RELATÓRIO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL 2023
Desde sua fundação, em 1984, a Educar-se tem-se dedicado ao desenvolvimento pleno e consciente de seus estudantes, respeitando suas individualidades e promovendo um aprendizado colaborativo em um ambiente acolhedor, amoroso e diverso. “Cada um é um universo” não é apenas nosso slogan e decodificador; é a essência de nossa missão de potencializar cada estudante como um ser consciente, ético e autônomo, através de uma jornada coletiva de aprendizagem transformadora.
É com imenso orgulho que a Escola Educar-se compartilha o Relatório de Responsabilidade Social, refletindo nosso compromisso contínuo com a comunidade e o meio ambiente, com uma sociedade mais justa e inclusiva.
Nossa jornada visa alinhar nossas práticas educacionais com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela ONU, conforme delineado na Agenda 2030. Este relatório destaca nossos esforços em promover a inovação, a sustentabilidade e o desenvolvimento regional de forma integrada e coerente.
Ao abraçar a Agenda 2030 da ONU, buscamos incorporar valores de sustentabilidade em todos os aspectos de nossa educação. Acreditamos que nosso papel como educadores vai além das salas de aula, e estamos comprometidos em preparar nossos estudantes para se tornarem cidadãos conscientes e atuantes em um mundo em rápida transformação.
Nossos projetos inovadores não apenas estimulam a criatividade e o empreendedorismo entre os estudantes, mas também promovem a conscientização ambiental e geram compreensão dos possíveis impactos sociais e econômicos em nossa comunidade. Através de iniciativas colaborativas, capacitamos nossos estudantes a enfrentarem os desafios do século XXI de maneira proativa e sustentável.
O sucesso acadêmico de nossos estudantes reflete não apenas a qualidade do ensino que oferecemos, mas também a dedicação para a criar um ambiente inclusivo e respeitoso, onde todos os estudantes se sintam valorizados e apoiados em sua jornada educacional.
Número de alunos
2021
571
2022
618
2023
644
Bolsas Integrais e Parciais
2021
133
2022
139
2023
124
Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Na Educação Infantil, nos Anos Iniciais e nos Anos Finais do Ensino Fundamental da Escola Educar-se, o currículo é projetado para garantir que as crianças recebam uma educação que favoreça seu desenvolvimento integral, não apenas em termos acadêmicos, mas também em aspectos físicos, emocionais e sociais. Por meio de atividades lúdicas e interativas, buscamos promover uma compreensão profunda da interconexão entre os seres humanos e o meio ambiente, incentivando o respeito e o cuidado com o planeta.
Ao mesmo tempo, incorporamos práticas sustentáveis em nossa rotina diária, ensinando as crianças sobre a importância da redução, reutilização e reciclagem de materiais (ODS 12), bem como sobre a conservação da água e energia (ODS 6 e 7). Estimulamos os estudantes a participarem ativamente de projetos que promovam a sustentabilidade, como a criação de hortas escolares, implementação de programas de compostagem e a reutilização da água das chuvas por meio de cisternas.
Além disso, buscamos engajar toda a comunidade escolar em ações que contribuam para a preservação do meio ambiente e o combate às mudanças climáticas. Em parceria com instituições locais e a universidade, realizamos atividades que visam sensibilizar e capacitar não apenas nossos estudantes, mas também suas famílias e a comunidade em geral, para adotarem estilos de vida mais responsáveis e conscientes (ODS 17).
PROJETOS
Lixo Zero
Dia da Carona
A ideia do Dia da Carona é propor uma reflexão sobre o impacto que causamos ao nosso planeta diariamente e, dessa forma, incentivar todos à otimização do tempo e à redução da emissão de gases poluentes na atmosfera.
Em sintonia com a iniciativa do Dia da Carona, promovemos ações que visam reduzir o uso de veículos motorizados, como o estímulo ao uso de bicicletas para deslocamento, contribuindo para a redução das emissões de gases poluentes na atmosfera, e promovendo um estilo de vida mais saudável e ativo para todos os envolvidos.
Horta Escolar
O Projeto Horta Escolar da Escola Educar- se, iniciado em 1998, é mais do que um simples espaço de plantio – é um local de aprendizado, conexão com a natureza e desenvolvimento da consciência ecológica.
