O Hospital Santa Cruz (HSC) é uma entidade sem fins lucrativos, com 115 anos de serviços prestados à comunidade. Certificado como Hospital de Ensino e com a Acreditação Nível 2, concedida em 2023 pela Organização Nacional de Acreditação (ONA).

O HSC é o principal centro de saúde do Vale do Rio Pardo, habilitado como Centro de Referência em Alta Complexidade Cardiovascular e Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Traumato-Ortopedia e em Terapia Nutricional Enteral e Parenteral. Também é referência nas especialidades de gestantes de alto risco, transplante de córnea/esclero, Porta de Entrada de Urgência/Emergência, Oftalmologia e em atendimentos a casos suspeitos e/ou confirmados de Covid-19. Realiza atendimentos a pacientes internados e ambulatoriais e oferece serviços de diagnóstico e tratamento com procedimentos diferenciados, abrangendo suas referências 25 municípios, contemplando uma população aproximada de 600 mil habitantes.

leitos
médicos
funcionários

Atuar no cuidado à vida.

Ser uma Instituição acreditada Nível 3 ONA, comprometida com o ensino, o desenvolvimento científico e a inovação.

Proporcionar cuidado de excelência em saúde, com foco na vida, no acolhimento, na construção de conhecimento e na sustentabilidade.

Respeito;
Ética;
Excelência;

Sustentabilidade;
Desenvolvimento Humano;
Inovação.

O Hospital Santa Cruz encerrou o ano de 2023 com uma grande notícia. Em dezembro, foi certificado com o Nível 2 do principal selo de qualidade nacional concedido às instituições de saúde: a Acreditação Hospitalar. Essa conquista é um reconhecimento de que o Hospital atende aos padrões e requisitos de segurança do paciente e à gestão integrada em todas as áreas.

A Acreditação diz muito sobre o Hospital Santa Cruz para toda a comunidade. O principal é que na Instituição se aplica assistência em saúde com excelência. É um processo de melhoria contínua que já está enraizado no Hospital e que também indica os aspectos que podem ser melhorados ou aperfeiçoados ainda mais para o próximo ciclo.

Além da Acreditação, várias outras ações foram implementadas e iniciativas importantes foram adotadas pelo HSC, ao longo de 2023. Entre elas, destacam-se as seguintes:

Pediatria: No dia 4 de agosto, o Hospital Santa Cruz inaugurou oficialmente as novas instalações da Pediatria. A obra incluiu reformas e adequações do ambiente destinado às enfermarias do Sistema Único de Saúde (SUS) e foi realizada com recursos obtidos por meio de emenda parlamentar do deputado federal Giovani Cherini (PL), no valor de R$ 300 mil, além de recursos próprios. A obra teve início em janeiro de 2023 e tornou o ambiente ainda mais acolhedor e lúdico para as crianças internadas na unidade. Foram realizadas melhorias nos sanitários, no corredor de acesso, no posto de enfermagem, em equipamentos, piso, forro, partes elétrica e hidráulica, em 12 leitos das enfermarias e um de isolamento, além de adequações, visando à acessibilidade.

Cirurgia inovadora: Um procedimento cirúrgico inovador na área de urologia foi realizado pela primeira vez na região, em setembro, no Hospital Santa Cruz. A cirurgia de enucleação a laser da próstata (Holep) é o que há de mais moderno na atualidade para o tratamento minimamente invasivo da Hiperplasia Benigna da Próstata (HBP), permitindo executar o procedimento por via uretral, inclusive para próstatas de maior volume, até então tratadas geralmente por cirurgia com corte. Além de ser minimamente invasiva, esta técnica proporciona ao paciente menor tempo de internação e menor tempo de uso de sonda vesical no pós-operatório, permitindo retorno mais rápido às suas atividades diárias. O aparelho utilizado para a aplicação da técnica foi adquirido no primeiro semestre de 2023 e pode ser usado também em outros tratamentos da área de urologia, como os cálculos renais.

