A Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul (Apesc) contabiliza,em março de 2021, 59 anos de uma rica trajetória na educação e na saúde, direcionando seus esforços para o desenvolvimento da região do Vale do Rio Pardo e das demais áreas onde atua. A Apesc desenvolve suas ações por meio de suas quatro instituições mantidas: a Unisc, a Escola Educar-se, o Cepru e o Hospital Santa Cruz.
Muitas foram as dificuldades enfrentadas ao longo dessas décadas de atuação; entretanto, no último ano, suas mantidas (e todas as Instituições que prestam serviços de educação e de saúde) passaram por um contexto que jamais alguém imaginou viver. Em meio à ameaça silenciosa de um vírus desconhecido, uma pandemia se instalou no mundo e nos forçou a nos isolarmos nas nossas casas, nos distanciarmos fisicamente e mudarmos completamente a nossa rotina.
Nossas instituições de ensino precisaram enfrentar mais um desafio: manter a interação aluno/professor/conhecimento e o ensino de qualidade para os estudantes, reafirmando o compromisso com a educação. Aprendemos, em tempo recorde, a adaptar nossa prática didático-pedagógica a uma modalidade não presencial; aprendemos com agilidade a flexibilizar nossas aulas presenciais e passamos a uma prática de ensino-aprendizagem remotos. Não foi simples, nem fácil para os docentes e para os estudantes.
Os professores passaram por capacitação pedagógica em 2020: foi construído um conjunto de sugestões operacionais e pedagógicas para lidar com o momento, conforme a realidade de cada uma das mantidas; na Unisc, foi de acordo com o componente curricular de cada curso, seguindo as orientações oficiais de saúde. Cumprimos integralmente o ano letivo de 2020, com adaptações, com flexibilização, com muito trabalho e com muita responsabilidade.
Nesse cenário de pandemia, merece destaque a atuação na área da saúde, através do Hospital Santa Cruz, que supera de longe os 60% dos atendimentos via SUS, conforme preconiza a legislação. No momento atual, somos testemunhas do esforço enorme que vem sendo feito para dar conta da demanda acarretada pela Covid-19. Mais do que nunca, todos os recursos estão sendo levados à exaustão e todos os envolvidos merecem o reconhecimento da sociedade civil.
A Apesc realizou inúmeras atividades junto à comunidade, estendendo ciência, cooperação e solidariedade para o enfrentamento e a minimização da Covid-19, conforme se pode verificar nos números apresentados no decorrer deste Relatório. Temos convicção de que isso fez toda a diferença para a nossa comunidade, que pôde constatar o real sentido de contar com uma entidade de caráter comunitário, que valoriza as suas raízes e que se preocupa com o legado a ser deixado para as próximas gerações.
Podemos dizer que essa pandemia está nos dando uma valorosa lição e uma oportunidade única de seguirmos o caminho da transformação. Essa transformação pode começar por nós mesmos: no aprimoramento da empatia, da sensatez e da solidariedade; na capacidade de trabalharmos em prol do coletivo, acima de nossas individualidades; na busca dos valores essenciais para nos tornarmos mais humanos e mais responsáveis por todas as questões que afetam nosso planeta; e na aceitação de que aquele mundo pré- coronavírus não mais existirá.
Profª Carmen Lúcia de Lima Helfer, presidente da Apesc.