possíveis metas estabelecidas, orientar o aluno sobre o conceito de aptidão física e seu corpo e, assim, identificar possíveis riscos e motivar para uma atividade física.
Recursos Humanos APESC Hospital Santa Cruz
Benefícios
A mantida HSC oferece aos seus funcionários:
– Plano de saúde médico e odontológico;
– Subsídio de parte do custo com refeições;
– Descontos em cursos do Cepru e da Unisc;
– Descontos na Escola Educar-se;
– Auxílio-estudante;
– Auxílio-creche;
– Internação em leitos privativos.
Reconhecimento
Considerando a importância do programa de capacitação para o processo de desenvolvimento da Instituição, foi idealizado o projeto Top Desenvolvimento HSC, que é uma estratégia para dar visibilidade ao mesmo, bem como para incentivar a adesão institucional. Nesse sentido, a partir de 2023, começou a ser realizada a premiação aos funcionários que obtiverem maior número de horas/aproveitamento durante o ano, considerando as trilhas de desenvolvimento por área. São premiados dois funcionários por área (apoio, administrativa e assistencial) e um gestor com horas/aproveitamento no grupo de gestores e capacitações obrigatórias da trilha de liderança.
Ainda, também pensando em proporcionar maior reconhecimento e aproximação dos funcionários com a equipe diretiva, foi proposto em abril de 2023, o projeto Café dos Aniversariantes, em que, durante o seu mês de aniversário, cada funcionário é convidado para participar de um café da manhã. Esse momento ocorre no refeitório do HSC, com todos os aniversariantes do mês, juntamente com a equipe diretiva, para comemoração e integração dos mesmos.
Educação Permanente
Ao longo de 2023, as capacitações promovidas pelo HSC contaram com 11.820 participantes, sendo realizadas, no total, 21.424 horas de capacitação para os funcionários. Os principais assuntos abordados foram integração de novos funcionários, saúde e segurança do trabalhador, qualificação da área assistencial e segurança do paciente. O principal objetivo é a qualificação e a atualização constante dos profissionais do HSC.
A metodologia para cada uma das capacitações é definida de acordo com a necessidade da temática e/ou técnica a ser desenvolvida. Nesse sentido, o HSC conta com estratégias metodológicas presenciais e virtuais, buscando o melhor aproveitamento do conteúdo proposto.
Além disso, o processo de entrada dos novos funcionários pauta-se em trilhas de desenvolvimento específicas por cargo e área de atuação. As trilhas têm por objetivo mapear as principais necessidades de conhecimentos, informações e capacitações que os profissionais precisam receber dentro dos primeiros meses de trabalho, estruturando um processo de acompanhamento do gestor, monitorado pela equipe de Desenvolvimento Humano da Instituição. O processo de construção de trilhas de desenvolvimento amplia o olhar para as especificidades de cada área de atuação, sendo divididas em trilha Assistencial, trilha de Apoio, trilha Administrativa, trilha de Lideranças e trilha de Aperfeiçoamento, bem como possibilita um acompanhamento mais singularizado para a adaptação do novo funcionário.
Programa Acolher
O programa tem por objetivo desenvolver e acompanhar ações de incentivo e contratação de pessoas com deficiência ao quadro de funcionários. Em 2023, foram realizados acompanhamentos aos funcionários e prestadas orientações aos gestores, com o objetivo de promover a integração e o trabalho coletivo. Para isso, o HSC proporciona uma conversa com o gestor de cada área onde os funcionários com deficiência estão inseridos e, na sequência, ocorre o acolhimento do funcionário, no intuito de auxiliá-lo em suas dificuldades, caso ocorram. Também são realizadas reuniões mensais com os colaboradores do setor de Recursos Humanos para pensar ações de melhorias sobre o tema. Além dessas ações, em agosto de 2023 foi incluído o banco de Diversidade e Inclusão, com o intuito de facilitar o processo de candidatura e recrutamento de acordo com a avaliação de potencialidades e levantamento de interesse.
Psicologia Organizacional e do Trabalho
O HSC desenvolve diferentes ações voltadas à saúde mental e ao desenvolvimento dos seus funcionários. As ações ocorrem mediante a oferta de espaços individuais e/ou coletivos a todas as pessoas que necessitam de orientação para lidar com problemas pessoais ou decorrentes do processo de trabalho, bem como para o desenvolvimento das equipes. Além disso, também são disponibilizados atendimentos aos gestores, com o intuito de lhes propiciar suporte nas diversas situações relacionadas à gestão de pessoas. Em 2023 foram realizados 110 atendimentos. Ainda, nessa mesma perspectiva, foram promovidos oito grupos de acolhimento, totalizando 33 participações.