Cirurgia inovadora: Um procedimento cirúrgico inovador na área de urologia foi realizado pela primeira vez na região, em setembro, no Hospital Santa Cruz. A cirurgia de enucleação a laser da próstata (Holep) é o que há de mais moderno na atualidade para o tratamento minimamente invasivo da Hiperplasia Benigna da Próstata (HBP), permitindo executar o procedimento por via uretral, inclusive para próstatas de maior volume, até então tratadas geralmente por cirurgia com corte. Além de ser minimamente invasiva, esta técnica proporciona ao paciente menor tempo de internação e menor tempo de uso de sonda vesical no pós-operatório, permitindo retorno mais rápido às suas atividades diárias. O aparelho utilizado para a aplicação da técnica foi adquirido no primeiro semestre de 2023 e pode ser usado também em outros tratamentos da área de urologia, como os cálculos renais.

Cuca do Bem: A RBS TV Santa Cruz repassou ao HSC o lucro arrecadado na 6ª edição do evento Cuca do Bem, realizado no dia 27 de maio na Praça Getúlio Vargas. O valor de R$ 15.113,00 foi destinado à aquisição de uma caixa cirúrgica cardíaca – kit com nove instrumentais para uso no centro cirúrgico da Instituição. Na ação são comercializadas cucas de diversos sabores, de diferentes padarias do município, e uma porcentagem das vendas é revertida para o Hospital Santa Cruz.

Evolução de Pacientes / Atendimentos

Detalhamento20192020202120222023
Número de Leitos232245245245245
Internações11.39210.18511.73112.14311.825
Internações-Dia45.45139.43350.85049.89847.922
Procedimentos Cirúrgicos Totais12.12311.39811.35412.92413.857
Partos (normais e cesáreos)2.0811.9781.9872.0062.051
Atendimentos Ambulatoriais167.506125.648136.330157.782154.853
Refeições Servidas350.135288.767366.098473.120415.716
Processamento de Roupas (kg)490.474469.995533.296580.607560.273
Nas refeições são computadas as refeições servidas por empresa terceirizada (almoços para funcionários e estudantes).

Núcleo de Epidemiologia

Há mais de 10 anos em atividade, esse núcleo tem como principal objetivo repassar os indicadores aos gestores municipais, estaduais e federais, auxiliando na missão de monitorar, controlar, minimizar e até evitar surtos e epidemias. As informações geradas contribuem, inicialmente, para orientar intervenções dos serviços e reduzir a transmissão mediante a detecção de agravos coletivos em condições especiais de risco e vulnerabilidade, refletindo diretamente no planejamento e desenvolvimento de ações nos programas de saúde.

Considerando-se a pandemia ocasionada pelo Novo Coronavírus (SARS-CoV-2), as ações de vigilância  epidemiológica hospitalar têm o objetivo de detectar, de modo oportuno, a alteração de padrão epidemiológico e auxiliar no estabelecimento de ações a serem implementadas, em âmbito institucional, com vistas à redução máxima possível da incidência da infecção causada pelo Coronavírus, de modo a subsidiar gestores e colaboradores para a tomada de medidas técnicas, administrativas e assistenciais.

Notificações/investigações de doenças realizadas em 2023

DetalhamentoQuantidade
Notificações de síndromes gripais7.417
Notificações de Síndromes Agudas Respiratórias Graves261
Dengue259
Outras doenças de notificações compulsórias711
Total 8.648

A Acreditação Hospitalar – Nível 2 Acreditado Pleno

A Organização Mundial de Saúde (OMS) define a acreditação como uma metodologia que incrementa a qualidade dos sistemas de saúde. Nessa perspectiva, o HSC tem trabalhado fortemente para melhorias de todos os processos que envolvem o atendimento ao cliente/paciente, a fim de aperfeiçoar a assistência e proporcionar maior segurança e qualidade aos usuários.

Em 2021, o Hospital Santa Cruz foi certificado com o Nível 1 do principal selo de qualidade nacional concedido às instituições de saúde: a Acreditação Hospitalar. Com a conquista, o HSC passou a fazer parte do seleto grupo de 6,5% dos hospitais brasileiros acreditados. Em 2023, a Instituição recebeu, nos dias 21, 22 e 23 de novembro, a visita de recertificação dos avaliadores do Instituto Brasileiro de Excelência para Saúde (IBES) para avaliação dos processos seguidos pelo hospital. Após os três dias de reuniões com gestores de áreas, setores e unidades, o IBES e a Organização Nacional de Acreditação (ONA) confirmaram a Acreditação Hospitalar Nível 2 do HSC.