Em 2011, os professores da Educação Infantil e Anos Iniciais colaboraram para criar um novo formato para a horta: a mandala. Essa escolha foi cuidadosamente pensada, pois o formato circular permite um melhor aproveitamento do espaço, da irrigação e da diversificação das culturas plantadas. Além disso, a mandala representa valores de coletividade, integração e conexão, refletindo a ideia de um espaço harmonioso onde todos são bem-vindos.
Além de promover a consciência ambiental, o Projeto Horta Escolar contribui para a melhoria da saúde coletiva da comunidade escolar.
Lenda da Gralha Azul
Reconhecendo a importância das araucárias como habitat essencial para a Gralha Azul e outras espécies, nós nos comprometemos a contribuir ativamente para a preservação dessas árvores e seu ecossistema.
O plantio de mudas de araucária é a atividade central do projeto.
Sucatário
Cisternas
O projeto “Cisternas!” da Escola Educar-se é uma iniciativa inovadora e essencial que visa enfrentar os desafios da escassez de água e promover a sustentabilidade hídrica em nossa comunidade escolar e além. Em parceria com a Associação de Pais e Mestres (APM), estamos trabalhando para instalar sistemas de captação de água da chuva em nossa escola, contribuindo para a conservação desse recurso vital e para a consciencialização sobre a importância da água para a vida.
Anos Finais do Ensino Fundamental
Nos Anos Finais do Ensino Fundamental da Escola Educar-se, a abordagem educacional visa não apenas ao desenvolvimento acadêmico dos estudantes, mas também ao fortalecimento de suas habilidades críticas, analíticas e de pensamento independente. Ao integrar os princípios dos ODS da ONU com essa perspectiva de ensino, estamos formando indivíduos preparados para enfrentar os desafios do século XXI e contribuir para um futuro mais sustentável, equitativo e justo para todos.
EDUCAÇÃO DE QUALIDADE
Assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade, além de promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Nossa abordagem educacional visa proporcionar experiências concretas e instigantes que estimulem o pensamento crítico e promovam vivências enriquecedoras, contribuindo assim para a realização de um ensino de qualidade.
Buscamos ir além da mera transmissão de conhecimento, criando um ambiente de aprendizagem dinâmico e estimulante. Através de projetos interdisciplinares, atividades práticas e debates em sala de aula, proporcionamos aos estudantes oportunidades de explorar temas relevantes e desafiadores, desenvolvendo suas habilidades de análise, reflexão e resolução de problemas.
A Escola Educar-se está empenhada em oferecer uma educação de qualidade que vá além das fronteiras da sala de aula, preparando os alunos para os desafios do mundo real e capacitando-os a serem cidadãos críticos, criativos e comprometidos com o bem-estar da sociedade e do planeta.
Sexto ano Ensino Fundamental
Projeto de sustentabilidade:
“brique de uniformes”, “tampinha na lata”, “arrecadação do óleo saturado”, “sucatário”, “lixo zero”.
Sétimo ano Ensino Fundamental
Narrativas a partir do livro “Brim Azul: a história de uma calça”, do autor Ganymedes José.
Oitavo ano Ensino Fundamental
Conexões e Saberes
Elaboração de um projeto de Lei para solucionar ou minimizar um problema encontrado no município de Santa Cruz do Sul e/ou em seus arredores.
Nono ano Ensino Fundamental
Conexões e Saberes
Buscou-se explorar modos de fazer investigação e desenvolver o rigor científico. Os projetos desenvolvidos deveriam ter como temática geral os “Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS)”. Assim, cada grupo de estudantes elaborou uma pesquisa alinhada ao ODS escolhido e apresentou seu projeto para os estudantes das turmas de 2º ano do Ensino Médio e para avaliadores externos.
Ensino Médio
No Ensino Médio da Escola Educar-se, compreendemos que a formação dos estudantes vai além do domínio dos conteúdos curriculares.
Há, em nosso projeto educacional, um foco especial no fortalecimento da autonomia dos estudantes, incentivando-os a buscar uma identidade própria e a tomar decisões fundamentadas sobre seu futuro. Isso inclui pensar nas escolhas futuras, na carreira profissional e no projeto de vida.
