RELATÓRIO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL 2023

Desde sua fundação, em 1984, a Educar-se tem-se dedicado ao desenvolvimento pleno e consciente de seus estudantes, respeitando suas individualidades e promovendo um aprendizado colaborativo em um ambiente acolhedor, amoroso e diverso. “Cada um é um universo” não é apenas nosso slogan e decodificador; é a essência de nossa missão de potencializar cada estudante como um ser consciente, ético e autônomo, através de uma jornada coletiva de aprendizagem transformadora.

É com imenso orgulho que a Escola Educar-se compartilha o Relatório de Responsabilidade Social, refletindo nosso compromisso contínuo com a comunidade e o meio ambiente, com uma sociedade mais justa e inclusiva.

Nossa jornada visa alinhar nossas práticas educacionais com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela ONU, conforme delineado na Agenda 2030. Este relatório destaca nossos esforços em promover a inovação, a sustentabilidade e o desenvolvimento regional de forma integrada e coerente.

Ao abraçar a Agenda 2030 da ONU, buscamos incorporar valores de sustentabilidade em todos os aspectos de nossa educação. Acreditamos que nosso papel como educadores vai além das salas de aula, e estamos comprometidos em preparar nossos estudantes para se tornarem cidadãos conscientes e atuantes em um mundo em rápida transformação.

Nossos projetos inovadores não apenas estimulam a criatividade e o empreendedorismo entre os estudantes, mas também promovem a conscientização ambiental e geram compreensão dos possíveis impactos sociais e econômicos em nossa comunidade. Através de iniciativas colaborativas, capacitamos nossos   estudantes a enfrentarem os desafios do século XXI de maneira proativa e sustentável.

O sucesso acadêmico de nossos estudantes reflete não apenas a qualidade do ensino que oferecemos, mas também a dedicação para a criar um ambiente inclusivo e respeitoso, onde todos os estudantes se sintam valorizados e apoiados em sua jornada educacional.

Número de alunos

571

618

644

Bolsas Integrais e Parciais

133

139

124

Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Na Educação Infantil, nos Anos Iniciais e nos Anos Finais do Ensino Fundamental da Escola Educar-se, o currículo é projetado para garantir que as crianças recebam uma educação que favoreça seu desenvolvimento integral, não apenas em termos acadêmicos, mas também em aspectos físicos, emocionais e sociais. Por meio de atividades lúdicas e interativas, buscamos promover uma compreensão profunda da interconexão entre os seres humanos e o meio ambiente, incentivando o respeito e o cuidado com o planeta.

Ao mesmo tempo, incorporamos práticas sustentáveis em nossa rotina diária, ensinando as crianças sobre a importância da redução, reutilização e reciclagem de materiais (ODS 12), bem como sobre a conservação da água e energia (ODS 6 e 7). Estimulamos os estudantes a participarem ativamente de projetos que promovam a sustentabilidade, como a criação de hortas escolares, implementação de programas de compostagem e a reutilização da água das chuvas por meio de cisternas.

Além disso, buscamos engajar toda a comunidade escolar em ações que contribuam para a preservação do meio ambiente e o combate às mudanças climáticas. Em parceria com instituições locais e a universidade, realizamos atividades que visam sensibilizar e capacitar não apenas nossos estudantes, mas também suas famílias e a comunidade em geral, para adotarem estilos de vida mais responsáveis e conscientes (ODS 17).

PROJETOS

Lixo Zero

Produção de papel reciclado
Visita à fábrica de brinquedos

Dia da Carona

A ideia do Dia da Carona é propor uma reflexão sobre o impacto que causamos ao nosso planeta diariamente e, dessa forma, incentivar todos à otimização do tempo e à redução da emissão de gases poluentes na atmosfera. 

Em sintonia com a iniciativa do Dia da Carona, promovemos ações que visam reduzir o uso de veículos motorizados, como o estímulo ao uso de bicicletas para deslocamento, contribuindo para a redução das emissões de gases poluentes na atmosfera, e  promovendo um estilo de vida mais saudável e ativo para todos os envolvidos.