Para ser acreditada, a Instituição deve atender a um rigoroso conjunto de normas e legislações do setor de saúde que, no final, pode atingir três níveis possíveis de acreditação (nível 1, 2 e 3), que dependem do grau de maturidade da cultura de segurança do paciente em que se encontram. Para obter o Nível 2 (Acreditado Pleno), o HSC cumpriu os critérios de segurança do paciente e gestão integrada, com processos ocorrendo de maneira fluida e plena comunicação entre as atividades. Esses critérios são avaliados em todas as áreas de atividade, incluindo aspectos estruturais e assistenciais.

A ONA é uma entidade não governamental e sem fins lucrativos, que certifica a qualidade de serviços de saúde no Brasil, com foco na segurança do paciente. Com a Acreditação, a Instituição de saúde atinge o mais alto patamar de credibilidade para um hospital, garantindo uma gestão eficiente de recursos e harmonia na integração entre todos os setores e profissionais, por meio da adoção de protocolos reconhecidos, processos bem definidos e funções específicas, gerando um quadro de padronização que advém à referida qualidade assistencial.

Integração com a Comunidade: saúde, ensino, pesquisa e extensão

Como Hospital de Ensino, o HSC evolui constantemente sua qualificação técnica, bem como investe em inovações tecnológicas, preza a humanização dos atendimentos e busca a formação de profissionais conscientes das necessidades de saúde da comunidade. Os projetos desenvolvidos colaboram com a rede do SUS, respeitando os fluxos da complexidade do atendimento, bem como da referência e contrarreferência.

Participam dos projetos do HSC:

– Docentes e acadêmicos dos cursos de Ciências Biológicas e Saúde; Ciências Exatas, da Terra e Engenharias; Ciências Sociais Aplicadas; de pós-graduação da Unisc; e de cursos técnicos do Cepru; 

– Graduandos em Medicina, pela Unisc, com atividades curriculares permanentes nos últimos dois anos do curso (internato) nas áreas de Clínica Médica, Cirurgia Geral, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria, Intensivismo e Urgência/Emergência;

– Programas próprios de Residência Médica (Pós-Graduação Lato Sensu), credenciados pela Comissão Nacional de Residência Médica, nas áreas de Medicina de Família e Comunidade, Cirurgia Geral, Clínica Médica, Ginecologia e Obstetrícia e Pediatria; 

– Programa de Residência Multiprofissional em Saúde (Pós-Graduação Lato Sensu), credenciado pela Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde, na área temática de Intensivismo, Urgência e Emergência e área de concentração em Atenção em Urgência e Emergência.

Identidade de gênero
O trabalho desenvolvido por um grupo de estudantes da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) para solucionar um desafio proposto pelo Hospital Santa Cruz resultou em um capítulo do e-book Ciência Brasileira: múltiplos olhares. A experiência foi proporcionada por meio do Laboratório de Empreendedorismo e Práticas Comunitárias da Instituição de ensino e teve como objetivo analisar o cenário de um Hospital-Escola do interior do Estado, referente ao atendimento de pessoas transgêneras, assim como a introdução de conceitos relacionados à identidade de gênero, à orientação sexual, ao nome social e as outras nomenclaturas, visando propor melhorias no sistema de atendimento a esses usuários. O capítulo do livro tem como título Como garantir a identidade de gênero no processo de atendimento ao paciente hospitalizado?

Nutrition Day
O Hospital Santa Cruz participou, no dia 9 de novembro, pelo sétimo ano consecutivo, do NutritionDay, iniciativa mundial que visa à conscientização da desnutrição associada à doença nas instituições de saúde e à melhora da qualidade dos cuidados nutricionais. No HSC, o estudo é coordenado por uma nutricionista do Serviço de Nutrição e Dietética da Instituição com a participação de residentes do Hospital e de estagiários do curso de graduação em Nutrição da Unisc.
No NutritionDay, enfermarias e UTIs de todo o mundo têm a oportunidade de participar de uma auditoria transversal de um dia. Os participantes usam testes simples de triagem para risco nutricional, coletam os dados anonimizados de sua unidade e os carregam no banco de dados do NutritionDay. Com isso, podem avaliar sua prevalência individual de desnutrição e, assim, identificar áreas de melhoria, reduzindo custos e possibilitando uma recuperação mais rápida e uma melhora na qualidade de vida dos pacientes. No HSC, o estudo contempla a ala de internação São Francisco e a Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Podcasts em parceria com a Anvisa
Alunas, professores do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde da Unisc e funcionários do HSC desenvolveram Podcasts em parceria com a Anvisa, que fizeram parte da Semana Mundial de Conscientização sobre a resistência antimicrobiana (AMR) 2023. O objetivo dos Podcasts foi disseminar para a sociedade informações relacionadas à resistência antimicrobiana. A semana de conscientização sobre a AMR foi uma campanha global para aumentar a compreensão sobre a AMR e promover as melhores práticas para reduzir o surgimento e a propagação de infecções resistentes aos medicamentos. A semana de 2023 teve como tema Prevenir juntos a resistência antimicrobiana, pois é uma ameaça para seres humanos, animais, plantas e o ambiente. Diante desse cenário, a Organização Mundial da Saúde solicita a colaboração de todos os setores para preservar a eficácia dos antimicrobianos. Para reduzir a AMR, todos os seguimentos devem utilizar antimicrobianos de forma prudente e adequada, realizar medidas preventivas para diminuir a incidência de infecções e seguir boas práticas na eliminação de resíduos contaminados com antimicrobianos.