Por meio de experiências de aprendizagem significativas e do estímulo ao protagonismo dos estudantes, buscamos garantir que eles estejam preparados não apenas para enfrentar os desafios do mundo do trabalho e da sociedade contemporânea, mas também para contribuir de forma proativa e cooperativa para a construção de um futuro mais justo, sustentável e equitativo para todos.
Eletiva Cidade: um laboratório vivo
A Unidade Curricular Eletiva – Cidade: um laboratório vivo teve por objetivo apresentar a origem e as concepções sobre os conceitos de cidade e smarts cities, levando em consideração os agentes criadores e transformadores do espaço urbano, proporcionando o debate a partir de diferentes abordagens sobre planejamento urbano, questões ambientais, socioeconômicas, culturais e tecnológicas, estimulando a criação de projetos e soluções inovadoras, com o objetivo de promover o desenvolvimento e melhorar a qualidade de vida nas cidades.
Eletiva Produtos Naturais
Desenvolvimento de um produto, desde a marca até a produção, que contribua na promoção da saúde, a partir da extração de substâncias naturais com propriedades farmacológicas.
Eletiva Ciência e Tecnologia na Sociedade Contemporânea
Produção de geleias, a partir da matéria-prima in natura, oportunizando os estudantes vivenciarem todo o processo de produção
Eletiva Investigações Experimentais
Além da discussão sobre os impactos ambientais decorrentes da queima e do descarte inadequado de polímeros, buscou-se produzir bioplásticos a partir do amido da batata, bem como analisar sua eficiência como barreira protetora e sua biodegradabilidade.
Eletiva STEAM
Foram desenvolvidos protótipos e práticas, visando à articulação de conhecimentos científicos, baseados na Ciência da Natureza e na Matemática, aliados à tecnologia, engenharia e arte.
Trilha de Aprofundamentos em Ciências da Natureza
Estudo de aprofundamento sobre a Radioatividade, buscando compreender os aspectos positivos e negativos de sua utilização.
Projeto de Vida
Atividades de Voluntariado.
As instituições que oportunizaram essa experiência foram: APAE, Grupo de Bem, Cavalo de Lata, Adote um Gatinho, SIS (Sistema Integrado de Saúde – Unisc), CRAS de Vale Verde e Sociedade Cultural e Esportiva de Herveiras.
AFRICANIDADE E QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS
A iniciativa teve como foco promover a diversidade cultural, o combate ao racismo, a consolidação da identidade e o respeito às diferenças e a compreensão da história.
FORMAÇÃO CONTINUADA
No Programa de Formação Continuada da Escola de Educação Básica Educar-se priorizamos a capacitação e atualização constante de nossos profissionais, garantindo que estejam sempre preparados para enfrentar os desafios do cenário educacional em constante evolução. Acreditamos que investir na formação dos educadores é investir no futuro de nossos estudantes e na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.
Ações
Conferência
Palestra Livre
Prevenção da Violência nas Escolas
Grupo de Estudos “Somos Natureza”
Buscamos expandir, coletivamente, o pensamento da Ecologia Profunda, da Autopoiese, da Bioantropoi(é)tica, das relações com a Natureza, da Autonomia, Liberdade, Esperança e CoCriação.
Grupo de Estudos “Parceiros na Inclusão – GEPI”
Missão Estônia
A Missão da Educar-se para a Estônia representa um compromisso em buscar inspiração e aprendizado nos modelos educacionais de vanguarda da Estônia e da Finlândia, reconhecidos mundialmente por sua excelência e inovação. Essa iniciativa visa não apenas qualificar a compreensão das mudanças no cenário educacional, mas também aprimorar a qualidade da educação oferecida pela Escola Educar-se.
COMPROMISSO
Reafirmamos nosso compromisso contínuo em alinhar nossas práticas educacionais com a Agenda 2030 e os ODS da ONU, garantindo que cada estudante da Escola Educar-se receba uma educação que não apenas transforma suas vidas, mas também faz a diferença no mundo ao seu redor. Juntos, estamos construindo um futuro melhor para as gerações futuras, pois cada um de nós é um UNIVERSO.
“De qualquer modo, a função mais importante da escola continua a ser o seu papel como emancipadora e criadora da paixão pela pesquisa, guardando a curiosidade que marca a nossa infância e a tendência natural de agirmos em coletividade. O motor da evolução não é a competição, como diz o darwinismo social, mas a simbiose.” Mia Couto