Horta Escolar

Lenda da Gralha Azul

Reconhecendo a importância das araucárias como habitat essencial para a Gralha Azul e outras espécies, nós nos comprometemos a contribuir ativamente para a preservação dessas árvores e seu ecossistema.

O plantio de mudas de araucária é a atividade central do projeto.

Sucatário

Cisternas

O projeto “Cisternas!” da Escola Educar-se é uma iniciativa inovadora e essencial que visa enfrentar os desafios da escassez de água e promover a sustentabilidade hídrica em nossa comunidade escolar e além. Em parceria com a Associação de Pais e Mestres (APM), estamos trabalhando para instalar sistemas de captação de água da chuva em nossa escola, contribuindo para a conservação desse recurso vital e para a consciencialização sobre a importância da água para a vida.

Anos Finais do Ensino Fundamental

Nos Anos Finais do Ensino Fundamental da Escola Educar-se, a abordagem educacional visa não apenas ao desenvolvimento acadêmico dos estudantes, mas também ao fortalecimento de suas habilidades críticas, analíticas e de pensamento independente. Ao integrar os princípios dos ODS da ONU com essa perspectiva de ensino, estamos formando indivíduos preparados para enfrentar os desafios do século XXI e contribuir para um futuro mais sustentável, equitativo e justo para todos.

EDUCAÇÃO DE QUALIDADE

Sexto ano Ensino Fundamental

Projeto de sustentabilidade:
“brique de uniformes”, “tampinha na lata”, “arrecadação do óleo saturado”, “sucatário”, “lixo zero”.

Sétimo ano Ensino Fundamental

Oitavo ano Ensino Fundamental

Conexões e Saberes

Elaboração de um projeto de Lei para solucionar ou minimizar um problema encontrado no município de Santa Cruz do Sul e/ou em seus arredores.

Nono ano Ensino Fundamental

Conexões e Saberes

Ensino Médio

No Ensino Médio da Escola Educar-se, compreendemos que a formação dos estudantes vai além do domínio dos conteúdos curriculares. 

Há, em nosso projeto educacional, um foco especial no fortalecimento da autonomia dos estudantes, incentivando-os a buscar uma identidade própria e a tomar decisões fundamentadas sobre seu futuro. Isso inclui pensar nas escolhas futuras, na carreira profissional e no projeto de vida. 

Por meio de experiências de aprendizagem significativas e do estímulo ao protagonismo dos estudantes, buscamos garantir que eles estejam preparados não apenas para enfrentar os desafios do mundo do trabalho e da sociedade contemporânea, mas também para contribuir de forma proativa e cooperativa para a construção de um futuro mais justo, sustentável e equitativo para todos.

FORMAÇÃO CONTINUADA

No Programa de Formação Continuada da Escola de Educação Básica Educar-se priorizamos a capacitação e atualização constante de nossos profissionais, garantindo que estejam sempre preparados para enfrentar os desafios do cenário educacional em constante evolução. Acreditamos que investir na formação dos educadores é investir no futuro de nossos estudantes e na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.

Ações

Conferência

Palestra Livre

Grupo de Estudos “Somos Natureza”

Buscamos expandir, coletivamente, o pensamento da Ecologia Profunda, da Autopoiese, da Bioantropoi(é)tica, das relações com a Natureza, da Autonomia, Liberdade, Esperança e CoCriação.

Grupo de Estudos “Parceiros na Inclusão – GEPI”

Missão Estônia

A Missão da Educar-se para a Estônia representa um compromisso em buscar inspiração e aprendizado nos modelos educacionais de vanguarda da Estônia e da Finlândia, reconhecidos mundialmente por sua excelência e inovação. Essa iniciativa visa não apenas qualificar a compreensão das mudanças no cenário educacional, mas também aprimorar a qualidade da educação oferecida pela Escola Educar-se.

COMPROMISSO

Rolar para cima