Medicina Intensiva
O Programa de Residência Médica do Hospital Santa Cruz foi contemplado com duas bolsas para a nova especialidade em Medicina Intensiva. O resultado final do edital foi publicado no Diário Oficial da União por meio da Portaria nº 7, de 19 de abril de 2023, e os novos residentes iniciaram suas atividades em março de 2024.

Feira de Saúde


O Hospital Santa Cruz realizou, no dia 20 de maio, uma Feira de Saúde na Praça Getúlio Vargas para comemorar seus 115 anos. O evento contou com diversos atendimentos e serviços prestados pelos residentes multiprofissionais do HSC, pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), pela Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (Cihdott) e pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH). No local também foram prestadas informações sobre o Programa de Fidelidade Amigo HSC, o Centro de Especialidades, o Centro de Diagnóstico e Intervenção por Imagem (CDII), o Laboratório de Reabilitação Cardiorrespiratória (Larecare) e sobre o Projeto do Lino. A Unisc participou com o Setor de Relacionamento da Universidade, com a Liga de Fisioterapia Hospitalar (LAFIHO) e com estudantes de Enfermagem e de Educação Física, além de outros serviços de saúde. Cerca de 80 pessoas foram atendidas durante a feira.

Tem o objetivo de propor ações de prevenção e promoção da saúde mental e emocional das pessoas que fazem parte dos programas de Residência Médica e Multiprofissional do HSC, sendo eles os residentes médicos e multiprofissionais em saúde, preceptores, tutores, supervisores e coordenadores (geral e por áreas). O Serviço de Apoio Psicológico às Residências desenvolve diferentes ações voltadas à saúde mental e ao desenvolvimento dos profissionais residentes. Dentre elas, há a oferta de espaços individuais às pessoas que integram os programas de residência do Hospital Santa Cruz e necessitam de acolhimento para lidar com questões psicológicas decorrentes do processo de trabalho. Em 2023, foram realizadas 131 intervenções psicológicas, envolvendo atendimento individual, escuta e acolhimento, suporte e orientação aos preceptores/tutores/supervisores/coordenadores.

2020202120222023
Atendimentos SUS Ambulatório Acadêmico8.7187.94010.35210.289
Residência Médica35 médicos42 médicos46 médicos38 médicos
Residência Multiprofissional39 profissionais39 profissionais39 profissionais35 profissionais
Projetos desenvolvidos92756350
Alunos Medicina (internato)144 alunos149 alunos153 alunos207 alunos
Estágios, aulas práticas e visitas observacionais650 alunos712 alunos864 alunos1.083 alunos

Meio Ambiente

A Área Ambiental HSC, vinculada ao Setor de Engenharia e Manutenção, é responsável pela gestão ambiental da Instituição, tendo como principal objetivo o fortalecimento da Política de Gestão Ambiental do Hospital.

Suas principais atividades são o monitoramento da geração de resíduos sólidos, a realização de inspeções nas unidades de internação, orientação aos funcionários e ações de educação ambiental internas.

Comissão de Meio Ambiente
A Comissão Interna de Meio Ambiente do HSC é um órgão de natureza técnico-científica permanente, composto por uma equipe multidisciplinar que se reúne de forma periódica ao longo do ano para debater as demandas e, dessa forma, promover a melhoria contínua nas práticas relacionadas à questão ambiental, de acordo com a política institucional estabelecida.