Rede de Apoio Psicossocial
No ano de 2023, o HSC iniciou o projeto da Rede de Apoio Psicossocial, com o intuito de ampliar o cuidado com a saúde mental, desenvolver comportamentos de cuidado com vistas a fortalecer uma cultura organizacional de segurança psicológica e ter pessoas de referência para lidar com situações que exigem apoio emocional, acolhendo e agilizando encaminhamentos para serviços especializados. Nessa ação, aproximadamente 30 funcionários foram capacitados para auxiliar os colegas frente a situações que interferem na saúde mental e emocional. Além disso, durante todo o ano de 2024 serão realizadas reuniões mensais para que o grupo possa discutir casos e promover ações em saúde nesse sentido, em parceria com o setor de Desenvolvimento Humano e com o Programa Equilibre-se.
Programa de Qualidade de Vida HSC – “Equilibre-se”
Por meio desse Programa, o HSC, utilizando-se de estratégias de prevenção e promoção da saúde em espaços de cuidado promotores de sentido, de autoconhecimento e reflexão em relação ao próprio processo de trabalho, bem como sobre diferentes dimensões de sua vida, proporciona aos seus colaboradores oportunidades de avaliar suas condições de saúde e de serem protagonistas das mudanças necessárias.
As atividades ocorrem dentro da jornada formal e em todos os turnos de trabalho, mediante o envolvimento de profissionais de Educação Física, Psicologia, Medicina e Enfermagem do Trabalho do HSC, com a participação de alunos da residência multiprofissional em Educação Física e cursos de graduação, além de outros profissionais voluntários.
Em 2023, foram oferecidos espaços de relaxamento (Reequilibre-se, Oficinas de Bolsinhas de Relaxamento e Calor), ginástica laboral, participação em feiras e eventos como a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat), com a realização de jogos lúdicos abordando os temas atividade física e bem-estar, espaços de conversa abordando temas como saúde mental (denominado Mente Aberta), saúde emocional da mulher, uso de medicamentos e assédio e oficinas de trabalhos manuais, onde foram pintados desenhos de Páscoa na data comemorativa e produzidos enfeites para o pinheiro no Natal. Também foram oferecidas aos colaboradores da Instituição oficinas no Dia do Desafio, visando estimular a prática de atividade física regular. Considerando essas atividades, foram realizados aproximadamente 6.800 atendimentos, com avaliações muito positivas.
Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT)
– Em 2023, foram registrados 101 acidentes de trabalho. O SESMT manteve o foco na integração de novos funcionários, realizando treinamentos por meio de ordens de serviço específicas, reforçando a necessidade dos cuidados relacionados à higiene das mãos e utilização de máscara respiratória, aplicadas em diversas áreas da Instituição, considerando como prioridade as áreas de maior risco. Foram, ainda, realizadas capacitações direcionadas aos gestores, com o objetivo de reduzir o número de acidentes e reforçar o fluxo para notificação de acidentes de trabalho, bem como sua prevenção. Ao longo de todo o ano foram realizados os Diálogos de Segurança, abrangendo todos os setores da Instituição, tendo como principais temas a utilização de EPIs e as Rotas de Fuga.
– O HSC realizou, de 16 a 20 de outubro de 2023, sua Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat), com atividades voltadas à segurança, saúde física e mental do trabalhador. Foram realizadas atividades como reiki coletivo e individual, roda de conversa sobre acidentes de trabalho e seus impactos, roda de conversa sobre saúde mental, trabalho e bem-estar, feira de saúde com testes de visão e glicemia e orientações ergonômicas.
– A Brigada de Emergência, composta por funcionários voluntários, reuniu-se em diversas oportunidades para estudos teóricos e práticos, reuniões bimestrais, bem como para realização de simulados práticos de combate a incêndio e primeiros socorros em diversos setores, inclusive para o abandono da Instituição em caso de necessidades extremas.
– Para oferecer ainda mais segurança aos pacientes internados e aos familiares que circulam pela Instituição, o Hospital Santa Cruz realizou várias reformas internas de adequação ao Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndios (PPCI). As obras incluem fechamento de janelas nos corredores e redimensionamento da janela na escada de emergência, além de instalação de corrimão em escadas e rampas, adequação da rampa de abandono e nivelamento do acesso à mesma. Os ajustes permitem a saída segura de macas com pacientes, de familiares e acompanhantes e também de funcionários, em casos de emergência.
Ergonomia
Com o intuito de melhorar ainda mais a segurança e a qualidade de vida dos colaboradores, em 2023 foram implementadas e validadas melhorias ergonômicas nos postos de trabalho do HSC. Ao longo do ano, totalizaram 88 validações de melhorias implantadas. Também foram realizados treinamentos de ergonomia voltados a orientações posturais, movimentação manual de cargas e orientações posturais na movimentação de pacientes, contemplando 1.022 participações nas áreas administrativas, de apoio e assistenciais.
Compreendendo que o avanço das condições ergonômicas visa à melhora na segurança, ao conforto e ao bem-estar dos colaboradores, entende-se que esta melhora contribui para o auxílio na construção de um melhor, mais eficiente e mais seguro atendimento aos pacientes que buscam os serviços do HSC.