Capacitações e diálogos de Educação Ambiental
Todas as pessoas que iniciaram suas atividades ao longo do ano no HSC receberam, no momento da integração, as informações sobre o Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde – PGRSS e orientações básicas a serem seguidas para que a sua implantação/aplicabilidade seja eficaz: descarte correto de resíduos, uso racional de água e economia de energia elétrica e de insumos. Além disso, diversas capacitações e diálogos foram promovidos junto às equipes de trabalho e residentes ingressantes no hospital, com realização de palestras, reuniões e visitas às unidades.

Certificado de Energia Renovável
A migração da energia elétrica convencional para a energia obtida por meio do Ambiente de Contratação Livre, ou Mercado Livre, implantada pelo HSC em 2017, rendeu à Instituição, pela quinta vez, o Certificado de Energia Renovável. A distinção reconhece as iniciativas institucionais ou empresariais que utilizem somente energia elétrica proveniente de fontes limpas, totalmente renováveis e que não agridam ao meio ambiente, sendo que os dados para cálculo de emissões de Gases de Efeito Estufa seguem metodologias internacionais reconhecidas para esse fim.
O certificado recebido em 2023 apresenta os resultados obtidos em 2022, quando o HSC reduziu 97,885 tCO2e em emissões de gases de efeito estufa, demonstrados por meio de tCO2e (toneladas de dióxido de carbono equivalente). Essa redução equivale a 2.705 árvores plantadas. Desde o início do uso de fontes de energia renovável, o Hospital deixou de emitir 937,919 tCO2e.

Projeto Bem na Tampa
Consiste na coleta de tampas plásticas de qualquer tipo e de lacres metálicos de latinhas, com os seguintes objetivos: retirá-los do meio ambiente; promover a conscientização ambiental da comunidade; desenvolver a construção de atitudes para a preservação; contribuir com a perspectiva institucional de sustentabilidade; e incentivar ações de educação permanente. Desde seu lançamento, em 2018, foram coletadas mais de 14 toneladas de materiais, em 180 pontos de arrecadação. Somente em 2023 foram 2,8 toneladas, que possibilitaram a aquisição de diversos itens/materiais como, por exemplo, enxovais. São empresas, escolas, grupos de escoteiros, postos de saúde, Unisc e iniciativas individuais, demonstrando a consciência e o engajamento da comunidade de Santa Cruz do Sul e da região na preservação do meio ambiente.

Hospitais Saudáveis
O HSC é, desde 2020, membro do Projeto Hospitais Saudáveis (PHS), associação sem fins econômicos dedicada a transformar o setor de saúde em um exemplo para toda a sociedade em aspectos de proteção ao meio ambiente e à saúde do trabalhador, do paciente e da população em geral. Entre os objetivos e as metas do PHS estão desenvolver pesquisas, produzir informações e influenciar políticas públicas sobre riscos para os pacientes, trabalhadores e o meio ambiente na assistência à saúde, divulgar informações para toda a sociedade e desenvolver programas de capacitação para profissionais de saúde, além de articular e sensibilizar instituições públicas e privadas, visando ao seu envolvimento e à colaboração com os objetivos do projeto.

Gestão de Resíduos
Todo o resíduo infectante do HSC é enviado para incineração e destinação final adequada com empresas licenciadas pelos órgãos ambientais. Em 2023 foram gerados 781m3 de resíduos infectantes e, por meio da coleta seletiva, foi possível encaminhar para reciclagem 15,45 toneladas de papelão; 5,94 toneladas de papéis; 1,5 tonelada de embalagens plásticas; e 0,08 tonelada de lacres metálicos.

Energia Renovável – Usina Fotovoltaica
O Hospital Santa Cruz possui uma Usina Fotovoltaica com 466 módulos, totalizando uma capacidade instalada de 237,66 kW, gerando uma economia anual de 14,6% do consumo total de energia da Instituição. O investimento em energia renovável faz parte do planejamento estratégico do Hospital, gerando recursos de forma ambientalmente sustentável.

Óleo de cozinha
Em 2023, foram recolhidos 170 litros de óleo saturado, utilizados pela cozinha do hospital e também recebidos pelos funcionários, que os depositaram em tonel destinado para esse fim. A Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) realizou as coletas, beneficiando o HSC com um valor a ser trocado na loja. Esses recursos foram utilizados em reposições de itens para o refeitório dos funcionários.
A Afubra, por meio do projeto Verde é Vida, tem por objetivo sensibilizar as comunidades quanto à preservação ambiental, sendo uma das ações o reaproveitamento de óleo saturado, dando a ele um destino correto. Com esse óleo é produzido biodiesel para utilização nos equipamentos e veículos da Instituição.

Incentivo ao consumo consciente e redução de desperdícios
Em parceria com o Setor de Nutrição, a Comissão de Meio Ambiente instalou placas próximas aos bebedouros, incentivando o uso de canecas ou xícaras em substituição aos copos descartáveis.

Programas e projetos permanentes

Grupo de Trabalho em Situações de Violência

O Grupo de Trabalho em Situações de Violência é um grupo multiprofissional, participativo e democrático, que discute demandas, aprimoramentos e necessidades de capacitações da equipe assistencial para os atendimentos voltados às situações de violência. Em 2022, deixou de ser vinculado ao Grupo de Trabalho em Humanização (GTH), passando a ser um grupo autônomo, vista a importância da temática. Em 2023, foram realizadas as seguintes atividades:

– Seguimento do plano de ação para 2023;

– Mudança de coordenação do grupo, atualização e inclusão de novos integrantes;

– Revisão e atualização do protocolo de atendimento nos casos de tentativas de suicídio atendidos nos serviços de emergência, garantindo a qualificação e padronização na assistência prestada pelas equipes do HSC;

– Realização de atividade alusiva ao Setembro Amarelo, voltada aos pacientes e acompanhantes no Hospital;

– Promoção, juntamente com o GTH, do Webinar Interfaces entre saúde mental e prevenção da violência, realizado em dois encontros, sendo, no primeiro momento, trabalhadas questões relativas ao manejo do paciente com comportamento suicida. A mesa foi composta por médico psiquiátrico, psicóloga e enfermeiro de outras instituições. No segundo momento, foram trabalhadas questões relacionadas à garantia de direitos em situações de violência. A mesa foi composta por assistentes sociais de outras entidades de Santa Cruz do Sul. No total, o Webinar teve a participação de 80 pessoas. (ODS 03)

Serviço Integrado de Atendimento Psicossocial (SIAP)

O SIAP é composto por profissionais das áreas de Psicologia e de Serviço Social, que atuam a partir do conceito de apoio psicossocial, garantindo suporte, acolhimento, orientação e cuidado integral aos pacientes, familiares e/ou responsáveis. As demandas de avaliação e/ou acompanhamento social ou psicológico chegam ao serviço por meio de solicitação da equipe assistencial, busca ativa, de forma espontânea, plano terapêutico multiprofissional, plano de alta multiprofissional, ou mediante o encaminhamento de outros profissionais da rede de saúde, assistência e/ou órgãos de proteção. O SIAP conta com campo de estágio aos estudantes dos cursos de Psicologia e de  Serviço Social, bem como profissionais vinculados ao Programa de Residência Multiprofissional Integrada em Saúde: Intensivismo, Urgência e Emergência (RMU). Também compõe o SIAP o Serviço de Fonoaudiologia, realizando avaliações e acompanhamento fonoaudiológico a pacientes adultos e pediátricos.

Em 2023, o Serviço de Psicologia Hospitalar realizou 6.072 intervenções psicológicas, envolvendo avaliação e acompanhamento, escuta e acolhimento, suporte e orientação familiar, abordagem psicossocial, discussão de casos, encaminhamentos para a rede e demais ações para aprimorar e fortalecer a assistência integral ao paciente. Além disso, realizam-se, permanentemente, o grupo de educação em saúde na Ala São Francisco, os grupos de atenção à gestante e de atenção ao puerpério na Maternidade e o Grupo Aconchego na UTI e na UCI Neonatal, totalizando 57 encontros no ano com um total de 329 participantes. 

O Serviço Social realizou, no ano de 2023, em torno de 6.900 intervenções sociais, articulação e acionamento dos serviços de saúde, assistência e órgãos de proteção, com a finalidade de promover atendimento integral e contribuir para a garantia e efetivação dos direitos sociais das pessoas atendidas na Instituição.

Além disso, os serviços que integram o SIAP participam de grupos de trabalhos, comissões e comitês internos e representam a instituição no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) e no Conselho Municipal de Promoção da Vida e Prevenção do Suicídio.

Serviço de Fonoaudiologia

Tem como objetivo realizar um conjunto de ações voltadas à prevenção, promoção da saúde, habilitação e reabilitação dos Distúrbios da Comunicação Humana aos pacientes do Hospital Santa Cruz, por meio de avaliação, diagnóstico, orientação e acompanhamento fonoaudiológico, bem como, promover e contribuir com o ensino e pesquisa de forma interdisciplinar.

Em 2023, o Serviço realizou 1.042 avaliações fonoaudiológicas (neonatologia, pediatria e adulto), 1.442 terapias fonoaudiológicas (neonatologia, pediatria e adulto) e 1.177 testes da orelhinha. Além disso, as fonoaudiólogas participam de grupos de comissões e comitês internos.

Comissão de Cuidados Paliativos

A Comissão de Cuidados Paliativos tem por objetivo prestar cuidado multiprofissional para promover a qualidade de vida e aliviar o sofrimento da pessoa acometida por uma doença ameaçadora à vida. Traz o olhar da experiência do viver e do morrer, onde se respeita o princípio de autonomia do paciente e se compreende a família como uma unidade de cuidado. No ano de 2023, o grupo atualizou e publicou o Protocolo de Cuidados Paliativos e Terminalidade, assim como publicou os instrumentos utilizados para avaliação inicial do paciente. Nas reuniões mensais, foram estimuladas discussões e reflexões teórico-práticas, relacionadas aos cuidados paliativos, além da organização e do aprimoramento dos documentos institucionais que norteiam as perspectivas de trabalho do grupo, em atenção à Política de Cuidados Paliativos e Terminalidade do HSC. Ainda, no dia 13 de outubro, ocorreu atividade alusiva aos Cuidados Paliativos, para refletir sobre a temática e disseminar os conceitos do paliativismo aos funcionários da Instituição.

Participação em Conselhos

A relevância do Hospital para a comunidade local, regional, estadual e nacional é reiterada pela sua participação em diversos conselhos e associações. O conhecimento e a experiência, agregados pela participação nesses órgãos, refletem-se nos projetos e nos programas permanentes desenvolvidos no HSC.

Movimentos de conscientização e prevenção

O HSC participou ativamente de movimentos mundiais, como o Abril pela Segurança do Paciente (campanha sobre a importância da Cultura de Segurança do Paciente), o Agosto Dourado (incentivo ao aleitamento materno), o Setembro Amarelo (prevenção ao suicídio), o Outubro Rosa (prevenção ao câncer de mama) e o Novembro Roxo (conscientização da prematuridade), entre outros.

Durante o Outubro Rosa, o Centro de Diagnóstico e Intervenção por Imagem (CDII) do Hospital Santa Cruz lançou a campanha de venda de guarda-chuvas alusivos à campanha. O valor arrecadado foi revertido integralmente em 38 mamografias, distribuídas gratuitamente para a comunidade de Santa Cruz do Sul. Somado a isso, mulheres que realizaram sua mamografia na Instituição durante o mês de outubro receberam um brinde, no intuito de incentivar a prevenção ao câncer de mama. Também foram publicados nas redes sociais do HSC vídeos educativos, de prevenção e de conscientização sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama.

Proteção de Dados

O Hospital Santa Cruz possui um comitê interno com o objetivo de divulgar e promover ações sobre a proteção e o sigilo dos dados pessoais. A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), instituída no Brasil em 14 de agosto de 2018, sob o nº 13.709, com vigência a partir de 18 de setembro de 2020, trata sobre a coleta, o tratamento e a utilização de dados pessoais, tanto nos meios físicos como nos meios digitais. Com isso, espera-se evitar a possibilidade de vazamento de dados.

Sendo assim, o HSC implementou a sua Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais, reforçando seu compromisso de responsabilidade social perante a comunidade. Para facilitar a comunicação entre os públicos interno e externo e o comitê, o HSC conta com o e-mail privacidadehsc@unisc.br. O canal pode ser utilizado tanto para sanar dúvidas quanto para comunicar sobre qualquer tipo de vazamento ou de violação de dados.

Além disso, em 2023 foram realizadas capacitações sobre o tema Segurança da Informação, destinadas aos profissionais da Instituição, totalizando 530 participações e 524 horas de treinamento.

Rolar para cima